Quarta, 24 Abril 2024

Professores mantêm programação para o primeiro dia da greve nesta segunda-feira

Professores mantêm programação para o primeiro dia da greve nesta segunda-feira
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) deu início, nesta segunda-feira (14), à greve dos professores da rede estadual, apesar de medida liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES) determinando a suspensão do movimento. Na manhã desta segunda, professores se reuniram em atos públicos em diferentes pontos da Grande Vitória e no interior do Estado. 
 
O sindicato da categoria alega que não foi notificado sobre a liminar declarando a ilegalidade da greve, por isso, a programação do movimento foi mantida. Os trabalhadores pleiteiam reajuste salarial para 2014, com aplicação da Lei do Piso; revisão dos planos de cargos, carreiras e salários vencidos; e eleição direta para direção escolar.
 
Em Vila Velha, os professores se reuniram na Praça Duque de Caxias, no Centro do município, e seguiram em passeata pela Avenida Luciano das Neves em direção ao Terminal de Vila Velha. Na Serra, a concentração aconteceu no bairro Carapina, com passeata dos cerca de 800 professores que compareceram na manifestação realizada na BR-101, quando houve conflito com a tropa da Polícia Rodoviária Federal.
 
Em Cariacica e Viana, a concentração aconteceu às margens da BR-262, em frente à garagem da Viação Águia Branca.
 
A manifestação em Vitória está marcada para esta terça-feira (15) e vai ser realizada na Praça do Cauê, às 8 horas. Enquanto o Sindiupes não for notificado da liminar judicial, a programação está mantida. 
 
No interior do Estado também houve adesão ao movimento de greve dos professores da rede estadual. Em Itapemirim, Presidente Kennedy, Piúma e Anchieta, a categoria parou as atividades. Já em Guarapari houve manifestação de professores. 
 
Em Marataízes e Cachoeiro de Itapemirim, houve manifestação de professores. Em Cachoeiro, 200 professores participaram da reunião no Centro Operário e seguiram em passeata pelas ruas do município. 
 
Em Aracruz, no norte do Estado, os professores também realizaram passeata pela Avenida Venâncio Flores, principal via do município.  

 
O Sindiupes esclareceu os professores sobre o direito de greve da categoria. Na última sexta-feira (14) o TJES determinou, depois de ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a suspensão do movimento grevista dos professores da rede estadual. 
 
Segundo o sindicato, uma liminar da Justiça que possa suspender o movimento de greve só tem validade se a parte contrária for notificada, o que ainda não aconteceu.
 
       

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/