Sexta, 19 Abril 2024

2018 sem fim

ramalho_stefane_max_redes_socias Redes sociais
Redes sociais

Apesar da "onda Bolsonaro" não vir com a mesma força das eleições majoritárias e proporcionais passadas, alguns elementos que a complementam seguem em alta este ano. É o caso das candidaturas de militares, que, na maioria dos casos, têm nomes de urnas identificados com patentes. Levantamento da Agência Pública aponta que, no País, o número na disputa de outubro é ainda maior do que quando Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República, e, junto, representantes de PMs e bombeiros nos legislativos, somando mais de 70. Há quatro anos, eram 1.186 candidatos, desta vez, 1.520. Isso sem falar das demais categorias que representam as forças de Segurança, como a Polícia Civil, e os candidatos que não se identificam diretamente com a área. No Espírito Santo, também se vê por toda parte, nos registros da Justiça Eleitoral, o mesmo cenário. Nas disputas majoritárias, há tais presenças tanto no páreo ao governo quanto de vice e Senado, mas o "grosso", mesmo, está nos quadros da Câmara Federal e Assembleia Legislativa, 10 e 22 (somente com patentes no registro), respectivamente, entre políticos já conhecidos, outros menos, e alguns...nada! Não por coincidência, os maiores blocos são de partidos ligados ao presidente e à direita, como o próprio PL, Patriota, PTB e DC. Além dos candidatos à reeleição dessa origem, como os deputados estaduais Capitão Assumção e Delegado Danilo Bahiense, ambos do PL, tem gente que mal entrou na política e já quer mudar cadeira, como a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane (Republicanos), outro que nem bem tentou estrear e foi vetado ao Senado, precisando descer para a Câmara, o Coronel Ramalho (Pode), e ainda cabos, como o ex-vereador de Viana, Cabo Max, que vem buscando, nos últimos anos, outras posições políticas – tentativa mais recente foi a prefeitura em 2020 -, ainda sem êxito. Na esteira das bandeiras de Bolsonaro, apesar de alguns (poucos!) ocuparem o espaço de oposição, chegaram à Assembleia, em 2018, quatro parlamentares, na Câmara, um, e no Senado, dois! E agora, essa meta será batida?

Marcas
Na Assembleia, foram eleitos Assumção, Bahiense, o delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), atual prefeito de Vitória, e o coronel Alexandre Quintino (União). Na Câmara, Da Vitória (PP), policial militar; e, no Senado, Marcos do Val (Pode), o "cara da Swat", e o também delegado Fabiano Contarato (PT).

Lado oposto
Quintino logo firmou aliança com o governador Renato Casagrande (PSB) e atua descolado dos bolsonaristas. O deputado, aliás, embora atue na sua área, não usa a patente coronel no registro de urna, assim como Da Vitória, Marcos do Val e Contarato. O senador, campeão de votos, é apontado pelos apoiadores do presidente como "sua maior decepção política", afinal, se firmou como um dos principais nomes da oposição e ainda se filiou ao PT.

Federal
Este ano, tentarão ocupar cadeiras com a mesma marca na Câmara Federal, além de Capitã Estéfane e o Coronel Ramalho; o Coronel Risperi e o Major Wallace, ambos do Patriotas; Cabo Bonadiman, Delegada Rosemary, e Gilvan o Federal da Direita, do PL; Soldado Hinte (PSC); Tenente Assis (PTB); e Coronel Wagner dos Bombeiros (Republicanos).

Juntos
Dois são ligados ao movimento bolsonarista "raiz", da dupla Carlos Manato e Magno Malta (PL): o vereador de Vitória, Gilvan, conhecido por vários ataques proferidos do plenário da Câmara, por isso, alvo também de ações judiciais, e o Tenente Assis, que chegou a ser cotado para vice de Manato, e disputou a Prefeitura de Cariacica, em 2020. PTB e PL caminham juntos no pleito.

Outras bandas
O Coronel Wagner também disputou a eleição municipal em Vila Velha. Ele coordenou o Projeto Político Militar (PPM) do Espírito Santo e apareceu, na época, como apadrinhado por Marcos do Val, mas depois caiu nos braços de Magno Malta, filiando-se ao PL. Hoje no partido Republicanos, não é considerado parte desse movimento puxado por Manato-Magno.

Estadual
Na Assembleia, fora os já citados Assumção, Bahiense e Max, utilizam os emblemas da segurança: Capitão Natael Lima, Sargento Evandro Greggio, Sargento Heeley e o Suboficial Alciclei Dutra, do DC; Major Miranda (Patri); Capitão Harderson Braga (PL); Sargento do Carmo e Sargento Vicente (Pode); Coronel Foresti (PP); e Tenente Urubatan Rabello (PSD)...

Estadual II
...Cabo Dulcineia, Cabo Eugênio, Coronel Weliton e Policial Otaviano Campagnaro, do PTB; Delegada Gracimeri e Delegado Piquet, do Republicanos; Soldado Olmir Castiglioni (SD); e Cabo Fonseca e Coronel Rogério, do União.

Testados nas urnas
Do bloco, a Delegada Gracimeri disputou a Prefeitura da Serra em 2020, pelo PSC; e o Delegado Piquet é vereador de Vitória, eleito no mesmo ano, assim como o Soldado Olmir Castiglioni em Colatina.

Na mira de PH
Já Coronel Foresti foi um dos militares acusados de inflar a greve de 2017, inocentado pela Justiça no ano passado. O Coronel Rogério, que dirigiu a Associação dos Oficiais Militares Estaduais (Assomes), também foi alvo de inquérito na gestão de Paulo Hartung, acusado de criticar a gestão estadual em entrevistas e artigos publicados na imprensa.

Majoritárias
Tem patente ainda na disputa ao governo, com Capitão Sousa (PSTU), mas com bandeiras totalmente antagônicas do movimento bolsonarista; a Tenente Andresa, como vice da chapa de Audifax Barcelos (Rede); e o Coronel Lugato (DC), no Senado.

Nas redes
"Assinei a carta-compromisso com a Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa, dos povos e comunidades tradicionais e da agroecologia. Estou empenhado em ampliar o debate e trazer mais a pauta da agroecologia para a Câmara dos Deputados e ampliar as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) no Espírito Santo". Helder Salomão, deputado federal pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 4

Jacyr S. Filho em Quinta, 25 Agosto 2022 07:11

Vivemos numa democracia, portanto é direito de todos votar e ser votado. Porém especificamente com relação à segurança Pública, em 2018 aumentou muito o número de Policiais (Militares, Civis e Federais) eleitos para a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e Senado. No Entanto, nunca se matou tanto nesse país. A vida humana não tem valor. Um celular é o bastante para perder a vida, mulheres agredidas e mortas todos os dias, negros sendo agredidos, por causa de que? O que melhorou na área da Segurança? Fazem promessas e nem por sua categoria lutam. Projetos pessoais. Pazolini se tornou prefeito de Vitória (foi eleito para ser depitado), Euclério prefeito em Cariacica, Contarato no inicio ainda do seu mandato queria ser Governador do Espírito Santo, Cap Estéfane quer ser deputada Federal.
E o povo?
Farda não é sinônimo de Caráter íntegro .

Vivemos numa democracia, portanto é direito de todos votar e ser votado. Porém especificamente com relação à segurança Pública, em 2018 aumentou muito o número de Policiais (Militares, Civis e Federais) eleitos para a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e Senado. No Entanto, nunca se matou tanto nesse país. A vida humana não tem valor. Um celular é o bastante para perder a vida, mulheres agredidas e mortas todos os dias, negros sendo agredidos, por causa de que? O que melhorou na área da Segurança? Fazem promessas e nem por sua categoria lutam. Projetos pessoais. Pazolini se tornou prefeito de Vitória (foi eleito para ser depitado), Euclério prefeito em Cariacica, Contarato no inicio ainda do seu mandato queria ser Governador do Espírito Santo, Cap Estéfane quer ser deputada Federal. E o povo? Farda não é sinônimo de Caráter íntegro .
Henrique em Quinta, 25 Agosto 2022 17:12

Perdeu a memória? E as décadas de desconstrução da lei, da ordem, da autoridade etc que se iniciou com as narrativas de esquerda e que se potencializaram com os governos corruptos que terminaram com grande parte de ministros e até o ex presidente presos??

O povo tem direito de votar em quem quiser e qualquer um pode se candidatar e se eleito, cabe a todos, todos respeitar a democracia verdadeira que é a maioria sempre.

Perdeu a memória? E as décadas de desconstrução da lei, da ordem, da autoridade etc que se iniciou com as narrativas de esquerda e que se potencializaram com os governos corruptos que terminaram com grande parte de ministros e até o ex presidente presos?? O povo tem direito de votar em quem quiser e qualquer um pode se candidatar e se eleito, cabe a todos, todos respeitar a democracia verdadeira que é a maioria sempre.
Breno em Segunda, 29 Agosto 2022 08:19

Melhor militar do que bandido

Melhor militar do que bandido
danilo nogueira em Sábado, 15 Outubro 2022 10:29

inclusive o militar que levava 49 kg de cocaína?

inclusive o militar que levava 49 kg de cocaína?
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/