Segunda, 29 Abril 2024

Atrás do protagonismo

arnaldinho_camara_3_cmvv CMVV
CMVV

Erguer palanques em todos os municípios do Estado como cabeça de chapa ou, no mínimo, pescoço (vice), e se aliar apenas aos partidos definidos pela Nacional que serão divulgados em breve, excluindo-se, obviamente, os de esquerda. Essa é a meta do PL no Estado, que tem sido repetida por suas lideranças, principalmente nos últimos dias, após articulações envolvendo o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). Candidato à reeleição, ele acaba de oficializar a aliança com o PSB, do governador Renato Casagrande. Até aí, zero surpresa! O problema é que já declarou mais de uma vez à imprensa interesse em conversar com todos os atores políticos do município para composição no palanque, incluindo o PL. A reação veio em cadeia nas redes sociais, pelo senador e presidente da legenda no Estado, Magno Malta, o deputado estadual Callegari, o deputado federal Gilvan da Federal e o vereador Devacir Rabello. O tom é: Arnaldinho não representa a direita e o conservadorismo e o PL ditará as regras das candidaturas de 2024. É nesse clima e reivindicando espaço privilegiado na mesa, que o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro se prepara para seu encontro estadual no próximo dia 19, às 9h, no Centro do município. O vereador está nas cotações e tem espalhado: "100% Bolsonaro em Vila Velha só tem um: Devacir Rabello". Será que cola?

Namoros
Os partidos com quem o PL conversará para fechar alianças, segundo Magno, serão publicados em nota pelo presidente nacional, Valdemar Costa Neto. O PSB já foi citado por Gilvan como "um dos que não vamos nos misturar". Os bolsonaristas são opositores ferrenhos de Casagrande.

Saiu na frente
Em Vitória, o deputado estadual Capitão Assumção já teve o palanque lançado, assim como em 2020. A diferença, como já analisei aqui, é que ele vai para a disputa com uma capilaridade de votos considerável, após alcançar a segunda posição à Assembleia, com 98,6 mil. Resta testar essa nova marca no campo municipal...

Saiu na frente II
O deputado já entrou no jogo chutando a canela do prefeito Lorenzo Pazolini, do Republicanos, partido aliado no cenário nacional. O sentido das críticas foi o mesmo lançado em cima de Arnaldinho: não representa "a direita de verdade". Assumção disse ainda que "Vitória está esquecida no tempo".

Mais
Na Serra, segue nas movimentações à prefeitura o vereador Igor Elson. Havia uma conversa de o partido abrigar o ex-prefeito Audifax Barcelos, mas as apostas estão mais altas para o lado do PP. Em Cariacica, o partido de Bolsonaro deve integrar a frente ampla de Euclério Sampaio (União).

Coleção
Nem bem tramitou a representação contra o vereador Vinícius Simões (Cidadania) e já chegou outra à Câmara de Vitória. O autor é o mesmo, Thor do Império, que se rebatizou de Thor, Pagodeiro do Amor. E o novo alvo? Luiz Emanuel Zouain (Republicanos). Nunca uma Corregedoria de legislativo trabalhou tanto!

Coleção II
Nos dois casos, o pedido é de cassação do mandato. Sobre Vinícius, como se sabe, a questão foi levantada por Pazolini durante prestação de contas, referente a uma condenação por danos morais com trânsito em julgado, movida pelo próprio prefeito. No de Luiz Emanuel, a acusação é por cometer atos antidemocráticos, devido a supostos ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Coleção III
Na sessão dessa segunda-feira (7), na Câmara, Zouain fez discurso contra o que chamou de "banalização da Corregedoria da Câmara" e questionou: "Quem são as mãos peludas? Ninguém age sozinho". Sob esse ponto de vista, tratando-se de um vereador da situação e outro da oposição, o autor tem servido a dois senhores.

Recapitulando
Com essas duas representações, já somam quatro contra vereadores em poucos meses. Chico Hosken (Podemos) se livrou, mas o processo de Armandinho Fontoura (Podemos), que está preso, ainda tramita. A conferir!

Nas redes
"Bom ser recebido pelo nosso prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini [Republicanos], juntamente com meu colega de bancada e partido, Da Vitória [PP] no Aeroporto de Vitória. Estou encantado com o restauro do Mercado da Capixaba no Centro. Muitas coisas boas e novidades vindo aí. Vai vendo ES". Evair de Melo, deputado federal pelo PP, em mais uma rodada de conversa de aliança e exaltação a Pazolini.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/