Sábado, 20 Abril 2024

Avanços eleitorais

casagrande_entrevista_leonardo_sa-24 Leonardo Sá
Leonardo Sá
Os anúncios oficiais da eleição ao governo do Estado, que vinham empacados, conseguiram "andar" duas casas importantes do tabuleiro. O ex-deputado federal Carlos Manato, depois de muita insistência, conseguiu garantir sua filiação ao PL, do presidente Jair Bolsonaro. Os detalhes dos bastidores, que envolvem o ex-senador Magno Malta, dono da executiva capixaba, ainda não estão tão claros, já que o próprio vinha resistindo há meses em abraçar Manato. Mas o fato é que a filiação ocorrerá, enfim, nesta terça-feira (22), em Vitória. Ponto para "Manatinho", o candidato do bolsonarismo na disputa de outubro. Magno, enquanto isso, se mantém do mesmo jeito nas redes sociais: nada de Manato! Os dois representarão o palanque majoritário da extrema direita e do presidente Jair Bolsonaro no Espírito Santo, como oposição ferrenha a Renato Casagrande (PSB). Ainda em aberto a vice - palpites? Já no campo oposto, o PT "bateu" na mesa de negociação e lançou o senador Fabiano Contarato ao governo. A estratégia ocorre após uma sucessão de capítulos polêmicos entre o partido e o PSB, que debatem aliança desde o ano passado, com direito a troca de críticas pesadas recentes. O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, não quis colocar muito peso na decisão do PT, reforçando a expectativa de as legendas chegarem a um consenso e até mesmo o senador compor chapa com Casagrande. Não é, por ora, o tom do PT. A permanecer a candidatura, fica a mesma pergunta lá de cima: e a vaga de vice? Com os novos movimentos, até agora são três nomes que se posicionam, de fato, na reta de Casagrande: Manato, Contarato e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), o primeiro a se tornar candidato oficial. Mas, como sempre em política e eleição, ainda há muito para rolar debaixo da ponte que leva ao Palácio Anchieta. Tem jogo!

Ruas
Na live de lançamento da candidatura de Contarato, na noite desta segunda-feira (21), os petistas anunciaram o início de uma "nova etapa" no Estado. Vão para as ruas, apresentar Lula e Contarato como candidatos, e debater o projeto do PT para a disputa de 2022.

Pesquisas
Nos discursos, além das exaltações sobre a decisão unânime da executiva estadual e da militância de fazer do senador o candidato no Estado, o registro de que Contarato já pontuava nas pesquisas antes mesmo de se filiar ao PT. Não à toa, foi disputado por várias legendas desde que anunciou sua saída da Rede Sustentabilidade.

Fora de foco
Contarato, em sua fala, mirou seu alvo no governo Bolsonaro, a quem faz oposição sistemática. As demais lideranças seguiram na mesma linha. Apesar dos ânimos exaltados dos últimos dias, Casagrande não foi o centro dos disparos. Por enquanto...

Investida
Com a definição do cabeça de chapa, outras lideranças se mexem para garantir um lugar ao sol na disputa. O ex-reitor da Universidade Federal do Estado (Ufes) Reinaldo Centoducatte é o motivo de um manifesto assinado por pessoas que se definem como "integrantes das diversas linhas de pensamento ideológico do campo democrático". O documento, que lista a trajetória dele, é para apoio à candidatura ao Senado.

Só cabe um
Dentro do PT, a vaga é disputada, também, pela professora Célia Tavares, que, ao contrário de Centoducatte, vem de uma eleição recente à prefeitura de Cariacica e já concorreu ao Senado. A conferir!

Cadê?
Voltando à dupla Magno-Malta, no Facebook e Instagram do ex-senador, além de seus vídeos com temáticas habituais (Bolsonaro, ministros do Supremo, passaporte vacinal e afins), tem banner de parabéns a pastor, convite para live "Papo de Fé"...mas não do evento desta terça-feira do PL que receberá Manato. Que coisa, hein!

Chamado
A divulgação do mesmo ficou por conta do ex-deputado e da sua mulher, deputada federal Soraya Manato. Ela, aliás, também tinha sido vetada por Magno no PL e acabou fechando com o PTB.

Todos os lados
Sobre os adversários, Manato, até agora, só não atira para cima de Erick Musso. Tanto Casagrande quanto Contarato são alvos constantes de suas publicações em redes sociais. Ou ele não coloca fé na candidatura de Erick ou vê chances de negócios eleitorais.

Outras bandas
O partido Republicanos, como se sabe, era ligado a Bolsonaro e peça-chave do seu bloco até outro dia. Nos últimos tempos, iniciou um processo de afastamento e passou a circular por outras bandas, leia-se Sergio Moro (Podemos).

Nas redes
"Começamos a semana recebendo em nosso gabinete a visita do ex-governador Paulo Hartung. Conversamos sobre experiências de gestão e os desafios atuais em busca de caminhos para o desenvolvimento econômico e social de Vila Velha. E lógico, falamos também do cenário político nacional e estadual". Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha pelo Podemos.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 4

maciel boghi em Terça, 22 Fevereiro 2022 11:18

O senador traira conta rato vai levar ferro.

O senador traira conta rato vai levar ferro.
JesuínoSilva Pereira em Quinta, 24 Fevereiro 2022 08:12

Casagrande vai penar!!!! Aproveita e pedi pinico!!!!!

Casagrande vai penar!!!! Aproveita e pedi pinico!!!!!
Agmarcarioca amigo do mito em Segunda, 28 Fevereiro 2022 16:48

Quem tiver o apoio do mito e Sergio Meneguelli ganha facil

Quem tiver o apoio do mito e Sergio Meneguelli ganha facil
Paulo dos Santos Andion em Terça, 01 Março 2022 02:35

Saiu a lista Nacional de candidatos ao Senado porque senadores têm muito poder:
Bahia =João Roma; Ceará= Capitão Wagner; ES= Magno Malta; Minas= Marcelo Álvaro Antônio; MS= Tereza Cristina; PE= Gilson Machado; RJ=Hélio Lopes Negão; RN= Rogério Marinho; RS= Onix Lorenzoni; SC= Luciano Rang; SP= Ricardo Sales; PA=Damares Alves com essa equipe terá início a limpeza do corrupto Senado Federal.
Brasil acima de tudo! Nosso pai acima de todos!

Saiu a lista Nacional de candidatos ao Senado porque senadores têm muito poder: Bahia =João Roma; Ceará= Capitão Wagner; ES= Magno Malta; Minas= Marcelo Álvaro Antônio; MS= Tereza Cristina; PE= Gilson Machado; RJ=Hélio Lopes Negão; RN= Rogério Marinho; RS= Onix Lorenzoni; SC= Luciano Rang; SP= Ricardo Sales; PA=Damares Alves com essa equipe terá início a limpeza do corrupto Senado Federal. Brasil acima de tudo! Nosso pai acima de todos!
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/