Quinta, 25 Abril 2024

Professores e governo fazem nova rodada de negociação nesta quarta-feira

A greve dos professores da rede estadual completa um mês nesta terça-feira (14) com mais uma mediação entre a categoria e o governo no Ministério Público Estadual (MPES). A reunião realizada na manhã desta terça-feira (13) não foi concluída e vai ser retomada na quarta (14). Mais uma vez, um dos entraves para as negociações avancerem foi o reajuste de 6,19%, uma das principais reivindicações da categoria.
 
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), Rodrigo Agapito, os três pontos de reivindicação colocados à mesa foram rechaçados pelo governo. Com relação à recomposição salarial, o governo alegou que contiua aguardando parecer do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para decidir se ainda é possível conceder o reajuste em 2014, por causa do ano eleitoral. 
 
O segundo ponto rechaçado foi a aplicação do Piso Salarial Nacional, e o terceiro, a revisão do plano de carreira. O atendimento aos dois pleitos foi recusado pelo governo com base na lei eleitoral. 
 
Agapito ressalta que na reunião desta quarta-feira vai ser discutida a realização de eleições diretas nas escolas da rede estadual e, caso chegue a resposta do TRE, a recomposição salarial também pode retornar à pauta. 
 
Também na reunião de mediação um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o governo e os professores com os quatro pontos de reivindicação pode ser proposto pelo MPES. 
 
Nesta quinta-feira (15) está marcada uma assembleia geral da categoria, que vai definir os próximos rumos do movimento, em que devem ser colocadas em pauta as deliberações das duas rodadas de negociação com o governo.
 
Vila Velha
 
A greve dos professores da rede municipal de Vila Velha, que estava marcada para ter início nesta quinta-feira (15), vai ser deflagrada na sexta-feira (16) para que seja cumprido o prazo previsto na legislação, entre a data de comunicação e início da greve. 
 
Os professores exigem reajuste salarial e benefícios, como o auxílio-alimentação e vale transporte e o retorno das eleições diretas para direção escolar.   

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/