Domingo, 28 Abril 2024

Corrida de 2024

deputados_tyagohoffmann_gandini_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Um saiu da recolha, o outro não para de circular, e os dois têm pretensões à Prefeitura de Vitória em 2024. Os deputados estaduais Fabrício Gandini (de saída do Cidadania) e Tyago Hoffmann (PSB) se reuniram para encontro político nesta semana. A conversa ocorre no mesmo momento em que Gandini avança mais um passo na direção do PSD, onde encontrou a porta escancarada para erguer novamente seu palanque municipal, assim como fez em 2020. Em meio a esse processo, se mantinha em silêncio e também sem mostrar suas cartas para o próximo ano. O encontro com Hoffmann, porém, ele fez questão de divulgar: "Discutindo parcerias para o futuro!", destacou. Já o deputado do PSB, como registrado aqui algumas vezes, desde que entrou no cenário como candidato, não para quieto. Gandini foi mais uma dessas articulações, depois de conversas registradas com outro nome cotado para o pleito, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, praticamente lançado oficialmente em evento recente do PSDB. Sempre com registros públicos e frases que sugerem composições. Desta vez, ele publicou: "Alinhando ideias em um só objetivo. O futuro é agora". Os três nomes citados acima orbitam ao redor do governador Renato Casagrande, correligionário de Hoffmann. Embora a previsão, hoje, seja de profusão de candidaturas, é difícil cogitar que não passe um funil nesse bloco até as definições do tabuleiro. O "x" da questão é justamente esse: quem dá mais na mesa de negociação e nas urnas.

Muda rápido
E pensar que no começo deste ano Gandini e Hoffmann quase se engalfinhara no plenário da Assembleia Legislativa, hein?! As famosas nuvens da política.

Muda rápido II
Para quem não se lembra, àquela altura, Gandini estava em colisão com o governo do Estado, e uma emenda ao projeto de bolsas para estudantes da rede estadual gerou um bafafá danado no plenário da Assembleia, o que expôs insatisfações e divisões na base. Os protagonistas foram os dois. Depois recuaram e, agora, estão aí registrando capítulos eleitorais.

Bandeiras
Já Luiz Paulo começou a divulgar, nas redes sociais, ações que foram marcas de suas gestões em Vitória, como o Projeto Terra. Essa estratégia foi sinalizada no último dia 31, quando ele foi oficializado à frente do comando do PSDB de Vitória. Outras áreas prioritárias são a recuperação do Centro, saúde e mobilidade urbana.

'Juntos e misturados'
Ainda nas andanças eleitorais na Capital, lideranças do Republicanos e do PP voltaram a se reunir. Erick Musso, com o vereador Anderson Goggi e o presidente do diretório municipal do PP, Marcos Delmaestro. Goggi é candidato à reeleição e o Republicanos e PP estão "juntos e misturados" para 2024 e 2026!

E o MDB, hein?
A ideia era a ex-senadora Rose de Freitas pacificar um partido em guerra e a situação desandou de vez. Agora com ela versus o ex-deputado federal Lelo Coimbra, que por muito anos liderou o MDB no Estado. Rose rendeu mais do que deveria no cargo, foi alvo de denúncias, e o cenário atual é o seguinte: duas chapas e duas convenções distintas para incrementar o B.O, na próxima semana. Previsão de mais caos e nada de solução.

Retomada
O projeto de Lelo retornar à presidência da legenda já havia ficado claro lá atrás, início de 2022, quando ocorreu a debandada de filiados históricos e com mandato. Só sobrou ele, que chegou a ser cotado para disputar a Câmara Federal novamente, mas desistiu. O ex-deputado é aliado do ex-governador Paulo Hartung (sem partido), adversário de Casagrande, lado onde se encontra, nas mãos de Rose, o MDB.

Contradições gritantes
Por falar em Hartung, quem esteve com ele semana passada, em São Paulo, foi o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (Republicanos). Saiu rasgando elogios e disse que a conversa foi sobre "política e futuro". Em seguida, veio o nó: juntou sustentabilidade com Hartung e a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ). A conta não fecha...

Contradições gritantes II
...Hartung, o governador que marcou um período lamentável no Estado, de relações promíscuas com as poluidoras e o empresariado. O Ibá, que representa os interesses das empresas de monocultivos, como a Suzano (ex-Aracruz Celulose e ex-Fibria). Piquet ainda disse que trouxe na mala planos e projetos inspirados do encontro para implementar na Capital. "Vishi", pior que está, fica!

Nas redes
"Mais um golpe baixo de Pazolini! Dessa vez, contra o piso salarial da enfermagem. Enfermeiras e enfermeiros são pilares da saúde em Vitória e em todo o Brasil. Respeite a categoria, prefeito!". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/