Sexta, 29 Março 2024

Efeito inverso

live_casagrande_amor Reprodução
Reprodução

Pegou muito mal nas redes sociais e em setores da sociedade; deu munição para a "tropa Bolsonaro", que está com sangue nos olhos na direção do governo do Estado; e foi contraditório aos sucessivos apelos em favor do isolamento social como medida essencial contra a pandemia do coronavírus, já descumprido por mais da metade da população da Grande Vitória. Apesar do vídeo divulgado pelo governador Renato Casagrande nesta segunda-feira (15) para justificar a realização da live "Vesperata do amor", no último sábado (13), no Palácio Anchieta, destacando ação solidária e cumprimento de protocolos, foi um tiro no próprio pé. As fotos (muitas foram deletadas pelos participantes) mostram número considerável de pessoas (15,20...por aí), sem falar dos bastidores, com direito até a pose de ombro a ombro, de tão próximos. No meio, o próprio governador Renato Casagrande, sua mulher Maria Virgínia, e a filha Milla. Não bastassem os efeitos das próprias imagens, a Pública - Central do Servidor, que reúne 23 entidades, repudiou o fato e foi além, denunciando a participação de funcionários da TVE que teriam tido contato direto com infectado por Covid-19 e o uso indevido do uso de máscara por um dos maestros presentes. A entidade comunicou nesta segunda que notificou o governo para respostas a nove pontos, diante do que considera "vários indícios de irregularidades". Casagrande e Maria Virgínia, como se sabe, já foram curados da doença, mas o efeito da iniciativa não contribui em nada no esforço de cobrar da população para que fique em casa, inclusive evitando pequenas reuniões e visitas familiares. Pelo contrário! A essa altura da pandemia, com 1.078 mortos e próximo do esgotamento dos serviços de saúde, o governador deveria, definitivamente, ter passado sem essa!

Questões
A Pública quer saber quantas pessoas participaram do evento, nominando os servidores públicos; tamanho da área onde ocorreu; remuneração dos envolvidos e período de horas trabalhadas; serviço de buffet e copeiragem; número de acessos e visualizações nas mídias sociais e audiência na TVE; montante arrecadado com comprovantes da destinação dos valores; e motivo da não utilização de máscaras na dependências do Palácio por algumas pessoas.

Meios
A convocação do governo para a live foi feita um dia antes, no site institucional. Assim como exaltou o longo texto escrito pela cerimonialista Stella Miranda nas redes sociais, deletado após a polêmica, foi uma ideia da primeira-dama com o objetivo de "celebrar o amor em suas mais diversas formas" e arrecadar doações para o ES Solidário. Tudo lindo, não fossem os meios, o momento, o resultado que provocou, a contradição...

'Campanha'
No vídeo divulgado nesta segunda, com o título de "esclarecimento", Casagrande disse que a foto em que há pessoas bem próximas foi feita ao final, quando ele e Maria Virgínia recepcionaram os músicos e organizadores. "Importante esclarecer para quem tem boa-fé, quem de fato quer explicações. Tem gente que quer se aproveitar para fazer política, campanha, e desgastar o governo".

'Campanha' II
É claro que o assunto rendeu munição de sobra nas mãos de adversários. Mas impossível negar que incomodou a muita gente que tem cumprido o isolamento social à risca e criticado o comportamento da maioria – infelizmente - dos capixabas nesses tempos de pandemia.

Contexto
Tinha como a dinâmica ter sido diferente? Tinha! Tinha como aparecer online, de casa, tinha também! Aí junta com comércio e shoppings abertos, ruas lotadas, aparente vida normal, governador saindo...são muitos simbolismos que tornam a teoria diferente da prática.

Conta alta
Depois da "inspeção" ao hospital Dório Silva, o deputado Capitão Assumção (Patri) puxou uma carreata nesta segunda-feira (15), na Serra, a favor da abertura de comércios e contra o lockdown. Como de hábito, gravou vídeo nas redes sociais. "Audifax e Casagrande, comerciantes e população não apoiam a ação de seus governos", dizia uma faixa. Mais um desserviço para a conta do deputado.

Segue...
Aliás, a participação de Assumção na visita ao Dório, na última sexta-feira (12), gerou até dúvidas. Ele apareceu na foto nas redes sociais que criticava a medida, ao lado dos outros cinco deputados - Lorenzo Pazolini (Republicanos), Vandinho Leite (PSDB), Carlos Von (Avante), Torino Marques (PSL) e Danilo Bahiense (PSL) -, mas não no "vídeo oficial" divulgado pelo grupo. Logo Assumção, que ama um vídeo...

Intragável
Ainda sobre Assumção, foram mais do que necessárias as reações em plenário ao seu discurso na sessão desta segunda-feira (15), principalmente de Enivaldo dos Anjos (PSD) e Iriny Lopes (PT), em que mais uma vez atacou o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, no pior nível possível, como já tinha ocorrido antes. Dá pra ser oposição com contundência, sem ficar cada vez intragável nas palavras.

Absurdo
No caso de Iriny, então! Ela já havia se posicionado e, nesta segunda, ao falar, precisou se impor de maneira enfática. Assumção, em total desrespeito, falava junto com ela, chamando-a de "petralha" e repetindo "natimorta".

PENSAMENTO:
"Os acontecimentos políticos humilham e desabonam mais a sabedoria humana que quaisquer outros eventos deste mundo". Marquês de Maricá

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/