segunda-feira, outubro 27, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, outubro 27, 2025
segunda-feira, outubro 27, 2025

Leia Também:

Agora vai!?

PT dá largada para construção da candidatura de Helder Salomão ao governo

Redes Sociais

Mais de um mês depois da posse do deputado estadual João Coser à frente do PT Estadual, foi dada a tão ensaiada largada no processo de construção da candidatura do deputado federal Helder Salomão ao governo do Estado em 2026. O primeiro encontro nesse sentido foi realizado nesse sábado (25) em Vitória, segundo Coser, com análises dos cenários estadual e nacional; debates sobre os palanques de Helder, do senador Fabiano Contarato e do presidente Lula; e ainda apresentação dos nomes para as chapas de federal e estadual. Nos próximos finais de semana, a direção estadual do partido segue para o norte e noroeste, municípios de São Mateus e Águia Branca, e a partir do dia 15, para o sul, em Cachoeiro de Itapemirim e Muniz Freire. Os encontros, com a presença de Helder, servem para elaborar o programa de governo e garantir que o PT chegue “preparado” ao pleito, como completou Coser nas redes sociais. A candidatura de Helder, ainda no embalo da sua marca de deputado federal mais votado em 2022, é o plano possível do partido para oferecer palanque à reeleição de Lula, já que as opções do mercado no campo palaciano, hoje aliado do PT, representam setores divergentes e bandeiras opostas. Desta vez, porém, o PT não deve sair sozinho para a eleição, como registrado nas disputas passadas. Há um movimento de formação de uma frente progressista, que somaria forças do Psol. Uma aliança ainda não efetivada no Espírito Santo pelas duas legendas de esquerda. As peças do tabuleiro se movem…

Demorou, mas…

A deputada estadual Camila Valadão, principal liderança com mandato do Psol, tem se colocado publicamente como entusiasta da frente. Em 2024, na disputa à Prefeitura de Vitória, eleitores desse campo defenderam essa unidade, no caso entre ela e Coser, contra Lorenzo Pazolini (Republicanos), mas os apelos não vingaram.

Rodando

O próprio Helder Salomão já tinha colocado o pé na estrada, realizando encontros com apoiadores Estado afora e eventos de prestação de contas, para medir o termômetro. Agora a movimentação ganha corpo partidário. Lembrete: o deputado diz que encara a empreitada, mas só se tiver apoio explícito da Nacional e de Lula. Da Nacional já saiu, de Lula…ainda não!

Composição

Confirmada essa chapa do PT, o que parece ser um caminho sem volta, ficará em aberto a segunda vaga ao Senado para “casar” com F       abiano Contarato. Algum nome à vista? Palpites para a coluna!

Composição II

Quem ressurgiu recentemente na cena política foi o ex-secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, se colocando como jogador de várias posições no tabuleiro de 2026. Passando por governo, Senado, Câmara, Assembleia, vice-governador…Nésio é do PCdoB, federado com o PT e PV. Vai disputar qual cargo, afinal?

Apostas

Na disputa à Câmara Federal, como se sabe, as candidaturas carros-chefe colocadas são de Coser e da deputada federal Jack Rocha. Na Assembleia Legislativa, Iriny Lopes tentará a reeleição e a vereadora de Vitória Karla Coser, mais votada em 2024, vai “subir” – ela mira a Prefeitura de Vitória em 2028.

Lado oposto

No campo palaciano citado lá em cima, tem Ricardo Ferraço, que nunca é demais repetir, se declara antipetista e tem origem no grande empresariado, e o “Plano B” é o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido). Quer dizer, muda uma coisinha ou outra, mas os dois têm a mesma forma.

Chapa

A propósito, a chapa palaciana rodou pela festa do Dia do Servidor da Assembleia nesse domingo (26), ao lado do anfitrião, Marcelo Santos (União). Estavam por lá Ricardo Ferraço, Casagrande e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), pré-candidatos, respectivamente, ao governo e ao Senado.

Chapa II

Esse seria o bloco dos sonhos para muitos aliados de Casagrande, mas ainda tem a questão da União Progressista (UP) para resolver. O deputado Da Vitória, futuro presidente da superfederação, já manifestou interesse no Senado, e Arnaldinho avançou para se filiar ao PP. Dois pontos que embolam o cenário. E digo mais: a depender das alianças nacionais, a UP pode cair no colo de Pazolini.

Nas redes

“Lamento profundamente o falecimento do advogado e jurista capixaba, cachoeirense Sérgio Bermudes, referência nacional no Direito e orgulho para o nosso Estado. Em homenagem à sua trajetória, decretarei luto oficial de três dias em todo o Espírito Santo. Minha solidariedade à família, aos amigos e à comunidade jurídica”. Renato Casagrande, governador do Estado.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas