Domingo, 05 Mai 2024

Choque político

monjardim_gilvan_redes_leonardo_sa Redes/Leonardo Sá
Redes Sociais/Leonardo Sá

Empossado na Câmara de Vitória em dezembro de 2022 como suplente de Gilvan da Federal (PL), àquela altura cassado, o vereador Leonardo Monjardim (Patri) se esforça para ocupar o espaço deixado pelo hoje deputado federal e um dos representantes mais exaltados do bolsonarismo e da extrema direita no Estado. Embora não tenha o mesmo perfil de atuação, já que Gilvan marcou sua passagem por ataques e denúncias judiciais, Monjardim tem se concentrado em pautas como o Escola sem Partido e redução da maioridade penal, além de explorar o "verde-amarelo" e os movimentos de rua. Nessa linha, realizou uma sessão solene nessa segunda-feira (6) para homenagear os patriotas e conservadores. Na lista estavam o próprio Gilvan, o senador Magno Malta (PL), a bancada do PL da Assembleia Legislativa, lideranças do Patriota e o ex-deputado Erick Musso (Republicanos). Pois Gilvan se apressou em divulgar vídeo nas redes sociais com críticas e alertas, tomando distância do ex-integrante de chapa. O deputado não cita o nome de Monjardim, mas fala de "um vereador" e da sessão solene: "não irei nem enviarei representante"; "não sento com quem não tem palavra e com traidor"; "politicagem sem honra e sem princípio"; "cuidado para não serem enganados", "por trás toma cafezinho com vereador do Psol e PT" e "depois não digam que eu não avisei". Quer dizer, se depender de Gilvan...

Entrelinhas
Monjardim já assumiria a cadeira de Gilvan, que subiu para Brasília, mas o processo foi antecipado por uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por infidelidade partidária, assinada pelo próprio vereador e pela executiva estadual do Patriota. As frases do deputado federal no vídeo indicam, porém, questões que vão além.

Entrelinhas II
Tem ruído e divisões internas, inclusive perceptíveis nas redes sociais. Um exemplo é a postagem de Monjardim convocando para um ato no dia primeiro de maio, "em defesa da pátria, família e liberdade", que teria relação com as prisões de bolsonaristas. Rendeu questionamentos e debates nos comentários. Lá pelas tantas...

Entrelinhas III
...Monjardim se justifica em relação a ser uma liderança da direita no Estado e não ter seu trabalho nesse campo reconhecido. No primeiro ponto, se diz apenas "um soldado do projeto" protagonizado por Gilvan, Capitão Assumção (PL) e Carlos Manato (PL). No outro, cita os dois últimos nomes para validar sua atuação.

Território amplo
Embora eleito em 2020 com apenas 1,5 mil votos, Gilvan mostrou, no ano passado, que conquistou eleitorado no Estado. Numa eleição marcada por intensa polarização, ficou em segundo lugar na disputa à Câmara, com 87,9 mil. Abocanhar uma fatia desse bolo será um ótimo negócio para Monjardim, que ficou na suplência de vereador também com votação inexpressiva, 1,2 mil.

Território amplo II
A marca faz, inclusive, com que Gilvan entre nas cotações para representar o projeto bolsonarista na Capital em 2024, junto com Capitão Assumção, que já disputou a prefeitura duas vezes, sem oferecer ameaças aos seus adversários. Só que agora, o cenário também mudou para o militar: foi o segundo mais votado à Assembleia, com 98,6 mil votos.

Território amplo III
Não tem como desprezar, ainda, o resultado da participação de Carlos Manato na eleição ao governo do Estado. Mas o ex-deputado federal, desolado, saiu do pleito anunciando aposentadoria eleitoral.

Alcance
Pergunta que não quer calar: só Gilvan da Federal não compareceu à homenagem realizada por Leonardo Monjardim? Emails para a coluna!

Mais uma
A propósito, frase do vereador André Moreira (Psol) no plenário da Câmara esta semana, quando Monjardim falou da redução da maioridade penal: "tomara que não esteja nascendo um novo Gilvan da Federal aqui". A conferir!

Nas redes
"O deputado Nikolas Ferreira [PL-MG], que acha que é brincadeira usar peruca e ser transfóbico, precisa ser cassado urgentemente, como a deputada Tabata Amaral [PSB-SP) já requisitou. Não existe piada nem passar pano quando o assunto é violência". Karla Coser, vereadora de Vitória pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/