Sábado, 27 Abril 2024

Professores da rede estadual realizam atos públicos durante mais uma semana de greve

A greve dos professores da rede estadual completa 24 dias nesta quinta-feira (8) e deve durar, pelo menos, mais uma semana, até a próxima assembleia geral da categoria, marcada para a próxima quinta-feira (15). Enquanto os professores permanecem parados, novos atos públicos são realizados.
 
Na manhã desta quinta, foi realizado um ato público em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, na Praia do Canto, em Vitória e, para o início da noite, está marcado outro ato contra a violência no ambiente escolar.
 
O dia 8 de maio foi instituído como o Dia Estadual de Combate à Violência na Escola em alusão ao assassinato do professor Guilherme de Almeida Filho, ocorrido neste dia em 2013, em frente à Escola Municipal Rosa da Penha, no bairro do mesmo nome em Cariacica. 
 
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), Gean Carlos Nunes de Jesus, a comunidade acadêmica ainda se sente chocada com a morte do professor e luta para mudar essa realidade. Ele diz que a mãe do professor foi convidada pela entidade para participar do ato público, que vai ter caminhada da Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, até o Palácio Anchieta. 
 
A criação da data foi proposta pelo magistério capixaba, representado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) numa parceria com a CUT, em referência a todo o tido de violência no ambiente escolar, durante a audiência pública sobre o tema realizada no dia 12 de setembro de 2013, na Assembleia Legislativa do Estado.
 
Respostas
 
Nesta quinta-feira (8), o governo do Estado divulgou um documento contendo as reivindicações dos professores e as respostas para os pleitos. De acordo com o documento, até o fim deste ano o governo terá investido mais de R$ 500 milhões na ampliação e modernização da rede física estadual, considerado o maior investimento em recuperação das escolas públicas já realizado no Estado. 
 
As respostas do governo às reivindicações já são de conhecimento do Sindiupes. Segundo Gean Carlos, as respostas aos pleitos são evasivas e não representam nenhum avanço para os professores. 
 
Ele salienta que os professores querem a definição de datas para o cumprimento das propostas. Ele citou como exemplo a definição de uma data para o término das discussões sobre o plano de cargos e salários; se vai ou não haver o corte de pontos; e se o sindicato vai ou não ser multado. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/