Domingo, 28 Abril 2024

Trabalhadores portuários da Codesa chegam a impasse na negociação de acordo

Os trabalhadores portuários, em negociação com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), chegaram a um impasse na negociação do Acordo Coletivo da categoria e deliberaram por uma paralisação de advertência na próxima quinta-feira (16). Na data, os trabalhadores vão parar as atividades por 24 horas. 
 
Em assembleia realizada na última quinta-feira (4), os portuários decidiram também realizar uma paralisação de 48 horas nos dias 23 e 24 de setembro. 
 
Para os trabalhadores, representados pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), a empresa mostrou que não vai avançar nas propostas para a categoria. 
 
Os principais pontos de impasse entre a Codesa e o Suporte são o fato de o plano encaminhado pela empresa para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR) e para o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) não ter sido discutido com os trabalhadores; e que junto com o plano foi apresentado o Plano de Cargos e Funções de Confiança (PCFC), o que, no entendimento da entidade, aumenta muito a folha de pagamento e abre a possibilidade para apadrinhamento político, o que tira a oportunidade de trabalhadores da casa assumirem cargos de chefia. 
 
Para o Suport, o plano apresentado pela Codesa apresenta graves erros de construção como a falta do Manual de Avaliação e Desempenho; do Manual de Atividades dos Cargos; e tabela salarial com teto menor do que o atual plano vigente, tanto para técnico de nível médio quanto para técnico de nível superior.
 
A entidade ressalta que a função do  Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) é corrigir a diferença de salários praticados pela Codesa e pelo mercado, o que estancaria a evasão de empregados admitidos nos últimos concursos públicos.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/