Sábado, 20 Abril 2024

Professores da rede estadual suspendem paralisação

Professores da rede estadual suspendem paralisação
Fotos: Gustavo Louzada/Porã



Os professores da rede estadual, reunidos em assembleia nesta quarta-feira (31), deliberaram pela suspensão da greve da categoria, deflagrada no dia 14 de abril. Cerca de mil professores compareceram ao encontro, que teve início por volta das 9h30 e terminou pouco antes das 13 horas. 
 
A suspensão da greve é considerada um recuo estratégico pela categoria, que deve voltar a se reunir em junho para deliberar se o ano letivo de 2015 vai ou não ser iniciado, caso o governador eleito atenda às demandas dos professores. 




 
Com a suspensão da greve, a multa aplicada pela Justiça, no valor de R$ 630 mil, não deve ser aplicada. Além disso, os professores esperam que seja cumprido o acordo firmado entre o governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes-ES) em mediações feitas por representantes do Ministério Público Estadual (MPES), que garantiu que não vai haver o corte de pontos dos professores que participaram da greve e nem represália aos professores que ocuparam o prédio da Sedu na segunda-feira (19).
 
A categoria, por meio do Sindiupes, vai realizar informes à população e à comunidade acadêmica salientando a importância das eleições diretas para diretor de escola. Atualmente, as direções escolares são ocupadas por indicação, o que possibilita o uso político do cargo nas escolas. 



 
A greve foi suspensa sem que o governo concedesse os pleitos dos professores. A principal reivindicação dos professores é a recomposição salarial, mas eles também querem a aplicação da lei do piso e a eleição direta para direção escolar. 
 
Quanto à recomposição, o governo alega estar à espera do posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a possibilidade de conceder a recomposição das perdas salariais. No entanto, a lei eleitoral diz, apenas, que não se pode conceder reajuste acima do limite da inflação do período. O índice pleiteado pelos professores está abaixo do limite.
 
Sobre as eleições a proposta foi a criação de um grupo de trabalho paritário, com representantes do Sindiupes e das secretarias de Estado da Educação (Sedu) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), além da participação do segmento de pais e alunos. O objetivo desse grupo é iniciar um estudo para efetivar a gestão democrática nas escolas e a forma de escolha dos diretores das unidades educacionais. A conclusão dos trabalhos deve ocorrer até 29 de agosto deste ano.  

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/