Quarta, 01 Mai 2024

Sindibancários se reúne com Banestes para rodada de negociações

Diretores do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) se reuniram com a comissão de negociação do Banestes em mais uma rodada da mesa permanente de negociação, realizada na última quinta-feira (18). Melhores condições de trabalho para os bancários que viajam a serviço e proposta de atualização do valor da diária e refeição foram alguns dos pontos em que o banco apresentou avanços.



Durante a reunião, os diretores do sindicato também reivindicaram a contratação de mais empregados, tendo em vista a escassez de bancários que aumentou após as demissões do final de 2016 e o fim do prazo do último concurso, que termina em agosto. O banco alegou que um levantamento está em fase de elaboração para identificar qual é a demanda do banco e as unidades que mais precisam. Apesar de avaliar a possibilidade de uma nova convocação, a direção do Banestes não garantiu mais contratações.



“As rodadas de negociação permanentes são importantes para debater os problemas internos enfrentados pelos bancários do Banestes. Mas é preciso garantir que o Banestes reconheça e atenda as reivindicações da categoria”, avalia o coordenador do Sindibancários, Jonas Freire.



Além de Jonas Freire, participaram da reunião representando o Sindibancários/ES os diretores Paulo Soares e Murilo Esteves.



Os principais pontos discutidos na reunião foram o deslocamento em estradas, tendo em vista que o sindicato apresentou as péssimas condições de trabalho dos bancários que necessitam utilizar carros do banco, que são inadequados para viagens de longa distância. A direção do Banestes informou que um novo contrato de locação de carros, mais potentes e adequados para viagens longas, já está sob avaliação e deve ser firmado até julho; instalação de TAG para todos os pedágios nas rodovias do Estado,  a direção do banco alegou que não há a possibilidade de contrato direto do banco com a ECO 101, uma vez que a única opção de pagamento apresentada pela concessionária é por meio de cartão de crédito. O Banestes está avaliando uma alternativa que viabilize o uso da TAG.



Também foi discutido o valor da diáriaourefeição e o Banestes reconheceu que o valor da diária e refeição pago aos bancários que necessitam se deslocar está defasado. Uma proposta de atualização da tabela será apresentada à diretoria do banco; quanto à ajuda de custo e auxílio moradia para gerente de agência o banco alegou que a ajuda custo e auxílio pagos estão dentro do valor do mercado,  de acordo com pesquisa da média de preço dos imóveis por município realizada pelo banco.



Quanto à seleção interna os diretores do Sindibancários cobraram do banco a nomeação dos aprovados para o cargo de encarregados, principalmente devido à nomeação de interinos em detrimento dos aprovados. A direção do Banestes argumentou que sete já foram nomeados e que pretende convocar os demais. A validade da seleção interna também foi prorrogada por mais seis meses.



Também foi reivindicada junto ao banco a nomeação de caixas. O Banestes alegou que a seleção foi feita por região, no entanto houve casos em que remoções ocuparam a vaga. Os diretores do Sindibancários/ES reafirmaram que essa forma de nomeação é injusta com os empregados aprovados na seleção.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/