Domingo, 28 Abril 2024

Acertos internos

gandini_ellen_campanharo_ales Ellen Campanharo/Ales
Ellen Campanharo/Ales

Os sinais emitidos pelo governo do Estado na semana passada para cessar de vez o incêndio deflagrado na base, com a declaração de independência do deputado Fabrício Gandini (Cidadania), registrou novo capítulo nesta segunda-feira (6), porém, tendo como personagem o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), ligado a Renato Casagrande (PSB). Ele garantiu abrigo ao antigo aliado de Gandini e liderança de Jardim Camburi, Anael Rodrigues Parente, para o cargo de assessor júnior da Secretaria (AJS), sem relação, portanto, com o gabinete do parlamentar. O ato não passa batido, já que, embora Gandini negue, a recente exoneração de Anael da Secretaria de Estado de Esportes (Sesport-ES), onde atuava como gerente de Esportes, Formação e Rendimento, entrou na conta dos ruídos registrados desde o último dia 15, que geraram turbulências para a gestão estadual, aos poucos minimizadas. A primeira mão estendida foi de Casagrande, que depois do bate-boca em plenário entre integrantes da própria base, sancionou o projeto que foi motivo de polêmica, da bolsa-estudantil, com a emenda de Gandini que dobrou o valor de R$ 400,00 para R$ 800,00. Agora, mais uma questão foi sanada, com a nomeação de Anael por Marcelo Santos. Os movimentos reforçam a tentativa do governo de eliminar qualquer novo princípio de rebelião e fazer Gandini recuar, definitivamente, de sua saída da base, onde estava situado há anos. Na prática, até que se prove o contrário, os ânimos já se acalmaram.

Mudanças
Aliás, nos últimos dias, o Diário Oficial do legislativo tem sido farto em nomeações. Empossado em fevereiro, Marcelo Santos efetiva a tradicional dança das cadeiras registradas nos meios políticos sempre que há mudanças de comandos.

Cadeiras
Entre nomes já conhecidos, registrei aqui, na semana passada, a chegada à Assembleia, por atos da Mesa Diretora, do ex-deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), coordenador especial de Escola do Legislativo (CEEL), e de Nathan Medeiros (União), na mesma Secretaria de Anael, mas no cargo de assessor sênior.

Cadeiras II
Também repercutiu a nomeação de Amanda Aleixo Batista Cruz, filha do deputado federal Gilson Daniel (Podemos), como diretora de Finanças.

Só para lembrar...
Anael Parente, que presidiu a Associação Comunitária de Jardim Camburi, maior colégio eleitoral de Vitória, foi exonerado pelo secretário de Esportes, José Carlos Nunes, do PT. A medida remete à eleição municipal de 2024...

Tabuleiro
Gandini tem sinalizado interesse em disputar a prefeitura novamente, assim como João Coser (PT). Junto com a tentativa de reeleição de Lorenzo Pazolini (Republicanos), o cenário repetiria o pleito de 2020, entrando no bolo ainda, sem dúvida, um palanque bolsonarista.

Mais rápido
Por falar em bolsonarista, o deputado Callegari (PL) conseguiu aprovar, na sessão desta segunda, a tramitação em urgência do seu projeto que susta portaria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) obrigando uso de câmeras nos uniformes dos policiais penais. Ao contrário da previsão, decorrente do assassinato do jovem em Pedro Canário por PMs, a matéria não rendeu – ainda! - embates em plenário.

Deixou correr
Como não se tratava do mérito da proposta, o líder do governo na Casa, Dary Pagung (PSB), liberou a base para votar "de acordo com a consciência". Apenas João Coser e Iriny Lopes, do PT, e Camila Valadão (Psol) manifestaram-se contra a urgência.

Bomba
O ex-deputado estadual Emilio Mameri (PSDB), aliado do governo, não conseguiu se reeleger na disputa de 2022, chegou a ser cotado, lá atrás, como possível secretário de Estado de Saúde, mas foi parar, mesmo, numa diretoria técnica do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). Justamente a bomba da saúde da gestão estadual, que acumula denúncias e problemas. Veremos!

Nas redes
"Já são quase dois anos batalhando pela reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Jayme, na Serra. De 2013 a 2020, foram 550 mil atendimentos! As UPAs, que já eram ruins, estão piores. Amanhã [terça, 7] vamos questionar o Governo e dar um passo importante para reabrir o atendimento no Jayme para o povo (...). Vandinho Leite, deputado estadual pelo PSDB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/