Sábado, 18 Mai 2024

Servidores de Vitória protestam na prefeitura por valorização

Servidores de Vitória protestam na prefeitura por valorização
Fotos: Leonardo Sá/Porã





Os servidores da prefeitura de Vitória marcaram protestos para todo o dia nesta quinta-feira (30), véspera do Dia do Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (1). Durante a manhã, os servidores –  a maioria profissionais da Saúde e da Educação – protestaram em frente à sede da prefeitura, no bairro Bento Ferreira. 
Os trabalhadores da Saúde cobram do executivo municipal respeito à data-base e melhores condições de trabalho. A categoria alega que faltam medicamentos e exames nas unidades da Capital. 
Durante o ato público, os servidores protestaram também dentro do prédio da prefeitura. Eles tomaram os corredores do edifício com palavras de ordem. Em frente ao gabinete do prefeito Luciano Rezende (PPS), que está em Brasília, eles questionaram o chefe do executivo sobre a mudança prometida durante a campanha, com o lema “cadê mudança?”, em referência à marca de campanha do prefeito.







Os trabalhadores reivindicam a reposição da inflação de 2014 e o respeito à data-base da categoria, que é em março, e não foi considerada. Além disso, pedem melhores condições de trabalho, denunciando que há unidades de saúde com falta de medicamentos, suspensão ou restrição de exames, insuficiência de impressoras e até mesmo escassez de água e café. 


 
O salário base de um agente comunitário de Saúde (ACS) de Vitória atualmente é R$ 873,78, O objetivo dos trabalhadores é que, além de repor a inflação, a prefeitura aplique o piso salarial nacional, que é de R$ 1.014,00.
O protesto reuniu agentes comunitários de endemias (ACE), ACS, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, auxiliares administrativos e médicos. 
No fim da tarde desta quinta-feira, os servidores de Vitória voltaram a se manifestar em frente à prefeitura, com a participação de diversas categorias. Os trabalhadores chegaram a fechar por alguns minutos a Avenida Beira Mar.
Professores  
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou, para esta quinta-feira, uma paralisação nacional dos professores. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sindiupes), no entanto, optou pela realização de assembleias das redes municipais e estadual. 
Por conta da realização das assembleias nas redes municipais – de Vitória, Vila Velha e Serra –, a assembleia da rede estadual, que seria realizada no auditório do Alice Vitória Hotel, no Centro, não teve quórum. A única rede que aderiu ao movimento nacional foi a da Serra.
Os professores da rede de Vitória devem se juntar ao movimento de servidores do município que vai ser realizado às 15h30 desta quinta-feira. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/