Domingo, 28 Abril 2024

5 x 5

evairdemelo_agenciafpa Agência FPA
Agência FPA

Repercutida no mercado político nesta quinta-feira (4), com direito a pito do presidente Lula dado em ministros, a votação considerada a primeira grande derrota do governo no Congresso Nacional, que derrubou parte dos decretos que alteram as regras do Marco do Saneamento, cravou empate na bancada capixaba. Do lado do movimento articulado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), que contou inclusive com líderes e parlamentares da base de Lula, ficaram os deputados do Republicanos, Amaro Neto e Messias Donato; do PP, Da Vitória e Evair de Melo; e do PL, Gilvan da Federal. Do outro, a bancada do Podemos, formada por Gilson Daniel e Victor Linhalis; os petistas Helder Salomão e Jack Rocha; e o único integrante do PSB, Paulo Foletto. Iniciada em articulação que culminou em projeto de autoria de Evair, a rebelião registrada na base não se repetiu no caso do Espírito Santo, com o bloco favorável à derrubada já posicionado mais no campo da oposição e apoiador de Jair Bolsonaro (PL). No contexto geral, porém, reforçou as dificuldades encontradas pelo governo federal em consolidar maioria na Câmara, além de emitir sinais de insatisfações e divisões. O abacaxi segue agora para o Senado descascar, onde o cenário também é complexo e a questão deve ser sanada até o final deste mês. Tratando-se do Estado, mais óbvio, impossível: Magno Malta (PT) e Marcos do Val (Podemos) contrários aos decretos, Fabiano Contarato (PT) a favor. No aguardo dos novos desdobramentos!

De lavada
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) derruba trechos de dois decretos publicados no início de abril. O placar total foi de 295 a 136 votos. Até deputados de partidos com ministérios – PSD, MDB e União – e do PSB, do vice-presidente, Geraldo Alckmin (SP), entraram no bolo para impor derrotar a Lula.

O nó
Os trechos tratavam da possibilidade de empresas estaduais prestarem o serviço em áreas metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões sem necessidade de licitação, e da permissão para a regularização de contratos precários.

Causa própria
Por falar em Câmara e em Gilson Daniel, o deputado dedicou discurso ao seu pupilo e sucessor, o prefeito de Viana, Wanderson Nunes (Podemos), no plenário do legislativo federal. Exaltou a atual gestão que elegeu e seus próprios mandatos, quase como unanimidade no município. "Um sucesso e apoiado por toda a cidade e empresários". Sempre há controvérsias!

Causa própria II
Wanderson Bueno, em agenda em Brasília, estava ao lado de Gilson no momento do discurso. Ele é candidato à reeleição em 2024. Na eleição municipal passada levou com folga, 66,3%. O próximo cenário e possíveis concorrentes ainda não estão sinalizados. Veremos!

Mais faíscas
Depois dos embates gerados na Assembleia Legislativa devido ao projeto que pretendia suspender a instalação de câmeras em uniformes de policiais penais, que foi derrotado no plenário, mais um acirramento à vista: a deputada Iriny Lopes (PT) protocolou proposta para implantar o programa "Olho Vivo" no Estado.

Mais faíscas II
E o que seria? Instalar câmeras de vídeo e áudio nas viaturas que atendem às áreas de Segurança Pública e Defesa Civil no Estado. Iriny defende que, assim, será garantida proteção tanto aos policiais quanto para as pessoas abordadas. Com um detalhe a mais...

Mais faíscas III
...o governo também terá a opção de acoplar microcâmeras nos uniformes dos policiais civis e militares que exerçam atividades investigativa e ostensiva externas, ponto que toca em uma questão já alvo de protestos por bolsonaristas, mas, antes mesmo do projeto, anunciado pela gestão de Renato Casagrande (PSB) em relação à PMES, restante apenas finalizar estudo realizado por uma comissão específica.

Nas redes
"É com pesar que tomo conhecimento da criação do Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores no município de VV. Um atraso civilizatório, agora chancelado pela institucionalidade". Rafael Primo (PT), subsecretário da pasta estadual de Direitos Humanos e cotado à Prefeitura de Vila Velha.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/