Sexta, 03 Mai 2024

Servidores do Detran cobram segurança nos locais de aplicação de provas

Servidores do Detran cobram segurança nos locais de aplicação de provas
Os examinadores do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-ES), que realizam as provas práticas, denunciam novamente a falta de segurança durante a avaliação dos candidatos. Recentemente, mais um caso de violência foi registrado. Após ser reprovado em uma baliza, um candidato começou a quebrar objetos utilizados na prova. Ele ainda tentou agredir os examinadores. 
 
A situação só não piorou pelo fato de um dos servidores também ser policial civil e conseguir, com a ajuda dos outros examinadores, imobilizar o candidato e dar voz de prisão. Ao checar a documentação, descobriu-se que o agressor era foragido da Justiça e condenado por assalto a mão armada e homicídio.
 
Outros casos semelhantes já ocorreram, em que os examinadores tiveram os carros arranhados e foram ameaçados. “Teve uma vez que um candidato quis bater em um colega nosso com um pedaço de ferro, mas conseguimos imobilizá-lo”, comenta Helena da Vitória Ribeiro, examinadora e servidora do Detran.
 
O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúlicos) reforça a necessidade de o Detran oferecer segurança aos examinadores e candidatos garantindo policiamento durante a realização das provas.
 
Outro ponto levantado pelos examinadores é que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não exige a certidão de antecedentes criminais dos candidatos, por isso, mesmo foragidos da Justiça podem facilmente retirar um documento válido em todo território nacional, que é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que seja aprovado nas provas práticas e teóricas do Detran.
 
“É preciso repensar essa legislação. Atualmente vivemos uma grande insegurança, tanto pra quem aplica, quanto pra quem está lá fazendo a prova. Já que um indivíduo de alto risco à sociedade pode fazer a prova, inclusive armado, e colocar em risco toda a sociedade” afirmou Janio Araújo, examinador do Detran, policial civil e diretor do Sindicato dos Policiais Civis no Estado do Espírito Santo (Sindipol).
 
O Sindipúblicos já está tomando medidas com o Detran no intuito de cobrar que o órgão garanta a segurança dos examinadores e candidatos durante as provas.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/