Sexta, 26 Abril 2024

Desconectado

fabriciomachado_PV_secretario_facebook Facebook
Facebook

O PV no Espírito Santo, não é novidade alguma, há anos não tem a pauta ambiental como bandeira de atuação. Passa mandato, entra mandato, a constatação se repete: de verde, mesmo, só o nome. Nos últimos dias, essa desconexão se acentuou com o silêncio em relação ao escândalo envolvendo o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles. Após ser divulgado o vídeo da absurda reunião de equipe do presidente Jair Bolsonaro, Salles passou a enfrentar reações de todo tipo, por ter declarado que a pandemia do coronavírus seria o momento oportuno para que fossem adotadas medidas infralegais e atos normativos que visassem à desburocratização e simplificação de processos ambientais. A frase "vamos passando a boiada", desde então reverbera País afora, incluindo não só a classe política, mas entidades, movimentos sociais e a própria população, sem falar na repercussão também no exterior. O PV Nacional participa do enfrentamento na linha de frente. Depois de pedir o impeachment do ministro, a bancada do partido na Câmara dos Deputados conseguiu reunir assinaturas para sua convocação, e o tom dos parlamentares é de indignação ao tratar o afrouxamento das leis ambientais e a conivência com a destruição como "extremamente criminosas". Embora um fato nacional, a estratégia de Salles é uma ameaça para todo o País e, pela dimensão do absurdo, exigia posicionamentos e protestos também das principais lideranças da legenda por aqui. Ainda mais quando o presidente da executiva, Fabricio Hérick Machado, não bastasse todo o enrendo, ocupa um cargo tão importante como de secretário de Estado de Meio Ambiente. Assim como as grandes poluidoras, incentivos fiscais, crimes ambientais, etc. e etc, Salles entrou para a extensa lista de silêncios acumulados do PV capixaba. 

Território
A nomeação de Machado no cargo, aliás, também expôs uma outra forte contradição registrada no Estado. Apesar do distanciamento das bandeiras, o PV segue ocupando os espaços ligados à área. Seja à frente de pastas de Meio Ambiente, seja em comissões nos legislativos estaduais e municipais. Na maioria das vezes, inclusive, pessoas também sem qualquer histórico ambiental.

Nem sinal
Na Assembleia Legislativa, os deputados do partido estão, da mesma maneira, bem distantes do "verde" do PV. Desde o início da atual legislatura, Luciano Machado e Marcos Garcia já atiraram para várias bandeiras, menos esta. Definitivamente!

Prioritários pra quem?
Voltando à secretaria estadual de Meio Ambiente, é preciso "olho vivo" na "Comissão de Análise de Projetos Prioritários de Licenciamento Ambiental", recém-criada pelo governo. O objetivo é "declarar como prioritários os projetos de incentivo e estímulo ao desenvolvimento econômico, sobretudo na pandemia". O grupo vai atuar até final de 2021.

Vapt-vupt
Os projetos considerados estratégicos deverão ter análises e posições sobre os licenciamentos ambientais em até um mês pela comissão. O parecer técnico seguirá depois para o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), para então ser direcionado ao setor competente. Tudo com acompanhamento da comissão, da pasta de Desenvolvimento, Fazenda...sei não, hein!

Escalado
O secretário de Governo, Tyago Hoffmann, fez as vezes de Casagrande na noite desta quinta-feira (26) e gravou um vídeo sobre as ações contra a Covid-19. O foco foi na possibilidade de lockdown, como vem circulando nesta semana. O assunto tem sido alvo de fake news, como alertou Hoffmann.

Cuidados
O governador, desde o início da pandemia faz vários pronunciamentos semanais. Mas, como se sabe, ele está em isolamento devido ao contágio da doença e com a primeira-dama Maria Virginia e sua mãe, Anna Venturim Casagrande, internadas. Desejo, novamente, melhoras!

Surfou na onda
A propósito, dizendo tratar-se de "absurdo", a deputada federal Soraya Manato (PSL) fez uma publicação sobre o lockdown em suas redes sociais nesta quinta. Com foto de Casagrande, diz assim: "Mas essa, governador? Paralisar todas as atividades impede que os capixabas trabalhem para garantir o seu ganha-pão. Quem vai colocar comida no prato dos capixabas? Soraya é médica e seguidora de Bolsonaro.

Arrastou a asa?
O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, que se declara candidato à prefeitura pelo DEM, garante que tem o apoio do ex-vice-governador e ex-deputado César Colnago (PSDB) na empreitada. "Nos dá mais musculatura política para seguirmos em frente", completou, após café da manhã na casa do tucano nessa terça-feira (26).

Riscos
Já Roberto Martins (Rede), também vereador da Capital e pré-candidato, fiscalizou a obra do deque de São Pedro e saiu questionando: "Cadê o prefeito [Luciano Rezende, Cidadania], que não vê isso?". Martins diz que não há telas de proteção no local, que fica próximo a locais de convivência, por onde circulam moradores.

PENSAMENTO:
"Todo o homem é culpado do bem que não fez". Voltaire

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/