Sábado, 20 Abril 2024

Chapa PL-PTB e...

filiacao_manato_pl_reproducao Reprodução
Reprodução

O evento de filiação do ex-deputado federal Carlos Manato ao PL, de Jair Bolsonaro e do ex-senador Magno Malta, nesta terça-feira (22), em Vitória, além dos discursos habituais dos seguidores do presidente, foi marcado por acenos ao deputado estadual Rafael Favatto, comandante do partido Patriota no Estado. "Gostaria muito de tê-lo visto aqui", exaltou Magno, ao defender o que chamou de "unidade e pluripartidarismo conservador" em prol da reeleição de Bolsonaro. O ato consolidou ainda a chegada à legenda dos também deputados estaduais Capitão Assumção e Danilo Bahiense. Assumção estava exatamente no Patriota e dedicou a Favatto, na sequência, um discurso completo na sessão da Assembleia Legislativa, com muitos elogios e agradecimentos. Já Bahiense passou meses sem legenda, depois de ser liberado pela Justiça para se desligar do PSL. Com a chapa agora oficializada nas eleições majoritárias, formada por Manato ao governo e Magno ao Senado, o PL precisa ampliar seu arco de alianças, ainda restrito no Estado ao PTB. Pelo tom desta terça, já deixa claro que a meta principal é o Patriota, que chegou a entrar, em 2021, na lista de cotados para uma possível filiação de Bolsonaro, o que não logrou êxito. Mas, aí, vem a questão local: embora Favatto, por vezes, se diga apoiador de Bolsonaro, não é novidade nenhuma sua relação próxima ao governador Renato Casagrande (PSB), o alvo a ser batido pelo grupo bolsonarista no Espírito Santo. O que Favatto vai arrumar para outubro próximo? O partido vai para um lado e ele fica no meio? Quero só ver...

Degrau
Lembrando que Favatto passou a ser apontado como postulante a uma cadeira na Câmara Federal, e não à reeleição. Ele tem efetivado várias filiações ao Patriota e circula pelo Estado em conversas e solenidades – neste último ponto, aliás, tem lugar cativo nas realizadas pelo governo do Estado. O deputado sobe mesmo de degrau? Sei não...

Insatisfação
A parceria de Favatto com Casagrande já foi motivo, inclusive, de muitos protestos de filiados ao próprio Patriota mais exaltados, como o vereador de Vitória Gilvan da Federal. Já Assumção, apesar das inúmeras contradições de posicionamentos entre dois, nunca foi de jogar carga no colega de plenário. Nesta terça, falou até de "braço amigo" e "irmão".

Choque
As atuações políticas dos então correligionários no plenário da Assembleia sempre chamaram atenção, pelos perfis completamente antagônicos e, também, alianças. Assumção opositor ferrenho de Casagrande e sempre inflamado nos discursos. Já Favatto aliado do governador e com tom ameno para tudo e todos.

Porta aberta
A filiação de Assumção ao Patriota ocorreu após sua expulsão do PSL, que saiu da condição de abrigo de bolsonaristas e passou a compor o arco de alianças de Casagrande. O partido deu a condição para o militar ser candidato à Prefeitura de Vitória, em 2020, mas o desempenho foi inexpressivo: 7,2% de votos.

Mais do mesmo
O evento do PL em Vitória teve de tudo: Magno Malta cantou músicas, deu esporro por conversas paralelas, e usou todo o arsenal do bolsonarismo. Ou seja, além de exaltar o presidente "zilhões" de vezes, incentivou as medidas de vereadores para impedir a exigência do passaporte vacinal e atacou a imunização infantil, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e a "falácia da Covid-19"...

Mais do mesmo II
...também não deixou de fazer, obviamente, discursos contra o aborto e o "comunismo", disse que "armas não matam", e voltou na facada a Bolsonaro e na CPI da Covid, que segundo ele não presta, mas, ao mesmo tempo, destacou a da Pedofilia, o verdadeiro circo midiático que comandou no Senado e que condenou/massacrou até um homem inocentado pela Justiça. Quem não conhece, que compre!

Antes tarde...
Ah, vale o registro: o ex-senador, enfim, colocou Carlos Manato em suas redes sociais!

Time
O bloco bolsonarista do Estado estava todo presente ao evento: fora os citados acima, os deputados estaduais Torino Marques (PSL) e Carlos Von (Avante); o Tenente Assis (PTB); e os vereadores Gilvan da Federal (Patriota), de Vitória, e Rômulo Lacerda (PSL) e Devacir Rabello (DC), de Vila Velha.

Nas redes
"Visitei hoje [segunda, 21] o ex-governador Paulo Hartung e ganhei o novo livro dele (Brasil: desafios e propósitos). Foi muito bom ter uma conversa com quem busca pensar soluções para o País e valoriza o papel da política nessa caminhada". Davi Esmael, presidente da Câmara de Vitória, e integrante do PSD, futura sigla do ex-governador, que tem se reunido com várias lideranças no Estado nos últimos dias.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 5

gustavo em Quarta, 23 Fevereiro 2022 14:29

Se arrependimento matasse eu estaria morto por ter votado nesse picareta, Malta nunca mais.

Se arrependimento matasse eu estaria morto por ter votado nesse picareta, Malta nunca mais.
lucas santos em Quarta, 23 Fevereiro 2022 16:23

Gente que filme de terror essa foto, dois demônios....

Gente que filme de terror essa foto, dois demônios....
Deise Alves em Quarta, 23 Fevereiro 2022 17:40

Só tem lixo neste grupinho de políticos safados. São os piores do nosso Estado.

Só tem lixo neste grupinho de políticos safados. São os piores do nosso Estado.
Bezerra em Quarta, 23 Fevereiro 2022 20:36

Se arrependimento matasse eu estaria morto por ter votado nesse picareta. Contarato nunca mais

Se arrependimento matasse eu estaria morto por ter votado nesse picareta. Contarato nunca mais
Agmarcarioca amigo do mito em Sexta, 04 Março 2022 20:32

Eu ja tenho candidato ao senado,com pouco fez muito Sergio Meneguelli,esse eu conheço a 44 anos

Eu ja tenho candidato ao senado,com pouco fez muito Sergio Meneguelli,esse eu conheço a 44 anos
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/