Quarta, 24 Abril 2024

Sindipúblicos denuncia infraestrutura e problemas de gestão no IPAJM

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos) denuncia, mais uma vez, a precariedade de funcionamento do Instituto de Previdência e Assistência Jerônimo Monteiro (IPAJM). Além de funcionar em um prédio que oferece riscos a servidores e segurados, a autarquia também opera com número de servidores abaixo do necessário, o que leva à utilização de profissionais em designação temporária para atuarem no lugar de concursados. 
 
A promoção dos servidores, que deveria ter sido realizada em junho de 2012, até o momento não foi finalizada, o mesmo acontece com o concurso público que tinha previsão de realização em 2013.
 
Sem concurso, a diretoria tem utilizado de servidores em designação temporária, cedidos pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Até o momento seriam quatro temporários no lugar de servidores que deveriam ser concursados.
 
O Sindipúblicos também denuncia a falta de recadastramento dos segurados, uma vez que por intermédio de decisões anteriores e supostos convênios que foram assinados, até o momento não foi feito prejudicando o recadastramento dos segurados inativos e pensionistas da previdência estadual. A falta do recadastramento pode onerar os cofres públicos, por conta da existência de possíveis benefícios sendo pagos indevidamente. 
 
Em junho deste ano o Sindipúblicos denunciou o pagamento indevido de benefícios por conta doa falta de recadastramento, que não acontecia desde  2009. Sem o recadastramento, os dados ficam desatualizados e suscetíveis a erros. As informações erradas, segundo a denúncia, têm gerado prejuízos aos cofres públicos. Estavam ocorrendo, por exemplo, pagamentos a beneficiários mesmo após a morte deles. Uma pensionista do Instituto, falecida em 6 de março de 2011, continuou “recebendo” o benefício da pensão até março de 2013. O total pago pelo Estado para a pensionista após a morte chega a R$ 137 mil.
 
Em resposta ao Sindipúblicos, o IPAJM alegou que dois servidores registraram pedido de desligamento do instituto por motivos pessoais. Quanto à nova sede, o processo para a locação do imóvel está em andamento e os trâmites legais  estão sendo seguidos. Com relação ao concurso público, a comissão responsável pela elaboração do edital está realizando ajustes necessários para a realização da seleção o quanto antes. Quanto aos servidores em regime de designação temporária (DTs), eles foram cedidos pela Seger em caráter extraordinário a fim de dar apoio nas atividades internas e celeridade no atendimento aos segurado

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