Sexta, 19 Abril 2024

Digitais palacianas

euclerio_erick_marcelo_redessociais Redes sociais
Redes sociais

A reunião partidária que marcou o apoio do Podemos e Republicanos à candidatura do deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) à prefeitura de Cariacica, na noite dessa quinta-feira (10), confirmou o que já estava na cara há meses: é o palanque, de fato, do governador Renato Casagrande. Assim como já indicavam as movimentações eleitorais no município e o discurso do deputado Marcelo Santos (Podemos) ao anunciar que não iria disputar este ano, as falas foram ainda mais incisivas desta vez, principalmente do próprio Marcelo, que em seu discurso fez referência diversas vezes ao governador, às relações entre Euclério e o Palácio Anchieta, e às conversas do grupo que resultaram na decisão de unir forças em torno da candidatura, que desde sempre tem participação de nomes da gestão estadual. Líder nos levantamentos internos, Marcelo era o candidato do governador e do presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), até anunciar seu recuo, no final de julho passado. Naquele momento, o deputado avisou que não iria se ausentar do pleito em Cariacica, mas evitou declarar apoio, embora nas entrelinhas já tivesse ficado claro que este nome seria Euclério. A oficialização da decisão puxou o Republicanos, consolidando um palanque de peso com a marca tanto da Assembleia Legislativa quanto do Governo Casagrande. Uma "pedreira" para o grupo do prefeito Juninho (Cidadania), adversário antigo de Marcelo, e mais uma incógnita em relação à candidatura do PSB, do professor ex-secretário municipal de Educação, Saulo Andreon: ele confirmará seu nome em convenção neste domingo (13), mas como vai chegar ao pleito e com quais forças reunidas?

Arco de alianças
Com o evento dessa quinta, que também contou com outro aliado do governo, o prefeito de Viana e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Gilson Daniel (Podemos), Euclério tem, até agora, quatro partidos além do DEM: Podemos, Republicanos, PMN, da também deputada Janete de Sá, e o Avante. Ele segue com as negociações para agregar mais legendas até o final deste mês, quando vence o prazo para registro de chapa.

Números
Em seu discurso de agradecimento, Euclério revelou dois dados: que as pesquisas internas indicavam Marcelo em primeiro e ele em segundo; e que irá explorar em sua campanha termos como "filho de Cariacica", "cercado de pessoas de bem" e "ficha limpa".

Apoio legislativo
Erick Musso, ao contrário de Marcelo, não ficou citando Casagrande. Fez uma fala direcionada aos pré-candidatos a vereador, com compromisso firmado pelo Republicanos de colocar gás nas chapas, ressaltou sua trajetória, e contou das internas que marcaram, primeiro, o apoio a Marcelo Santos e, depois, a Euclério. O mesmo fez o presidente estadual do partido e diretor da Assembleia, Roberto Carneiro, que também esteve por lá.

Enquanto isso...
Saulo Andreon tem realizado reuniões presenciais em bairros do município, no projeto chamado "Conversa com Cariacica 40". Ao lado dele, já esteve o deputado federal Ted Conti (PSB). Também circula com candidatos à Câmara de Vereadores. Até agora, fechou parceria com o PV.

Chapas
A convenção do PSB será às 9h deste domingo, na Apae de Cariacica, e foi anunciada somente a presença do presidente estadual, Alberto Gavini. A chapa de vereadores tem 21 pré-candidatos e a majoritária foi batizada de "Compromisso com Cariacica". Saulo também se apresenta como "filho" do município e quer reforçar sua atuação como educador e participante de movimentos sociais.

Tabuleiro
Já na próxima segunda-feira (14), o partido de Casagrande oficializa o palanque do ex-subsecretário estadual de Turismo, Gedson Merízio, à prefeitura, em evento às 19h, na Câmara Municipal. Anuncia uma "ampla aliança", mas não antecipa os partidos. Gedson está em rota de colisão com o deputado estadual Carlos Von (Avante). O prefeito Edson Magalhães (PSDB) também está no páreo e a vereadora Fernanda Mazzelli (Republicanos).

E Bolsonaro, nada!
Apesar dos anúncios da última semana no plenário virtual da Assembleia, os deputados bolsonaristas ficaram mais uma vez a ver navios. A semana chega ao fim e a visita, para variar, não passou de outro alarme falso. Eleito por 63% dos capixabas em 2018, o Estado continua fora da área prioritária de Bolsonaro, aguardado por seus seguidores há anos. Ao invés do Espírito Santo, o presidente foi para a Bahia. É a quarta visita dele ao Nordeste em menos de 50 dias.

E Bolsonaro, nada II!
Parlamentares que apoiam Bolsonaro no Estado já estavam em polvorosa, anunciando recepção dos movimentos de direitas ao presidente no aeroporto de Vitória, e na expectativa de conseguir aquela pose pra foto, principalmente os que são candidatos este ano. Agora, depois da festa e anúncios coletivos, tentam justificar mais um "furo".

Esquerda
O Psol confirma, neste sábado (12), a chapa de Gilbertinho Campos e Munah Malek à prefeitura de Vitória, e também os nomes da disputa à Câmara de Vereadores. A convenção será às 10h30, em formato virtual.


PENSAMENTO:
"O poder se torna mais forte quando ninguém pensa". Sócrates

Restam dois

Sem Marcelo, disputa pelo palanque palaciano em Cariacica segue entre Euclério e Saulo Andreon. E aí, governador?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/restam-dois

Nicho eleitoral

Se nada mudar no quadro de Cariacica, Célia Tavares e Saulo Andreon disputarão votos na mesma área: a educação
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/nicho-eleitoral

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 6

Victor Hugo em Segunda, 14 Setembro 2020 10:13

Casagrande não está apoiando esse grupo em Cariacica. Está sendo vista como traição e o jogo agora começou... Não existe a possibilidade do Euclerio Sampaio ganhar, está muito mal visto nos bairros e já é visto como forasteiro morador de Vila Velha. Tem a maior rejeição depois de Avelina.
Saulo Andreon é o candidato do governador e do partido de Casagrande, a coligação já está no entorno de 5 partidos. (PV, SOLIDARIEDADE,PDT,PP,PSC) provável coligação. PT e PSOL estão sendo namorados e serão bem vindos.

Casagrande não está apoiando esse grupo em Cariacica. Está sendo vista como traição e o jogo agora começou... Não existe a possibilidade do Euclerio Sampaio ganhar, está muito mal visto nos bairros e já é visto como forasteiro morador de Vila Velha. Tem a maior rejeição depois de Avelina. Saulo Andreon é o candidato do governador e do partido de Casagrande, a coligação já está no entorno de 5 partidos. (PV, SOLIDARIEDADE,PDT,PP,PSC) provável coligação. PT e PSOL estão sendo namorados e serão bem vindos.
adriana moreira em Segunda, 14 Setembro 2020 10:18

euclerio forasteiro!!! cariacica não merece politico corrupto e que quer mamar na teta da prefeitura.

euclerio forasteiro!!! cariacica não merece politico corrupto e que quer mamar na teta da prefeitura.
Thiago Klein em Segunda, 14 Setembro 2020 10:24

#FORAEUCLERIO Cariacica merece um prefeito da nossa cidade. Morador de Vila Velha não... Fora Forasteiro.

#FORAEUCLERIO Cariacica merece um prefeito da nossa cidade. Morador de Vila Velha não... Fora Forasteiro.
Odmar em Segunda, 14 Setembro 2020 10:26

Acredito que Saulo Andreon é um bom nome. Vamos ver a articulação dele para sua coligação e os atores políticos que estarão em volta dele.

Acredito que Saulo Andreon é um bom nome. Vamos ver a articulação dele para sua coligação e os atores políticos que estarão em volta dele.
RONALDO CHAGAS em Segunda, 14 Setembro 2020 15:40

Decidi votar em Euclério Sampaio, não pelo falto em ter nascido em Cariacica e ser conhecedor de nossa história. Isso outros candidatos também possuem. Todavia, pelos problemas que enfrentamos, necessitamos de um prefeito que seja aliado do governo do estado, e não feche as portas para o federal.

Decidi votar em Euclério Sampaio, não pelo falto em ter nascido em Cariacica e ser conhecedor de nossa história. Isso outros candidatos também possuem. Todavia, pelos problemas que enfrentamos, necessitamos de um prefeito que seja aliado do governo do estado, e não feche as portas para o federal.
Andrew em Segunda, 14 Setembro 2020 18:04

Novamente Marcelo Santos da um tiro no próprio pé!
Erike Musso de Aracurz nunca fez nada por cariacia, Euclério nasceu em cariacica mas sempre disse ser de Vila Velha tanto que mora há anos e nunca fez nada pelo Municipio, e Marcelo por ser filho do saudoso Aloízio Santos deveria ao menos apoiar candidatos de Cariacica.
Cariacica se tornou objeto de troca. Eu apoio vc e la na frente eu ganho a presidência da Ales.

Novamente Marcelo Santos da um tiro no próprio pé! Erike Musso de Aracurz nunca fez nada por cariacia, Euclério nasceu em cariacica mas sempre disse ser de Vila Velha tanto que mora há anos e nunca fez nada pelo Municipio, e Marcelo por ser filho do saudoso Aloízio Santos deveria ao menos apoiar candidatos de Cariacica. Cariacica se tornou objeto de troca. Eu apoio vc e la na frente eu ganho a presidência da Ales.
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/