Quarta, 24 Abril 2024

Corrida final

assumcao_assis_redes_sociais Redes sociais
Redes sociais

Sempre vendendo no Estado a imagem de legítimos bolsonaristas, aliados e amigos do presidente, o deputado estadual Capitão Assumção (Patri) e o Subtenente Assis (PTB) entraram nas eleições deste ano ligando mais uma vez seus nomes a Jair Bolsonaro, na expectativa de repetir a fórmula da disputa de 2018. Mas, até agora, a menos de duas semanas da votação, se inserem nas estatísticas de candidatos bolsonaristas que "empacaram" no pleito deste ano, considerando as pesquisas eleitorais divulgadas até agora pelo Ibope e Datafolha. No caso de Assumção, candidato a prefeito em Vitória, o recorte aponta que candidatos apoiados oficialmente ou que tentam se apresentar como alinhados a Bolsonaro lideram a disputa em apenas três das 26 capitais (São Paulo, Fortaleza e Ceará), como divulgou a imprensa nacional. Com todo material de campanha e fotos nas redes sociais colado em Bolsonaro, Assumção diz desacreditar em números, criando a frase "Vitória é conservadora". O deputado ainda não passou de 6,2% das intenções de votos nos levantamentos feitos por aqui, que incluem o Ibope/Rede Gazeta e a Futura/Folha Vitória. Já o Subtenente Assis, que disputa a prefeitura de Cariacica, para além das fotos com o presidente, se coloca como o único candidato do município que tem "portas abertas" no governo federal e usa como estratégia, na campanha, vídeos dele com o presidente e de apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e da ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Quer dizer, sem surpresas pra lá de inesperadas nesta corrida final, aquela "onda Bolsonaro, conservadora e de direita" da disputa passada não vai passar de marola este ano no Espírito Santo.

Complicou mais 
Nas duas pesquisas Ibope, a mais recente divulgada nesta terça-feira (3) e a primeira no dia 13 de outubro, Assumção apresenta até queda de 6% para 5%. Por outro lado, subiu no índice de rejeição – de 35% para 41%.

Complicou mais II
Já nas duas pesquisas Futura, a última do último dia 27, chega aos 6,2%, ficando tecnicamente empatado com o segundo bloco de candidatos, mas mesmo assim, bem afastado dos primeiros colocados, Fabrício Gandini (Cidadania), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT), que, tudo indica, disputarão voto a voto as duas vagas no segundo turno.

Difícil
Em Cariacica, a situação é parecida para o Subtenente Assis (PTB), que bate a casa dos 5%, tão longe quanto em relação ao primeiro bloco da disputa, que tem o ex-deputado Marcos Bruno (Rede), que passou de 19%, e o atual Euclério Sampaio (DEM). 

Obstáculos
Aliás, se o cenário favorável a Marcos Bruno se consolidar, vai ser a boia de salvação da Rede, do prefeito da Serra Audifax Barcelos, nas eleições deste ano. As apostas do partido na Grande Vitória não avançaram.

Obstáculos II
Na Serra, o candidato de Audifax à sucessão, Fábio Duarte (Rede), está bem longe do seu principal adversário, Sérgio Vidigal (PDT). Em Vitória, a chapa de Sérgio Sá (PSB), que a Rede emplacou a vice Laís Garcia, nada de vingar. Do mesmo jeito, o caminho segue complicado em Vila Velha para Rafael Primo, que formou a "frente popular democrática".

Tiro no pé
O evento com duas mil pessoas realizado há uma semana pelo candidato à prefeitura de Vitória, Fabrício Gandini (Cidadania), completamente fora de propósito em plena pandemia, ainda rende. Já são cinco políticos com Covid-19 que participaram: o próprio Gandini e seu vice Natan Medeiros (PSL), o prefeito Luciano Rezende (Cidadania), o deputado federal Felipe Rigoni (PSB) e o vereador Leonil (Cidadania).

Tiro no pé II
O assunto foi parar no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, pelo deputado José Esmeraldo (sem partido), pai de Sérgio Sá (PSB), vice-prefeito que também é candidato e rompido com Luciano. "Vergonha, irresponsabilidade, mau exemplo" foram alguns dos termos usados por ele para criticar o prefeito, que é médico e ainda aparece em fotos publicadas nas redes sociais sem máscara.

Tiro no pé III
Esmeraldo disse que foi uma "salada de Covid", com contaminação de várias pessoas. É...os "anônimos", sem dúvidas, serão abafados, para não piorar o estrago.

Mas, já?
Enquanto os casos "pipocam", Gandini gravou mais um vídeo nas redes sociais nesta terça, falando que em breve está liberado para voltar às ruas.

PENSAMENTO:
"Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita". Confúcio

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/