Quinta, 25 Abril 2024

Romero Jucá realiza nova reunião antes da regulamentação do direito de greve de servidores

Na próxima quarta-feira (18) pode ser feita mais uma tentativa de votar a regulamentação do direito de greve no serviço público. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) se reuniu com lideranças sindicais no sentido de acertar pontos polêmicos da proposta da qual é relator.
 
O senador acolheu a sugestão dos sindicalistas de reduzir de 80% para 60% o percentual mínimo de funcionamento dos serviços essenciais durante as paralisações. Entre esses serviços estão as emergências de hospitais, abastecimento de água e energia, coleta de lixo, defesa civil e controle de tráfego aéreo, por exemplo. Já os serviços não essenciais terão 40% do funcionamento preservado – embora a ideia original do senador fosse manter 50%.
 
Jucá, após reuniões com os sindicalistas também diminuiu o intervalo mínimo entre o comunicado de greve e a sua deflagração de 15 para dez dias. Os sindicatos pediam um prazo bem menor, de 72 horas, mas o senador não cedeu para evitar transtornos à população como as paralisações de rodoviários e metroviários, geralmente avisadas poucas horas antes do início.
 
Para esta terça-feira (17) está prevista a realização de mais uma reunião com lideranças sindicais, com objetivo de buscar entendimento entre o relator da matéria e os trabalhadores. O senador considera que, nos termos atuais o próprio servidor fica exposto a uma decisão judicial sem nenhum parâmetro, por isso está tentando construir essa base com a regulamentação.  

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/