Sexta, 29 Março 2024

Trabalhadores da saúde decidem pela manutenção da greve

Os trabalhadores da saúde, em greve desde 11 de novembro, realizaram assembleia na tarde desta quarta-feira (20) e votaram por continuar com o movimento. A categoria, associada ao Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Sindsaúde-ES), avaliou que a proposta do governo do Estado não atende aos trabalhadores, principalmente na questão da insalubridade. 
 
Segundo a presidente do Sindsaúde, Luceni Novaes, a adesão ao projeto governamental pode prejudicar muitos trabalhadores. Ainda assim, a entidade espera que o Estado volte à negociação para que trabalhadores e governo cheguem a um entendimento. 
 
A próxima assembleia para avaliação do movimento vai ser realizada na próxima quarta-feira (27). Durante a semana, deve ser definido se vai haver atos públicos dos trabalhadores da saúde no período. 
 
A principal reivindicação dos trabalhadores é o pagamento da insalubridade. Os servidores também reivindicam a solução dos problemas com o subsídio; melhores condições de trabalho; que o Estado pare de entregar os hospitais públicos para organizações privadas; valorização dos trabalhadores com remuneração digna; e o fim do assédio moral. 
 
A categoria luta ainda para que o governo estenda o pagamento do benefício da insalubridade a todos os trabalhadores da saúde, já que de acordo com o projeto do governo, a maioria dos trabalhadores ficaria sem direito ao ressarcimento por atuar em ambientes insalubres.   
 
Para o sindicato, o projeto de lei apresentado pelo governo é desumano, pois retira o benefício de grande parte dos trabalhadores da área, uma vez que prevê que apenas terá direito à insalubridade quem tem contato direto com pacientes e agentes químicos de risco.
 
Os trabalhadores, porém, querem receber o benefício por trabalharem em ambientes insalubres, já que, dessa forma, eles já se expõem a riscos e prejuízos à saúde. Além disso, existe a falta de condições de trabalho dos hospitais, o que só torna os ambientes ainda mais insalubres e mais propícios à disseminação de doenças.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/