quinta-feira, julho 17, 2025
22.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 17, 2025
quinta-feira, julho 17, 2025

Leia Também:

Juntos, mas separados

Em movimento paralelo com Magno, Novo também ficou de fora de confetes a Pazolini

Redes Sociais

Os movimentos paralelos registrados no Partido Liberal (PL) do Espírito Santo nas atuais movimentações das eleições de 2026, já comentados aqui em outras ocasiões, ficaram ainda mais evidentes nesta semana, após o evento chamado “Base Conservadora III”, convocado pelo deputado estadual Callegari (PL), e que marcou novos confetes políticos ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), pré-candidato ao Palácio Anchieta. Além da ausência do “dono” e principal liderança do PL, senador Magno Malta, o Novo, até ano passado aliado conhecido e fiel ao prefeito, também não participou da festa, realizada na Câmara da Capital. A informação foi tema de discurso do vereador Leonardo Monjardim (Novo) na sessão dessa segunda-feira (14), segundo ele, “para fazer uma correção”, em referência à fala de Davi Esmael (Republicanos) que havia citado a presença da legenda. Monjardim disse “nada contra o evento”, mas destacou “o movimento liderado por Magno”, com conversas “constantes” com o presidente do Novo no Estado, Iuri Aguiar, e ressaltou: “uma aliança com linha forte!”. Neste caso, o projeto se concentra na majoritária ao Senado, que seria a chapa formada por Monjardim e Maguinha Malta, filha de Magno e a candidata do PL já sacramentada. Na outra ponta estão parlamentares do PL, excluídos do debate ao Senado e concentrados na outra majoritária, ao governo e em torno de Pazolini, campo que Magno há meses parece ter desistido de mexer, contrariando acenos iniciais das articulações que ganharam corpo este ano. Até que se prove o contrário, portanto, segue todo mundo assim: juntos, mas separados!

Bloco

No convite do evento, vale lembrar, os destaques foram além de Pazolini e Callegari, os vereadores de Vitória Armandinho Fontoura e Dárcio Bracarense; o ex-vereador de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) Léo Camargo; e um convidado de fora, o deputado federal e influenciador digital Marcos Pollon (MS). O tema, adivinha? “Anista, já!”.

Bloco II

Armandinho tem sido presença constante das agendas oficiais do prefeito; Callegari também participa de encontros com a dupla do Republicanos – Pazolini e o presidente estadual da sigla, Erick Musso; Léo Camargo é ligado a Callegari e vai no fluxo; e Bracarense está no mesmo bolo, mas vez ou outra, aparece com críticas à gestão municipal.

Nem lá nem cá?

Depois do evento, também foram anunciadas as presenças de outro vereador do PL, Patrick da Guarda, de Vila Velha, e do ex-deputado federal Carlos Manato, rompido com Magno Malta. Quer dizer, muitos outros quadros do PL preferiram ficar de fora dessa…

Nem lá nem cá II?

Na Câmara dos Deputados, o PL tem Gilvan da Federal, que está com mandato suspenso; na Assembleia, o partido tem ainda Lucas Polese, Danilo Bahiense e Capitão Assumção, fora os demais vereadores – o partido tem 11 na Grande Vitória. Assumção, aliás, é um caso à parte nessa história, está desgarrado do PL e circulando por outras freguesias.

Barrados no baile

Callegari, como se sabe, chegou a se colocar como interessado na disputa ao Senado, mas não encontrou espaço diante dos investimentos feitos em Maguinha, que tem circulado muito com Magno. A situação de Manato é ainda pior, e ele articula um novo partido, na expectativa de formar chapa com Pazolini.

Prioridades

Já o Novo fez parte da gestão de Pazolini, com o empresário Aridelmo Teixeira, que assumiu as pastas de Fazenda e do Governo. Na eleição de 2024, se manteve do mesmo lado, e a liderança do Governo na Câmara caiu no colo de Monjardim. Este ano, o jogo mudou…

Prioridades II

…o atual presidente tem dito que não tem compromisso com o prefeito e aponta outras prioridades, como a disputa ao Senado e à Câmara Federal, para garantir a cláusula de barreira, e também à Assembleia, na meta de fazer duas cadeiras.

Afagos

Nesta quinta-feira (17), Monjardim publicou foto ao lado de Pazolini nas redes sociais. “Grande amigo” e “o melhor prefeito que Vitória já teve!” foram algumas das exaltações, que se seguiram assim: “É sempre uma honra caminhar ao lado de quem trabalha com seriedade, compromisso e amor por essa cidade que tanto amamos. Seguimos juntos por uma Vitória cada vez melhor!”.

Em aberto

A propósito, cadê Aridelmo nessas articulações, depois de liderar a legenda por anos e disputar eleições? No ano passado, ele chegou a ser cotado como vice de Pazolini, mas perdeu a preferência para Cris Samorini (PP). E 2026…vem aí?

Nas redes

“Parceria com o setor produtivo para construir, cada vez mais, um ambiente de negócios amigável e livre das amarras no ES. O Brasil que produz cansou de assistir a política se meter na economia só para atrapalhar”. Lucas Polese, deputado pelo PL, com Pazolini em evento de comerciantes.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas