Sexta, 26 Abril 2024

Gregos e troianos

euclerio_Deputados_ales_lucasssilva_ales Lucas S. Silva/Ales
Lucas S. Silva/Ales

Rasgação de seda do partido Solidariedade, rasgação de seda no plenário da Assembleia Legislativa. No cargo de prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) virou motivo de sucessivos elogios da classe política capixaba. Nos últimos registros, em menos de 24h, foi projetado para o governo em 2026 e exaltado por uns 20 deputados (do total de 30), numa prestação de contas providenciada em plenário, durante visita realizada nessa terça-feira (9), que parou a sessão ordinária. Com espaço livre e confetes para dar e vender, o ex-deputado estadual listou ações de sua gestão, focando principalmente na saúde, educação e segurança pública, além de obras, e exaltou sua equipe e a parceria com a Câmara de Vereadores e a Assembleia. Lembrou da promessa que fez de transformar Cariacica de "patinho feio para um cisne bonito" e da gestão de "união", se colocando, como já fez outras vezes publicamente, "nem de direita nem de esquerda", mas ao mesmo tempo admitindo que, "como cidadão, é de direita". O prefeito não deixou, ainda, de exaltar o aliado, governador Renato Casagrande (PSB), a quem se referiu como um "pai para Cariacica", mas isso também não limitou os discursos efusivos em sua direção, inclusive da oposição ferrenha ao socialista, que está em campo para enfraquecê-lo até o pleito de 2022. A frequência com que Euclério é exaltado na Assembleia, sem sua presença, já chamava atenção, e não se repete com os demais prefeitos eleitos em 2020 que saíram da Casa – Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória, e Enivaldo dos Anjos (PSD), em Barra de São Francisco, noroeste do Estado. Com menos de um ano de gestão municipal, os deputados já colaram nele adjetivos do tipo: "brilhante", "a sensação do momento", "revolucionário"...vamos ver até quando! 

Termômetro popular
Pergunta que não quer calar: e a população de Cariacica, também faz coro a essa lista maravilhosa e nada básica agora destinada ao ex-deputado?

Palanques
Os discursos também remetem à disputa de 2022. Com a maioria dos deputados candidatos à reeleição, Euclério tem território político e obra de sobra para dividir com os aliados. Os principais, na Assembleia, são Marcelo Santos (Podemos) e Janete de Sá (PMN). Vem mais por aí. Ou não...

Tudo em casa
No Solidariedade, os ecos do encontro realizado em Cariacica nessa segunda-feira (8), com a presença do presidente nacional Paulinho da Força, reforçam a futura filiação do prefeito, que já manifestou insatisfações com o DEM. O evento deu posse à nova executiva estadual, agora comandada pelo secretário de Governo de Euclério, Messias Donato.

Tudo em casa II
As atuais movimentações agregam, ainda, o aliado e ex-deputado estadual Sandro Locutor (ex-Pros), e a vice-prefeita de Cariacica, Enfermeira Edna, eleita pelo Avante. Todos na nova sigla e juntos nas fotos do encontro, que dedicou a Euclério, também presente, mais discursos calorosos e com projeções futuras.

Deslocado
Aliás, um dos donos do DEM no Estado, o deputado estadual Theodorico Ferraço, também fez parte do bloco que distribuiu adjetivos a Euclério no plenário da Assembleia. O prefeito, porém, reclama de exclusão das decisões da legenda, que está há pouco tempo nas mãos de Ricardo Ferraço, filho de Theodorico. O ex-senador mergulha nas articulações de 2022, sem mostrar pistas.

Sombra
Voltando em Pazolini, assim como Erick Musso (Republicanos), os vereadores de Vitória Denninho Silva (Cidadania) e Armadinho Fontoura (Podemos) já viraram a sombra do prefeito de Vitória. Estão em todos os atos da gestão municipal, com direito a fotos e vídeos nas redes sociais, sem falar dos discursos afinados.

Sombra II
A parceria com Denninho já tinha sido fechada e explorada no segundo turno das eleições do ano passado, quando o vereador, o mais votado em Vitória, declarou apoio e circulou com Pazolini em seus redutos eleitorais. Já de olho em 2022, quando disputará a Assembleia, aproveita a "recompensa". Já Armandinho passou a ser figura batida ao lado de Pazolini este ano e não se descolou mais.

Lustre na imagem
A prefeitura de Vitória, a propósito, investe em pesquisa por telefone, para saber os canais em que a população mais consome informação: redes sociais, portais da internet ou TV e rádio. Pazolini quer garantir, assim, que suas ações tenham alcance mais efetivo. A conhecida e estratégica propaganda política.

Nas redes
"Durante a sessão ordinária de hoje [terça, 9], tivemos a honra de receber a visita do amigo, ex-deputado e agora prefeito da nossa querida Cariacica, Euclério Sampaio. Muito bacana acompanhar os comentários positivos à gestão que tem conduzido em nossa cidade. Aproveitamos para ouvir um pouco do trabalho que ele tem realizado, com obras, ações e entregas importantes para todos nós". Marcelo Santos, deputados estadual pelo Podemos.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/