Sexta, 26 Abril 2024

Doses homeopáticas

ferraco_rose_leonardo_sa Leonardo Sá
Leonardo Sá

O anúncio do governador Renato Casagrande (PSB) desta segunda-feira (11) confirmando o óbvio, que é candidato à reeleição, manteve as esquivas sobre as composições nas vagas de vice e Senado. No primeiro caso, ele citou como perfis de vice a atual ocupante do cargo, Jacqueline Moraes (PSB) e o ex, Givaldo Vieira (PSB), ambos na disputa à Câmara dos Deputados este ano, defendendo que o cargo seja ocupado por pessoas capazes de "ajudar na gestão, agregar e ser parte da solução". Já para o Senado, "que lute, trabalhe pelo Espírito Santo" e também seja "boa na política nacional". Outros nomes vieram na sequência, na condição de aliados com quem mantém "excelentes relações": a senadora Rose de Freitas (MDB), candidata à reeleição; o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB), cotado para a mesma cadeira e também para vice; e o ex-secretário e presidente estadual do PP, Marcus Vicente, outro inserido na lista de possíveis vices de Casagrande, embora ainda figure como candidato a deputado federal. O governador também não deu pistas sobre o que deverá sair da aliança com o PT nessas mesmas áreas. Como se sabe, ao retirar a candidatura de Fabiano Contarato, o partido esperava uma contrapartida à altura, o que não parece simples de acontecer. No campo do Senado, já se sabe, estão os professores Célia Tavares e Reinando Centoducatte. Nesta terça-feira (12), mais uma reunião entre as legendas pode indicar algum caminho ou...ainda não! A estratégia de Casagrande, consolidado agora o primeiro passo, é mostrar as cartas do jogo sem pressa, em doses homeopáticas.

Mais gente
Dos aliados do governador que também fazem parte do enrolo do Senado, não foram citados o deputado federal Da Vitória (PP) e o ex-secretário de Estado de Segurança, Alexandre Ramalho (Podemos). Da Vitória, se o projeto não vingar, tentará a reeleição. Ramalho, por sua vez, tem dito que só quer o Senado. Veremos...

Então, tá...
Ao mesmo tempo em que Casagrande já sinalizou que pretender ter só um candidato neste campo, nesta segunda-feira, ele repetiu que fará de tudo para ter a aliança mais ampla que puder. Conciliar todos esses interesses, porém, ainda é uma incógnita, da qual ele respondeu como solução apenas "o diálogo claro e sincero".

Então, tá II...
Frases dele: "eu não dissimulo com meus aliados"; "todo mundo que está na possibilidade de estar comigo, sabe dos meus movimentos"; e essa postura "me dá um salvo conduto de credibilidade e confiança na relação com as pessoas".

Então, tá III
O projeto de frente ampla de Casagrande, não é novidades, significa reunir no mesmo palanque partidos antagônicos, lulistas e bolsonaristas, e etc...apesar das contradições gritantes, ele não vê problema nenhum em "conviver com gente que pensa diferente, porque todo mundo sabe onde ele quer chegar como governo".

Uma coisa é uma coisa...
Essas questões divergentes também não irão, para ele, interferir na posição do eleitorado, basta "ser franco". O governador acredita que os capixabas "saberão diferenciar, quem vota em Ciro, Bolsonaro, Lula, Simone, Janones...e se acham que meu governo é bom e se eu poderia fazer ainda mais por esse Estado".

'Sócio'
Outros pontos tocados por Casagrande, repetidas vezes, foram os desdobramentos da pandemia e a busca do Judiciário para rebater o que chamou de "fake news", "política violenta", "ataques mentirosos" e "debate insano". Com várias ações nesse sentido, ele resumiu: "Estou ficando sócio da Justiça, já!".

'Sócio' II
Embora não tenha classificado a origem dos casos, nem citado nomes, o governador já processou várias pessoas e representantes do bolsonarismo nos últimos tempos, por postagens nas redes sociais apontadas como mentirosas. Uma delas, o deputado estadual Capitão Assumção (PL).

'Sócio' III
Na campanha, como destacou, a estratégia será a mesma. Ele diz que não entrará em "disputas que não levam a nada" e irá "desconsiderar o povo que só quer brigar dentro do processo político", mas, caso necessário, não abrirá mão: recorrerá sempre à Justiça.

Nas redes
"Chega de esperar, gente! O capixaba não aguenta mais. Olha o slogan da pré-candidatura dos socialistas divulgado nesta segunda: "O melhor ainda está por vir". Sério? Não dá mais! Já foram oito anos de oportunidade e quer dizer que Casagrande nunca fez o melhor para o Espírito Santo? (...)". Bolsonarista Carlos Manato, do PL, em reação imediata ao anúncio do governador desta segunda-feira.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/