quinta-feira, setembro 11, 2025
22.9 C
Vitória
quinta-feira, setembro 11, 2025
quinta-feira, setembro 11, 2025

Leia Também:

Decisões eleitorais

Posse de Coser na Presidência do PT deve – espera-se! – deflagrar o debate majoritário de 2026

Redes Sociais

O deputado João Coser toma posse como presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) neste sábado, dia 13 – data a calhar! –, no Instituto Federal (Ifes) de Cariacica. Um dia antes, às 19h, o partido fará uma “análise de conjuntura”. O protocolo é aguardado para que o PT efetive o “start” nas articulações eleitorais de 2026 no campo majoritário. No atual cenário, com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), na preferência para erguer o palanque à sucessão de Renato Casagrande (PSB), a aliança é avessa para os dois lados. Ferraço é antipetista e ligado ao grande empresariado, defende, portando, pautas adversas à legenda. Com o “plano B”, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), a situação também não se resolve. É “trocar seis por meia dúzia”, salvo pequenas exceções. Candidatura própria? A questão é justamente essa. A opção do PT, como se sabe, é o deputado federal Helder Salomão, campeão da disputa de 2022, um debate que precisa ser aberto agora, a considerar o adiantado das negociações. Helder, inclusive, tem rodado o Espírito Santo para debates com apoiadores e setores da base de votos do PT, já um termômetro para as amarrações. Os novos diretórios municipais também têm se formado neste mês, consolidando os espaços de decisão. No Senado, o assunto está mais do que sacramentado, com o palanque à reeleição de Fabiano Contarato. A Casa, hoje, é o projeto prioritário da Nacional para o próximo ano, devido à ofensiva armada pelo grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para formar maioria. No centro de tudo isso, obviamente, a candidatura à reeleição do presidente Lula. Afinal, como o PT capixaba vai fortalecer esse palanque e a si mesmo para 2026? Seguem as perguntas feitas há meses…

Desenho

Como já citado aqui algumas vezes, Coser é candidato à Câmara dos Deputados, assim como a deputada federal Jack Rocha, que perdeu a Presidência do PT. A meta do partido é mais ousada, fazer três cadeiras. Com Helder ou sem Helder no reforço da chapa, ainda não se sabe.

Encontros

Para o evento deste sábado, Coser entregou, pessoalmente, convites ao presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, e ao ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal, “dono” do PDT no Espírito Santo. Também no cardápio desses encontros, segundo o próprio Coser, conversas sobre o cenário político local e nacional. Se as paredes falassem…

Visto e lembrado

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), não para com seus eventos de “prestação de contas”. Na próxima quarta-feira (17), será em Itapemirim, na região sul. O nome: “Bora Dialogar?”. A estratégia é parte do seu plano de chegar à Câmara Federal em 2026. Marcelo investe na máxima do quero ser visto e lembrado, principalmente nas urnas.

Mais dinheiro

O vereador de Vitória Pedro Trés (PSB) quer saber a razão de o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) ter efetivado um aditivo em contrato de obra entregue há dois meses. Realmente…

Mais dinheiro II

…trata-se da requalicação da Praça Adrúbal Soares, em Jucutuquara. O aditivo é de R$ 425 mil. Pedro Trés fez requerimento de informação à gestão municipal, que só responde o que interessa. Ou seja…

Protesto

A propósito, na sessão dessa quarta-feira (10) da Câmara, mulheres ocuparam a galeria para reagir aos ataques do vereador Armandinho Fontoura (PL) registrados uma semana antes, quando chamou três delas de “um bando de prostitutas”. Nos cartazes, frases como “Armandinho, exigimos respeito, não ofensas”; “presidente [Anderson Goggi, do PP], quem cala, consente”; e “vereador seletivo, democracia fake”.

Protesto II

Armandinho tentou distorcer o fato, divulgando que a mobilização teria a ver com o projeto de sua autoria que proíbe “invasões” em prédios públicos e privados da Capital, cuja urgência foi aprovada. Nada disso! Foi contra ele mesmo, e anunciado anteriormente nas redes sociais. Nesta semana, o vereador ampliou os ataques a mulheres com mandato e de esquerda.

Ficou assim

Na mesma sessão, uma intervenção inesperada de Anderson Goggi chamou atenção. Ele retirou as pessoas presentes na galeria por 10 minutos, para fazer um cadastro, dizendo ter recebido informação da presença de foguetes e arma de fogo. Após a revista, ele se limitou a dizer que foi encontrada “uma bolsa contendo fogos de artifício”. O público retornou, e a sessão prosseguiu. Faltou explicar melhor…

Nas redes

“Condenado! O STF formou maioria para condenar Jair Bolsonaro por chefiar associação criminosa. É a primeira vez que o STF condena um ex-presidente por tentativa de golpe de Estado. Que caiam todos os golpistas para que nunca mais se repita o que vivenciamos no dia 8 de janeiro de 2023!”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas