segunda-feira, novembro 3, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 3, 2025
segunda-feira, novembro 3, 2025

Leia Também:

Caldo entornado

Dárcio Bracarense, o vereador do PL que declarou guerra de vez a Pazolini – e vice-versa…

Redes Sociais / ALES

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), não é novidade, negocia com o Partido Liberal (PL) uma aliança para a candidatura ao Palácio Anchieta em 2026. Algumas lideranças do partido do senador Magno Malta já circulam com ele em agendas, outros ainda se mantêm afastados publicamente, e há aqueles que adotam um tom mais crítico – ou melhor, aquele: o vereador Dárcio Bracarense! Se antes essa postura vinha em forma de discursos sobre discordâncias de ações da gestão e até mesmo da isenção de Pazolini em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agora a situação descambou para uma guerra declarada, e pelos dois lados! Bracarense usou a tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (3), para reagir a uma ação judicial movida contra ele pelo prefeito, que teve uma tutela de emergência favorável ao autor na semana passada. Em resumo, o vereador, que ainda não foi notificado, terá que excluir de suas redes sociais um vídeo em que aponta como “irregulares” a compra de imóveis em outros municípios para destinar a famílias inscritas em programas habitacionais da prefeitura, como tem ocorrido, sempre ao lado do ex-presidente da Assembleia Legislativa e presidente estadual do Republicanos, Erick Musso. “Não vou me calar, vai ter que me aceitar, me engolir…é xarope Dárcio, vai descer gostoso, é sal no capeta…vai sofrer, vai chorar, vai ter que acionar a Justiça mais vezes, lamento, vai chorar muito, enquanto não aprender a debater como gente”, esbravejou o vereador em plenário. Ele solicitou que a Procuradoria da Câmara se “colocasse à disposição” para o caso, citando a Presidência – exercida por Anderson Goggi (ex-PP) – e defendeu: “o debate é legitimo, quem está sendo calado é esta Casa”. O caldo, que já estava transbordando, entornou de vez…

Caldo entornado II

Bracarense também aproveitou para chamar os vereadores ao protesto, devido a convites do prefeito a ex-secretários e lideranças comunitárias para fazer entregas de obras. “E o trabalho de vocês? Não deixe que cuspam na cara de vocês, defendam o parlamento, é o que estou fazendo”. Desdobramentos? A conferir!

Progressista?

O caso tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública de Vitória, e a decisão é da juíza Sayonara Couto Bittencourt. Bracarense disse que foi surpreendido ao saber do processo, na sexta-feira (31), por jornalistas. Nesse domingo (2), ele publicou uma nota nas redes sociais, em que aponta, entre outros pontos, que a “ação é orquestrada por um prefeito que se mascara de direita, mas cujas práticas revelam grande afinidade com o autoritarismo progressista”.

Lula?

O vereador diz até que a gestão municipal “não apenas se alinha ideologicamente à administração Lula – com contratações de entidades progressistas e globalistas, notórias adversárias do campo conservador – mas agora adota as mesmas táticas persecutórias e de censura, usando o Poder Judiciário para silenciar vozes dissonantes. Tal conduta evoca os piores resquícios de regimes autoritários, onde a divergência é tratada como crime”.

Oposição

Na crítica à entrega de imóveis pela Prefeitura de Vitória em outros municípios, Bracarense faz coro a lideranças da esquerda, que têm tratado o tema há semanas, como a deputada estadual Camila Valadão, que também gravou vídeo nas redes, e a vereadora de Vitória Ana Paula Rocha, com discursos em plenário – ambas do Psol.

‘Presentão’

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o aumento de 25% no valor do auxílio-alimentação dos servidores em “urgência, urgentíssima”. A medida, anunciada por Pazolini, foi para marcar o Dia do Servidor Público, mas não agradou. As categorias cobram, desde o início do ano, o reajuste salarial e a valorização das carreiras.

Passos adiante

O deputado estadual Callegari – ex-PL – marcou para o próximo dia 29 sua festa de filiação ao Democracia Cristã (DC) para disputar o Senado. Será no seu reduto, Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. A data seria a mesma do lançamento de outra pré-candidatura ao mesmo cargo e também do campo da direita, do vereador de Vitória, Leonardo Monjardim, mas o Novo resolveu antecipar para este sábado (8), na Capital.

Ensaios

O deputado federal Helder Salomão, que colocou o bloco na rua para construir sua candidatura ao governo pelo PT, já experimenta pitadas de críticas à gestão estadual, hoje aliada do partido. Palavras dele após encontro em São Mateus, no norte: “É muito importante o Espírito Santo ter as contas equilibradas e nota A no Tesouro Nacional, mas precisamos que seja nota A em políticas públicas para atender àqueles que mais precisam”.

Cada uma…

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), levou o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun, ao plenário nesta segunda-feira, para acompanhar a votação das contas de sua gestão de 2022. Passou com unanimidade, com discursos elogiosos dos deputados e do próprio Chamoun…gente, oba-oba, confete e parabéns por ele ter feito mais do que obrigação? Fala sério!

Nas redes

“(…) acompanhamos o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço nesse momento importante, que garante mais desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo (…)”. Vandinho Leite, deputado estadual pelo PSDB, em mais um anúncio como integrante cativo da “caravana” de Casagrande rumo a 2026 – edital para contratação da empresa que vai executar as obras da Estrada do Picadão, em Laranja da Terra.

FALE COM A COLUNA: [email protected]


Mais Lidas