terça-feira, maio 20, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, maio 20, 2025
terça-feira, maio 20, 2025

Leia Também:

Em movimento

Efeitos e acenos: prestes a se filiar ao PSD, Hartung se reúne com presidente nacional do Republicanos

Redes Sociais

Com data marcada para se filiar ao PSD na próxima segunda-feira (26), o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) provocou comentários nos bastidores, ao posar ao lado do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em reunião realizada em São Paulo nessa segunda-feira (19). O encontro ocorreu na esteira de articulações de atores políticos no Estado na direção do PSD, leia-se o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), que procura uma legenda de peso para chamar de sua, na meta de erguer um palanque ao governo do Estado em 2026. O PSD, até então, é considerado perna certa na futura aliança em torno da candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), situado na oposição do governador Renato Casagrande (PSB), de quem Arnaldinho é aliadíssimo. O encontro do prefeito canela-verde com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também ocorreu em São Paulo, há uma semana, e gerou reação do próprio Pazolini e do comandante estadual do Republicanos, Erick Musso, que foram até Colatina (noroeste do Estado), onde mora o prefeito e presidente estadual da sigla, Renzo Vasconcelos. Não é de hoje que Hartung tem feito acenos e rasgado elogios ao prefeito de Vitória, num alinhamento para as próximas eleições. No PSD, caso vingue o casamento com Arnaldinho, o cenário vai criar, porém, uma situação no mínimo inusitada, para não dizer virada do avesso. O real projeto de PH segue como incógnita, estratégia habitual do ex-governador em toda eleição, quando ressurge se colocando como nome sempre ovacionado e desejado pelo eleitorado capixaba. Uma vaga ao Senado é o que pode render, mas somente com muitas garantias. Ele costuma ser assediado no campo nacional, mas ainda não se fala, também, em composições. Qual desenho eleitoral poderá sair dessa mistureba, hein?! O mercado quer saber.

Poses para foto

O encontro com Marcos Pereira foi devidamente postado nas redes sociais pelos dois. Estava presente, também, o presidente estadual do Republicanos de São Paulo, Roberto Carneiro, que dirigia o partido aqui no Estado e integrou o Governo Hartung. Assim publicou Pereira…

‘Juntos’…

“invasão capixaba em São Paulo. Conversamos sobre temas que unem nossos estados e tratamos de iniciativas para acelerar o desenvolvimento regional e do Brasil, algo que o Republicanos já vem construindo com seriedade e bons resultados. Seguimos juntos!”.

Nós da política

Vale lembrar que duas vagas ao Senado estarão em disputa em 2026. No PSB, a prioridade absoluta é a candidatura de Casagrande. Caso Hartung encare, de fato, o pleito, os adversários voltarão a se enfrentar nas urnas, embora em uma eleição com outras características. Mas e se vingar, mesmo, o plano de Arnaldinho, como ficaria esse trio Casagrande-Arnaldinho-Hartung?

Nós da política II

O prefeito, caso se viabilize ao governo pelo PSD, vai pedir votos para o governador, afinal, uma possibilidade diferente dessa hoje é inimaginável! E também para o ex? Já pensou? Vai explicar um negócio desse para o eleitorado, depois de anos de guerra política…

Nós da política III

Em torno do palanque do Republicanos, orbitam o próprio Hartung; o deputado federal Evair de Melo, que teria que deixar o PP; o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que iniciou suas articulações mas também precisa de uma legenda nova; o deputado estadual Sérgio Meneguelli, que sairia do Republicanos para se filiar ao PSD, atrás de seu projeto político antigo….

Nós da política IV

e ainda o PL, que é outra questão complexa, já que Magno Malta colocou sua filha, Maguinha Malta, como o nome da vez, e ponto! Como isso vai encaixar no tabuleiro, é um mistério! Outro interessado no partido é o deputado estadual Callegari.

Só cabe um

E tem, ainda, as conversas da federação que poderia unir Republicanos e o MDB, configurando uma “conta que não fecha” no Espírito Santo, ao colocar no mesmo partido Pazolini e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), atual candidato palaciano à sucessão. A se consolidar a negociação, um deles terá que sair.

Mais gente

No campo palaciano também tem outro cotado que está com a bola cheia na questão partidária: o deputado federal Da Vitória, futuro presidente da superfederação União Progressista. Mas ele também transita do lado de Pazolini e tem sentado à mesa com lideranças de áreas antagônicas. O famoso “quem dá mais?”.

Afagos

Em meio às articulações atuais, o deputado estadual Denninho Silva (União), aliado de Pazolini, fez discurso no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20), rasgando elogios a Arnaldinho. “Indiscutivelmente, foi, é e será o melhor prefeito da história de Vila Velha”, ressaltou, emendando: “Deus tem grandes planos para sua vida, você vai avançar muito ainda do cargo de prefeito. Estaremos juntos”.

Nas redes

“(…) aprovaram a censura à cultura jovem, negra, periférica. Aguardamos que o prefeito Pazolini, que adora posar com óculos juliet, tenha coragem de vetar uma lei que ataca quem realmente usa os óculos. Fica nossa provocação (…)”. Vereadora Karla Coser, do PT, sobre a aprovação da “Lei Anti-Oruam” pela Câmara de Vitória.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas