Sexta, 19 Abril 2024

Segundo dia de paralisação dos servidores é marcado por protesto na Reta da Penha

A manhã desta terça-feira (1) foi marcada por manifestações dos servidores públicos estaduais no segundo dia da greve geral. Eles se concentraram em frente à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), na Reta da Penha, onde fecharam o trânsito. De lá, caminharam até o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-ES), passando pela Junta Comercial e pela Rádio Espírito Santo. O trajeto foi marcado pela fala de funcionários públicos de vários órgãos, que denunciaram a situação de precariedade nos ambientes de trabalho.
 
Um dos técnicos ambientais do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) avaliou que a mobilização dos servidores está sendo positiva. “Estamos construindo um movimento de forma que tenha adesão de todo o funcionalismo público estadual e estamos tendo retorno. É importante destacar que a luta dos servidores não começou agora. Há muito tempo a gente tenta dialogar com o governo do Estado para relatar a falta de valorização e as péssimas condições de trabalho com as quais temos que conviver. Contudo, nunca fomos recebidos. Se estamos fazendo essa manifestação hoje é porque o governador nunca quis abrir um diálogo sério e comprometido com os servidores”, relata.
 
A manifestação teve apoio de pessoas que estavam passando pelo local. Esse é o caso da representante comercial Jussara Alves Pinheiro. Quando viu os servidores em frente à PGE ela desceu do carro para dar apoio. “Eu não sou servidora pública, mas eu sei que a realidade do serviço público é um caos. Falta investimento em políticas públicas como segurança, saúde e educação. Ou a gente grita ou a situação piora”, diz Jussara.
 
Antes da manifestação na Reta da Penha, servidores do Iema fizeram piquete na frente do Instituto, em Cariacica, às 6h. Nesta quarta-feira (2), todos servidores públicos estaduais estarão na porta do Iema, a partir das 9h, de onde caminharão rumo ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
 
Reivindicações 
 
Na pauta de reivindicações, está a concessão do auxílio alimentação para os servidores que recebem por subsídio e o reajuste desse auxílio pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), no valor de R$ 705,00. Além disso, os servidores lutam pela reposição de perdas salariais e a fixação da data base em mês específico.  
 
A cada dia, aumenta o número de servidores que aderem ao movimento grevista. Nesta terça-feira (01), todos os funcionários da TV Educativa (TVE) entraram em greve. A luta também conta com a participação dos funcionários do Detran. Até o fim da greve, todos os exames de legislação e de trânsito estão suspensos. As manifestações por melhores condições de trabalho e valorização dos servidores também inclui o pedido de regulamentação do adicional de insalubridade e do auxílio-creche.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/