Sábado, 27 Abril 2024

Ataques e defesas

casagrande_manato_leonardo_sa_ales Leonardo Sá/Ales
Leonardo Sá/Ales

Os últimos episódios registrados na área de Segurança Pública dão o tom do embate eleitoral ao governo do Estado e das sessões da Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira (17), a temperatura se elevou, resultado dos tristes e lamentáveis assassinatos de dois soldados da Polícia Militar em serviço, jovens, nesse domingo (16), por criminosos. Deputados aliados do candidato bolsonarista, Carlos Manato (PL), se concentraram, nos discursos, em culpabilizar o governador Renato Casagrande (PSB), com uma série de acusações. As bombas foram lançadas pelos mesmos de sempre: Capitão Assumção (PL), Danilo Bahiense (PL), Torino Marques (PTB) e Carlos Von (DC). A novidade foi Dr. Hércules (Patri), que está rompido com o governo, mas desta vez, assumiu uma postura um tanto diferente. Na esteira dos ataques, o time de Casagrande entrou em campo, exaltando ações da gestão estadual na área, com comparações à época passada de domínio do crime organizado no Espírito Santo. Entraram, aí, como tem ocorrido, citação à Scuderie Le Cocq, elevado número de homicídios quando ele assumiu, falas sobre ameaças de retrocesso, e até suspeitas em relação a três casos seguidos, em pleno segundo turno – ataques em Santa Leopoldina e a ônibus na Grande Vitória, e, agora, as mortes dos policiais – e ainda críticas ao uso político dos episódios. Esses questionamentos foram feitos por Freitas, que também recebeu reforço de Dary Pagung, Janete de Sá e Bruno Lamas, todos do PSB. O cenário deixa, cada vez mais claro, que a Segurança Pública será mantida como a questão central desta fase da disputa, que se encerra no próximo dia 30. Em outra frente, segue a busca frenética por apoios, que marcam também posições divergentes e confusas entre aliados. Depois da Capitã Estéfane (Patri), vice do prefeito de Vitória e opositor, Lorenzo Pazolini (Republicanos), Casagrande recebeu vídeo da Tenente Andresa (Solidariedade), outra representante das forças de segurança, que foi candidata a vice na chapa de Audifax Barcelos (de saída da Rede), fechado, pelo contrário, com Manato. Já ao palanque do PL, aderiu a vice-prefeita de Cariacica, Edna Furtado (Patri), na contramão da aliança de Euclério Sampaio (União). Os correligionários do PSC, deputada federal Lauriete e o presidente da executiva estadual, Reginaldo Almeida, também foram cada um para um lado: ela caminha com Casagrande, ele com Manato. E "tome" salada política, difícil até de explicar para o eleitorado. A semana promete!

Incisivo
Nas redes sociais, Casagrande tem subido o tom. Ele publicou, nesta segunda-feira: "Bandido tem que fugir do Estado do Espírito Santo. Mesmo! Se não fugirem, se estivem aqui, serão alcançados, presos ou vão para o IML".

Incisivo II
Outra fala nesse sentido foi feita pelo comandante-geral da PMES, Coronel Douglas Caus, por duas vezes, ao se referir aos assassinos dos soldados, já presos: "Nosso sentimento era de que deviam voltar dentro de sacos pretos, porque não agrediram só um cidadão, agrediram os cidadãos e o Estado".

Não anda
Mais um assunto da área que dominou a sessão desta segunda da Assembleia foi a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece a autonomia da Perícia Técnica. O tema tem rolado há muito tempo, mas nada da votação ocorrer. Os bolsonaristas também tentaram jogar no colo do governo, mas a questão envolve mais gente: o próprio presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos).

Todo mundo
O que já foi anunciado, é que há consenso para votação, porém, são necessários ajustes em emendas, sob responsabilidade do líder do Governo, Dary Pagung (PSB), e de Erick. E, aí, nos corredores, novamente, a questão eleitoral. Erick, como se sabe, caminha com Manato, e já anunciou mudança na votação do Orçamento 2023, a pedido do aliado. No caso da PEC, porém, qualquer passo em falso, será inevitável: vai respingar em todo mundo! A conferir!

'Tá que tá'
Preterido da disputa ao Senado, para dar lugar a Erick, o ex-prefeito de Colatina e agora deputado estadual mais votado do Estado, Sergio Meneguelli (Republicanos), publicou vídeo nas redes sociais nesse domingo, com a chamada "os humilhados serão exaltados". Já tem mais de 62 mil curtidas, 8,9 mil comentários, e 12 mil compartilhamentos.

Recorde
Com imagens de Serginho, como é chamado, o narrador fala que "o povo deu a resposta diante de tanto absurdo, discriminação e absurda injustiça", além de exaltar que ele foi para as ruas apenas com "um jornal preto e branco, de quatro páginas" e "trabalho voluntário". Ele bateu, de fato, um recorde: 138,5 mil votos, o campeão da história do Estado, e, proporcionalmente, do País.

Silêncio
A propósito, a pergunta que não quer calar: com um capital desse, vai ficar isento no segundo turno? Embora alguns correligionários já tenham manifestado apoio a Manato, Serginho, até agora, nada!

Abrigo
Derrotadas nas eleições deste ano, a ex-prefeita de Mimoso do Sul Flavia Cysne (PSB) foi nomeada no cargo comissionado de assessora especial nível III, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Flavia disputou a Câmara Federal e recebeu apenas 4 mil votos.

Abrigo II
O ato está no Diário Oficial desta segunda-feira (17) e se soma a outros já publicados nos últimos dias, para garantir espaço a aliados que não obtiveram êxito nas urnas no primeiro turno.

Nas redes
"(...) Vamos encher as avenidas e ruas de Vitória com a nossa gente organizada e de luta. A poucos dias para o segundo turno, é primordial que o nosso povo esteja mobilizado em defesa da democracia e de futuros possíveis (...)". Vereadora de Vitória e deputada estadual eleita Camila Valadão (Psol), em convocação para o ato nacional desta terça-feira (18), que também será realizado em Vitória.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/