Apertos de mão e abraços a Pazolini entram nas movimentações eleitorais de Magno

As movimentações eleitorais do senador Magno Malta (PL) registram novos capítulos que não são de se desprezar no tabuleiro de 2026. Na última sexta-feira (25), ele e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), circularam pelo mesmo evento, a Feira de Agronegócios Cooabriel (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel), em São Gabriel da Palha (noroeste do Estado), com direito a apertos de mão, abraços e poses para fotos. Um registro para lá de necessário, considerando os meses de distanciamento do senador das movimentações ao Palácio Anchieta, dedicado apenas a garantir musculatura para a candidatura de sua filha, Maguinha Malta (PL), ao Senado. A própria, aliás, também estava por lá, assim como a dupla que acompanha Pazolini em todas andanças eleitorais, o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, e o deputado federal Evair de Melo (PP). Os passos à frente do senador jogam luz nas negociações para uma aliança da direita no próximo pleito, agora, tudo indica, com mais fôlego. Esse bloco tem ainda o Novo. As três legendas, mais Erick e Evair de Melo, como já analisado aqui na coluna, foram convocadas por Magno para o primeiro ato que marcou o retorno dos bolsonaristas às ruas de Vila Velha, no último dia 20. A segunda manifestação está confirmada para o próximo domingo (3), ao meio-dia, e desta vez vai atravessar a Terceira Ponte, como nos velhos tempos. A convocação aponta como lema “fora Moraes, fora Lula”, em agenda que ocorre após a imposição de medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros protestos logo virão! A seguir essa pegada de Magno e Pazolini, não demora muito, o prefeito também sobe no trio elétrico…domingo será o dia ou ainda está cedo?
Convocação
Na sessão desta segunda-feira (28), na Câmara de Vitória, o vereador Dárcio Bracarense (PL), ao citar a manifestação e exaltar a “união” da direita, destacou que Magno convidou o prefeito. “Quero ver Pazolini confrontar as ideias socialistas do governador, defendendo a anistia”, afirmou. Evair também foi lembrado.
Uma certeza
Sobre o Novo, vale lembrar que o partido tem vendido aos quatro cantos a candidatura ao Senado do vereador de Vitória, Leonardo Monjardim, que inclusive é líder de Governo de Pazolini. Do mesmo jeito, fala de conversas sólidas com Magno. Mas, por ora, a única certeza, mesmo, é que Maguinha está no páreo.
Espaços fechados
Evair, lá atrás, também se colocou nesse jogo, e teria até apoio de Bolsonaro. No cenário atual, porém, precisaria deixar o PP, hoje uma superfederação com o União e ligada ao grupo do governador Renato Casagrande (PSB). Outro foi o ex-deputado federal Carlos Manato, ainda no PL mas rompido com Magno. Os projetos “deram água”? A conferir!
Todos na área
A Feira de Agronegócios Cooabriel também contou com o outro lado do tabuleiro, o grupo da situação, liderado pelo candidato à sucessão, Ricardo Ferraço (MDB). Ele gravou vídeo feliz e sorridente ao lado do prefeito Tiago Rocha, do PL.
Cai, não cai
Tiago é um dos poucos palanques vitoriosos da sigla de Magno nas eleições de 2024. Já está, no entanto, na corda bomba. No final de junho, ele teve o mandato cassado junto com seu vice, Rogerio Lauret (PL), e a candidata a vereadora Penha Cabral (Republicanos). Eles são acusados uso promocional de programa social e abuso de poder político nas eleições. A Justiça também os tornou inelegíveis por oito anos e aplicou multa.
Vitrine
De volta a Ferraço, ele e Casagrande entregaram novos equipamentos no “município amigo”, Cariacica, nesta segunda-feira. São os primeiros totens de segurança pública, com reconhecimento facial, espalhados pela cidade. O prefeito Euclério Sampaio (MDB), um dos principais cabos eleitorais de Ferraço, desta vez não estava presente, já que está de férias. Segurança pública, sabe como é, sempre tem apelo popular…
Do Val, de novo…
As “trapalhadas” do senador Marcos do Val (Podemos) foram alvo de discursos no plenário da Câmara de Vitória nesta segunda. O vereador Professor Jocelino (PT) chegou a dizer que vai enviar ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pedindo uma “avaliação psiquiátrica”. Nesse tema, direita e esquerda até concordaram.
Do Val, de novo II…
A mais recente do senador foi sua “fuga” para os Estados Unidos, apesar de ter que cumprir medidas cautelares impostas por Moraes. Do Val alegou que foi aproveitar as férias com a filha. Em nova decisão, o ministro determinou o bloqueio das contas bancárias, salários, chaves PIX e outros bens do senador. Ele é investigado por intimidação a agentes da Polícia Federal envolvidos na investigação do caso da trama golpista.
Nas redes
“Sou crítico da polarização que se instalou no país. Ela serve a projetos pessoais, não ao Brasil nem aos brasileiros. A democracia é o espaço do contraditório, mas não é disso que se trata hoje. Vivemos um vale-tudo de grupos políticos, muitas vezes à custa do país”. Paulo Hartung, do PSD, em mais uma publicação nas redes sociais.