Sexta, 29 Março 2024

Protesto critica desvalorização dos servidores de Vitória

Os servidores municipais de Vitória realizaram dois protestos nesta quinta-feira (5). Um pela manhã, em frente à sede da Prefeitura, e outro à tarde, na Câmara de Vereadores. A intenção era dialogar com os vereadores e expor a política de desvalorização dos servidores da administração municipal, no entanto, os trabalhadores se surpreenderam pelo fato de haver, às 16h30 (meia hora depois do início da sessão), apenas dois vereadores no plenário.



O motivo do protesto é a extrema desvalorização dos servidores por parte da gestão do prefeito Luciano Rezende (PPS). Eles reclamam que não tiveram reposição das perdas salariais em 2015. Enquanto não houve qualquer reajuste ou melhoria para os trabalhadores, um pequeno grupo de sevidores da Secretaria Municipal de Fazenda recebe cerca de R$ 10 mil em produtividade.



Os profissionais também protestaram contra o abono natalino aos servidores da Câmara, aprovado em sessão extraordinária, em regime de urgência, no dia 28 de outubro. Dos 390 funcionários da Câmara, 350 são comissionados, ou seja, ocupam cargos de nomeação política. Para o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), esta é a valorização do indicado político em detrimento do concursado.



A política de desvalorização também passa pelos cortes nas secretarias, que provocam a sobrecarga de trabalho aos servidores, desvio de função e reflete na baixa qualidade do serviço prestado.



O sindicato cita como exemplo da exploração do servidor o caso dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Segundo o sindicato, as trabalhadoras terceirizadas que atuam nas cozinha, fazendo a merenda dos alunos, são obrigadas a atuar também na limpeza, ao mesmo tempo em que servem comida às crianças.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/