Sábado, 27 Abril 2024

'Dia D'

assuncao_esmeraldo_leonardo_sa2 Leonardo Sá
Leonardo Sá
Vinte minutos. Foi o tempo que durou a sessão da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (5), em meio à semana programada para definir o destino do deputado estadual Capitão Assumção (PL), preso desde a última quarta-feira (28), por descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no inquérito das fake news. Como os colegas de plenário têm pressa, e o presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), também, todos se debruçam sobre o relatório da comissão especial que será submetido à votação. Lembrete: a última sessão ordinária é nesta quarta-feira (6), pela manhã, e não será híbrida desta vez, como já anunciado. Tudo indica, portanto, que será o "Dia D" para Assumção. Promete, hein?!

Próxima questão 
Outro assunto dos bastidores também já foi levantado, ainda nessa segunda-feira (4), por José Esmeraldo (PDT), logo após a confirmação do secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, como o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES). Quem será o substituto na função responsável pela articulação com a Assembleia Legislativa?

Próxima questão II
Ao exaltar Davi, o deputado disse que Casagrande vai ter que pensar muito em relação ao substituto, para não colocar um secretário faz de conta, como tem em setores do Governo do Estado".

Nem tanto
Davi Diniz, como se sabe, transitava bem entre os parlamentares, inclusive de oposição. Desta forma, sempre fugiu das pesadas críticas que por vezes eram direcionadas ao secretariado de Renato Casagrande (PSB) em plenário. O governador tem um quadro com o mesmo perfil? A escolha pode ser simples, mas nem tanto!

Oficial
Casagrande, aliás, já assinou, na tarde desta terça, a nomeação do novo conselheiro, em encontro que contou com a presença do presidente da Corte de Contas, Domingos Taufner, e Marcelo Santos. "Expresso minha gratidão pelo tempo dedicado à Secretaria da Casa Civil. Desejo-lhe todo sucesso em sua nova jornada!", exaltou nas redes sociais.

Cartadas
Até que o caso Assumção se desenrole, os bolsonaristas seguem mobilizados em reuniões e nas redes sociais, em protesto contra a "prisão arbitrária", como têm propagado. Tem camisa pronta; e vídeos de visitas ao Quartel da Polícia Militar, onde o deputado está, de ato no gabinete com orações e de movimento de direita, de conversa com Marcelo Santos, e por aí vai...

Cartadas II
Quem também entrou em cena foi o ex-secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, que articula sua candidatura à Prefeitura de Vila Velha, e passou a divulgar posição mais incisiva na direção do ex-presidente Jair Bolsonaro e do PL. Na publicação, ele marcou o deputado Gilvan da Federal e prestou "solidariedade pela injusta prisão". Ainda emendou: "Esse país com tantos criminosos soltos e nós temos que presenciar o cercamento da liberdade de um Parlamentar. Força e Honra!".

Acenos
A trinca em torno do seu nome, vale lembrar, tem o Republicanos, o PL e o PP. O Republicanos aparecia como a legenda mais cotada para receber a filiação de Ramalho, que deixou o Podemos. A contar pelos últimos dias, porém, o coronel está mais para PL do que qualquer outra coisa.

Metas
O ex-deputado Sergio Majeski se filia ao PDT nesta quarta-feira, em evento na Câmara de Vitória, para erguer o tão esperado palanque à prefeitura. Estarão por lá lideranças e os pré-candidatos da chapa de vereadores. O partido pretende fazer duas cadeiras no legislativo, na meta de se fortalecer e garantir renovação na Capital. Veremos!

Nas redes
"Recebi hoje [terça, 5] com emoção a notícia de que o ex-vereador de Vitória finalmente virou réu em denúncia ofertada pelo Ministério Público Estadual por violência política de gênero e injúria racial (...) Foram dois anos de agressões cotidianas no exercício das minhas atividades parlamentares, na Câmara Municipal de Vitória, por esse sujeito (...)". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, em referência a Gilvan da Federal.

FALE COM A COLUNA:

Próximos capítulos

Com a decisão nas mãos da Assembleia, qual a chance de Capitão Assumção não se livrar da prisão?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/proximos-capitulos-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/