Sábado, 27 Abril 2024

Seger reabre diálogo com servidores para tentar pôr fim à greve geral do funcionalismo

Seger reabre diálogo com servidores para tentar pôr fim à greve geral do funcionalismo
Após a reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (31) entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Estados (Sindipúblicos) e de associações classistas, e representantes da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), os servidores do Estado, que deflagraram greve geral nesta segunda, decidiram manter o movimento por tempo indeterminado. 
 
No encontro, os representantes da Seger não apresentaram qualquer proposta que atenda às reivindicações da categoria, apenas justificaram a negativa para a concessão dos benefícios. Os membros do governo se comprometeram a apresentar, nos próximos dias, um estudo que visa demonstrar como estão as finanças, se há possibilidade de atender a alguns dos pleitos, ou se não há como conceder benefícios no momento. 
 
Os servidores públicos de 51 autarquias e órgãos do Executivo estadual iniciaram uma greve geral nesta segunda com uma pauta intensa de reivindicações históricas ao governo do Estado. Pela manhã, os servidores se concentraram em frente aos prédios administrativos do governo, como o edifício Fábio Ruschi, na Avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória. 
 
No início da tarde desta segunda-feira, os servidores iniciaram um protesto. Eles ocupavam as duas pistas da Avenida Princesa Isabel e o hall de entrada do prédio que abriga a Secretaria de Gestão Recursos Humanos (Seger). Em seguida, uma comissão formada por representantes dos trabalhadores, membros do Sindipúblicos e das associações classistas foi recebida na Seger. 
 
A categoria reivindica a concessão do auxílio-alimentação para os servidores que recebem por subsídio, atualmente muitos sequer recebem o benefício, outros apenas R$ 132, enquanto no Judiciário o valor passa dos R$1,6 mil; reajuste do auxílio-alimentação, sem reajuste desde 1997; política pública de gestão de pessoas que contemple as demandas dos servidores; reposição das perdas salariais e fixação da data base em mês específico; e regulamentação do adicional de insalubridade e do auxílio-creche.
 
Dentre os serviços que tiveram alteração no funcionamento estão os do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) – ciretrans, biometria, exames, emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) – perícia e atendimento; Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) – licença ambiental, transporte de alimentos, laboratórios;  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), atendimento ao agricultor, pesquisa e extensão; Instituto de Obras Públicas (Iopes) – fiscalização das obras; Instituto Eatadual de Meio ambiente (Iema) – licenças e outorgas; TV Educativa – programação local suspensa; e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – secretaria escolar. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/