Sábado, 27 Abril 2024

Avenida Araceli, já!

avenida_araceli_mindu Mindu Zinek
Mindu Zinek

Neste 18 de maio, instituído como o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente devido ao crime brutal e chocante contra a menina Araceli Cabrera Crespo, publico a charge de c, para pontuar mais uma vez, em forma de protesto, a omissão que já perdura há anos e esfrega na cara dos capixabas, todos os dias, o peso da impunidade. Uma das principais avenidas de Vitória ainda homenageia a família de dois envolvidos no caso, Dante de Brito Michelini e seu filho Dante de Barros Michelini, o Dantinho - o terceiro é Paulo Constanteen Helal, também de família tradicional e influente do Estado. Após acusações contundentes e condenação em primeira instância, eles foram absolvidos pelo Tribunal de Justiça (TJES), alegando "falta de provas". Não bastasse ter terminado assim, as tentativas de mudar o nome da avenida para Araceli também foram em vão, com a conivência de políticos. O registro mais sintomático ocorreu em 2018, quando o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) vetou a realização de um plebiscito, proposto pelo ex-vereador Roberto Martins, para ouvir a vontade da população, sem qualquer reação da Câmara de Vereadores. Em contradição, virou uma máxima explorar o caso para garantir holofotes. Ao invés de permitir à população que decida, o poder público municipal, sempre em eventos com pompa e circunstância, denominou o viaduto construído ao final da avenida de Araceli Cabreira Crespo e inaugurou um memorial. Tudo isso justamente nessa mesma avenida, que passados 50 anos do crime, segue a exaltar dois dos três algozes de uma criança de apenas 8 anos. Justiça por Araceli!

Barbárie
As investigações apontam que Araceli teria permanecido em cárcere privado em um bar chamado Franciscano na própria avenida, em Camburi, onde também foi morta. Dantinho e Paulo Helal teriam raptado a menina e levado para o bar de Dante Pai, onde ela foi abusada, drogada e assassinada. O corpo foi incinerado e jogado num matagal.

Marca Michelini
Ah, mas há quem diga: a homenagem é para o patriarca, o avô de Dantinho, e foi concedida alguns anos antes do assassinato de Araceli...oras, não muda o pleito! O desenrolar do caso tem relação direta com a poderosa família e influências apontadas no processo, e, mais ainda, com a marca Michelini, reproduzida por gerações, nos nomes dos próprios acusados.

Quem?
A mudança tem sido, também, um apelo popular. Há dez anos, um protesto já destacava a cobrança, ao colocar adesivos com o nome de Araceli nas placas de identificação da via. Não deu em nada! Em 2017, a mesma Câmara de Vitória abriu consulta popular nas redes sociais reforçando a reivindicação. Apenas no primeiro dia, 93,7% votaram favorável. Também não deu em nada. A quem interessa, afinal, proteger essa homenagem a qualquer custo?

Estratégia eleitoral
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (sem partido) deixa cada vez mais claro que a estratégia para desgastar seu principal adversário, Sérgio Vidigal (PDT), é focar em obras. Nesta semana, voltou às redes sociais, para falar de mais uma delas, a Rotatória do Ó, voltada à melhoria do trânsito, que disse ter deixado recurso disponível e "nem sinal de término". "Já são quase três anos e nada", reforçou.

Estratégia eleitoral II
Audifax emendou dizendo que "isso é uma vergonha" e "falta gestão" e "respeito ao dinheiro público". Depois, avisou que a "população está de olho" e "está na hora de darmos um basta nisso", declarando-se de vez candidato em 2024. O ex-prefeito ainda não se filiou a um novo partido, após deixar a Rede Sustentabilidade no ano passado.

'Agroboy'
O deputado federal Evair de Melo (PP) está em todas. Ele atuará como membro titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para atingir o Governo Lula e o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A piada já vem pronta: o ex-ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP), um fiasco e defensor do "passar a boiada", é o relator.

'Agroboy' II
Outro dia, Evair ficou possesso que sete ministros visitaram a tradicional e importante Feira Nacional da Reforma Agrária, em Brasília. "Não tem mais diálogo! O governo arrancou a ponte com o agro", avisou, chamando os líderes do MST de "terroristas".

Nas redes
"É inaceitável que ainda hoje precisemos lutar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Crime hediondo. A data de hoje é o marco de um crime horroroso que há 50 anos está sem solução, que é o emblemático assassinato da menina Araceli, em Vitória (...)". Helder Salomão, deputado federal pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/