Sexta, 26 Abril 2024

Professores da Ufes paralisam as atividades por 24 horas nesta quarta-feira

Os professores da Universidade Federal do Estado (Ufes) vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (21) por 24 horas como parte de um movimento nacional dos docentes de instituições públicas de ensino superior. 
 
A data marca o Dia Nacional de Paralisação dos Docentes Federais, que tem por objetivo mobilizar a categoria em ato de vigília à reunião entre a Secretaria de Ensino Superior Sesu/MEC e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
 
Os docentes reivindicam valorização salarial, com o objetivo de reverter a situação de achatamento dos salários corroídos ano a ano pela inflação; reestruturação da carreira; melhores condições de trabalho; e garantia de autonomia. 
 
O movimento alega que o governo não assegura em lei os parâmetros necessários para constituição de direitos em longo prazo. A composição remuneratória é simplesmente remetida para tabelas anexas, nas quais aparecem apenas valores nominais, sem piso, sem lógica de evolução, sem relação entre regimes de trabalho e titulações.
 
Os professores também apontam que o quadro vivenciado nas instituições federais de ensino é de estado de abandono e precarização gerado pela expansão desordenada das Instituições Federais de Ensino (IFE), e por programas como o Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Denúncias de assédio moral, falta de insumos básicos para o trabalho, laboratórios, obras inacabadas, são algumas situações apontadas pelos docentes.
 
Durante a paralisação no Estado serão realizados cafés da manhã e da tarde com a comunidade acadêmica, também haverá distribuição de panfletos e exibição de filme, seguido de debate. Além disso, um carro de som percorrerá os campi de Goiabeiras e Maruípe, ambos em Vitória, convocando para a paralisação da categoria.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/