Sexta, 19 Abril 2024

Combate aberto

thiagopecanha_lucianodepaiva_facebook Facebook
Facebook

Ex-aliados, depois rompidos com direito a polêmica, outras idas e vindas na relação, inclusive recentemente, e agora juntos para as eleições de novembro deste ano. O anúncio veio nas redes sociais, primeiro pelo ex-prefeito Luciano Paiva, cassado e condenado pela Justiça, com a chamada "100% Itapemirim" e "abaixo coronelismo", reforçado nessa quarta-feira (15) pelo seu ex-vice e atual prefeito, Thiago Peçanha Lopes (Republicanos), com a mesma "marca". A união dos dois, integrantes do grupo que está no comando do município desde 2013, no caso de Luciano com uma coleção de processos e acusações de irregularidades e, no de Thiago, de denúncias e confrontos, consolida os esforços para a reeleição de Peçanha, que assumiu guerra no ano passado com a antiga e conhecida liderança da região, deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), além de sua mulher e deputada federal Norma Ayub (DEM), candidata à prefeitura na cidade próxima de Marataízes. Considerando os últimos capítulos desse embate, a pergunta principal é: Theodorico subirá no palanque de quem para abater o adversário? Dizem, por lá, que as demais forças se concentrarão na única candidatura colocada no campo de oposição, do médico Dr. Antônio Rocha, do PP, partido do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, aliado fiel do governador Renato Casagrande (PSB), e também genro do ex-prefeito Alcino Cardoso. Nas redes sociais, ele justifica a candidatura "porque acredita numa política sem corrupção". O histórico de Itapemirim não deixa dúvidas: vai ferver!

Chapas
Os dois palanques já definiram seus vices. O prefeito Thiago Peçanha anunciou há poucos dias o advogado e ex-funcionário da prefeitura, Nilton Cesar Soares Santos (PSDB), conhecido como Niltinho. Já o Dr. Antônio Rocha vai caminhar com o vereador Fábio Dagata (PSL), uma costura efetivada ainda em 2019.

Irresponsabilidade
Aliás, apesar das orientações do uso obrigatório de máscara para evitar a propagação do coronavírus, Thiago Peçanha tem circulado pelo município visitando eleitores em suas casas e realiza reuniões com lideranças, com direito a abraços, ora sem, ora com máscara. Qual é o critério?

Irresponsabilidade II
As fotos estão publicadas em seu Facebook e, sem dúvida, prestam um desserviço no combate à pandemia. Aliás, os políticos que posam ao seu lado, também sem máscara, idem! Luciano Paiva é um deles.

Promete
A propósito, na região sul do Estado, já começou a batalha judicial de propaganda antecipada e afins. Em Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes, as denúncias e ações pipocam. Até novembro...

Sem fim
Na Serra, a polêmica do auxílio emergencial segue ativa, após vários capítulos. Nessa quarta-feira (15), a Câmara derrubou o veto do prefeito Audifax Barcelos (Rede) ao projeto aprovado pelos vereadores de conceder três parcelas de R$ 500 às famílias de baixa renda e aos trabalhadores informais. O prefeito, como se sabe, não quis dividir protagonismo e criou um auxílio próprio, de valor bem menor, R$ 300 ao todo pelo mesmo período, que já começou a pagar.

Sem fim II
Na votação do projeto, uma manobra de Audifax quase barrou a aprovação, quando um grupo de vereadores tentou derrubar o quórum. Desta vez, só votou contra Fábio Duarte (Rede), que o prefeito tem apresentado à população como seu candidato à sucessão. Três ausências foram registradas: Fábio Latino (PSB), Luiz Carlos Moreira (MDB) e Ericson Duarte (Rede).

E agora?
O presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), diz que a lei já foi promulgada e está valendo. Mas Audifax não é de aceitar derrotas assim, tão fácil. Logo, logo aparecem os novos desdobramentos.

Articulação
Ainda na Serra, o deputado estadual Alexandre Xambinho (PL), que se declara candidato a prefeito, está colado na Associação de Cabos e Soldados do Estado (ACS). Tem feito seguidas visitas para debater questões relacionadas aos militares e, certamente, fechar apoio eleitoral.

Articulação II
Também apareceu por lá, junto com Xambinho, o deputado Lorenzo Pazolini (Republicanos), pré-candidato a prefeito em Vitória. A Associação era combativa ao governo Paulo Hartung, apoiou Renato Casagrande, mas surgiram ruídos após a crise das promoções e reajustes salariais, ainda latentes. Pazolini, de oposição, tem explorado os temas no plenário da Assembleia.

PENSAMENTO:
"A moral é uma, os pecados são diferentes". Machado de Assis

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 2

José Simão em Sexta, 17 Julho 2020 12:56

Sinceramente uma vergonha essa união em Itapemirim embora saibamos que na política tudo pode. O Prefeito em exercício (então Vice) derrubou o dr. Luciano, e depois de tantas ídas e vindas no ano passado voltaram a tricotar. Certo é que em se falando de caráter e honestidade a razão é uma só: a AUSÊNCIA de tais requisitos na mencionada dupla politiqueira resta cristalina. Ainda bem que os órgãos de controle externo estão de olhos bem abertos para os dois, um inclusive, já condenado judicialmente pelo Tribunal de Justiça. As próximas cenas virão... aguardemos até novembro!

Sinceramente uma vergonha essa união em Itapemirim embora saibamos que na política tudo pode. O Prefeito em exercício (então Vice) derrubou o dr. Luciano, e depois de tantas ídas e vindas no ano passado voltaram a tricotar. Certo é que em se falando de caráter e honestidade a razão é uma só: a AUSÊNCIA de tais requisitos na mencionada dupla politiqueira resta cristalina. Ainda bem que os órgãos de controle externo estão de olhos bem abertos para os dois, um inclusive, já condenado judicialmente pelo Tribunal de Justiça. As próximas cenas virão... aguardemos até novembro!
ALBÉRICO SOUZA em Segunda, 20 Julho 2020 14:52

DR. ANTONIO ROCHA DO PP, HOMEM DO BEM, CRISTÃO VERDADEIRO, GRANDE CHEFE DE FAMÍLIA, E A GRANDE RENOVAÇÃO PARA ITAPEMIRIM SEM CORRUPÇÃO E IRÁ TRATAR DA SAÚDE DO MUNICÍPIO.

NO MÊS 11 VAI DAR 11

DR. ANTONIO ROCHA DO PP, HOMEM DO BEM, CRISTÃO VERDADEIRO, GRANDE CHEFE DE FAMÍLIA, E A GRANDE RENOVAÇÃO PARA ITAPEMIRIM SEM CORRUPÇÃO E IRÁ TRATAR DA SAÚDE DO MUNICÍPIO. NO MÊS 11 VAI DAR 11
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/