Domingo, 28 Abril 2024

'Dominado'

filiacao_manato_pl_reproducao Reprodução
Reprodução

O resultado das eleições desse domingo (2) consolidou, no Espírito Santo, a força do bolsonarismo, após quatro anos da primeira "onda" que atingiu o País. O terreno, como se diz por aí, continua "dominado". Com poucos recursos financeiros, Carlos Manato (PL) mostrou mais uma vez crescimento eleitoral, ao chegar às urnas com votação bem superior à cotada durante a campanha, como já tinha ocorrido em 2018. Desta vez, porém, com garantia de segundo turno, abrindo um campo competitivo para 30 de outubro, contra o governador Renato Casagrande (PSB). No Senado, depois de uma derrota de difícil digestão no último pleito, Magno Malta (PL) conseguiu derrotar Rose de Freitas (MDB), engrossando a bancada de "estrelas" bolsonaristas eleitas. Na Câmara Federal, o vereador de Vitória Gilvan da Federal, em primeiro mandato e com votação inexpressiva em 2020, atingiu a segunda colocação, com 87,9 mil votos, desbancando políticos conhecidos e com caixa cheio. O deputado federal Evair de Melo (PP), vice-líder do governo na Câmara, embora transite descolado desse grupo "raiz", também foi reeleito, com 75 mil votos, ao contrário dos demais parlamentares figurões do partido. Já na Assembleia Legislativa, outra vitória significativa: Capitão Assumção (PL) era, sim, considerado reeleito, mas não com 98,6 mil votos, o que marcou, também, a segunda posição no ranking. O PL do presidente Jair Bolsonaro, assim como registrado no campo nacional, cravou a maior bancada para o próximo ano: junto com Assumção, foram eleitos Lucas Polese, de apenas 26 anos, fundador do Instituto Liberal do Estado (Iles) e com casos de guerra judicial contra Casagrande; Danilo Bahiense, que permanece no legislativo, com 24,9 mil votos; e outros dois, Callegari e Zé Preto. A disputa presidencial, não precisa nem dizer, né? Embora com índice menor do que em 2018, Bolsonaro levou mais essa, com 52,2%, à frente de Lula, que atingiu 40,4%. O jogo no Estado e em Brasília segue em aberto, com as peças já em movimento para o segundo turno, que é uma nova eleição. Dá para arriscar um desfecho? O Brasil e o Espírito Santo já provaram que não!

Sem cadeira
Para não dizer que o bolsonarismo não bateu todas as metas principais, a deputada federal Soraya Manato (PTB) não conseguiu a reeleição. Ela atingiu votação alta, 59,9 mil votos, mas não entrou. O Tenente Assis (PTB) veio logo em seguida, com 58,8 mil, e ficou na mesma.

Olha só...
Já o deputado estadual Torino Marques (PTB), que disputou a Câmara, foi muito mal: apenas 6,6 mil votos.

Gás
O terreno de Manato, a considerar o resultado das urnas desse domingo, é de 38,4% no Estado, enquanto Casagrande chegou a 46,9%. Com a votação dos ex-prefeitos Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelos (Rede), deu segundo turno, contrariando as previsões registradas durante todo o processo eleitoral. O cenário dá um gás e tanto ao ex-deputado. Somado ao bom desempenho de aliados, sem dúvida, entra com tudo na nova fase.

Apoios
Manato já conta, como anunciado anteriormente e reforçado nesse domingo, com o apoio de Guerino, que ficou em terceiro lugar, mas com baixa votação, principalmente considerando sua trajetória política no Estado: 7%. O ex-prefeito de Linhares fez sua campanha toda tentando colar sua imagem em Bolsonaro, o que inclusive gerou atritos com Manato no início. Difícil imaginar que seu eleitorado migre para Casagrande.

Apoios II
Nesta segunda-feira (3), foi a vez do empresário Aridelmo Teixeira (Novo) definir caminhar ao lado dele, o que também não surpreende. Mas, para efeito de urna, o peso é muito baixo. Arildemo obteve somente 0,76% dos votos. A articulação, para fora, serve mais para indicar adesão ao palanque.

Apoios III
O que está em questão agora, mesmo, é saber para onde irão os votos do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede). Ele fez campanha como oposição a Casagrande e não sinalizou, ainda, qual posição irá adotar. Audifax também não representou, como poderia, em votos: ficou um pouco atrás de Guerino, com 6,51%.


Pergunta
Dá pra imaginar eleitor da Rede votando em Manato? A essa altura, tudo pode acontecer!

Pergunta II
E agora, o PT entra de vez na campanha de Casagrande, e ele na de Lula? Veremos!

Nas redes
"Vitórias! Parabéns ao deputado reeleito Hélder Salomão [PT], federal mais votado do ES; a Jack Rocha [PT], única mulher eleita federal no ES e primeira mulher preta eleita federal no ES; e a Camila Valadão [Psol], que entrou para a história como a mulher com mais votos da Assembleia Legislativa do ES!". Fabiano Contarato, senador pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 2

Agmarcarioca amigo do mito em Sexta, 07 Outubro 2022 15:37

A mudança e muito importante para a populaçao ,chega da mesmice eu vou de Manato

A mudança e muito importante para a populaçao ,chega da mesmice eu vou de Manato
José Santis em Sábado, 08 Outubro 2022 08:00

Vai da Manato para choro da kitnet

Vai da Manato para choro da kitnet
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/