Quinta, 25 Abril 2024

Trabalhadores paralisam as atividades em empreiteira da Samarco

Os trabalhadores da empresa Tec Lit Ltda, empresa que atua na área da Samarco, em Anchieta, sul do Estado, deflagraram greve nesta segunda-feira (5) cobrando o cumprimento de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e melhores condições de trabalho. 
 
O protesto dos trabalhadores teve início em 24 de abril, quando decidiram, por conta própria, paralisar as atividades devido à suspensão do plano de saúde. Os operários, então, pediram apoio e informaram a situação ao Sindicato dos Metalúrgicos do Estado (Sindimetal) que organizou uma assembleia no dia seguinte ao manifesto. 
 
Nesta assembleia os trabalhadores votaram pela continuidade do movimento, ainda em protesto pela suspensão do plano. Na última quarta-feira (30) o edital da greve foi lançado pontuando as cláusulas descumpridas pela empresa do CCT. Nesta segunda, a greve foi deflagrada oficialmente. 
 
Além de descumprir as clausulas da convenção, a empresa também descumpriu a Norma Regulamentadora 24 (NR24) não fornecendo condições de uso adequadas para vestiários e banheiros de acordo com o número de trabalhadores. A empresa também não tem fornecido ferramentas de trabalho e alguns operários estão em desvio de função. Segundo o Sindimetal, a também está violando a NR5, que diz respeito à formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).  
 
Os trabalhadores aguardam contato da empresa no sentido de negociar os termos descumpridos do CCT e solucionar os problemas apontados, regularizando a situação da categoria. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/