Segunda, 29 Abril 2024

​Lista da vez

hoffman_camila_coser_capitao_gandini_ales Ales
Ales

A mais de um ano das eleições municipais, a Assembleia Legislativa já tem um bloco considerável de deputados que se movimentam claramente ou aparecem nas cotações para erguer palanques. A liderança fica com a Capital, com seis nessa situação. Representando os extremos direita versus esquerda, Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (Psol) saíram na frente e oficializaras as pré-candidaturas. João Coser (PT) também é considerado certo na disputa, enquanto a dupla Fabrício Gandini (de saída do Cidadania) e Tyago Hoffmann (PSB) tenta se cacifar e se concentra em articulações e possíveis composições. O último nome é do deputado Mazinho (PSDB), que declarou interesse no pleito, mas, na prática, ainda não tem sido considerado peça do jogo. Na Serra, Pablo Muribeca (Patri) não deixa a menor dúvida de que está no páreo e já quer "comer o fígado" do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Zé Preto (PL) aparece mais discreto, mas é apontado no tabuleiro de Guarapari. No cenário do interior, o deputado Lucas Scaramussa (Podemos) começa a tirar as cartas da manga em seu reduto, Linhares, norte do Estado, mirando críticas no prefeito Bruno Marianelli (Republicanos). Outros quatro são citados, mas, por ora, deixam dúvidas: Alcântaro Filho (Republicanos), em Aracruz, também, no norte; Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União), em Cachoeiro de Itapemirim, no sul; e Vandinho Leite (PSDB), na Serra, Em 2020, 11 deputados estaduais tentaram prefeituras e três foram eleitos, puxando os suplentes. A marca será batida? A conferir!

Pendências
No caso de Vandinho, como já analisado aqui, ele primeiro sinalizou encarar a prefeitura, mas depois recuou, abrindo negociações com Audifax Barcelos (sem partido). Allan e Bruno, em Cachoeiro, dependem dos desfechos na base do governador Renato Casagrande (PSB). O prefeito Victor Coelho (PSB) não definiu sua sucessão e, vez ou outra, surgem nomes do secretariado como cotados.

Mudanças
Em Linhares, o palanque de Scaramussa será uma reedição repaginada. Na época no Democracia Cristã, ele perdeu em 2020 para Guerino Zanon (PSD), com o placar de 54,4% contra 29%. O atual prefeito era o vice, que assumiu a prefeitura depois de Guerino renunciar para se candidatar ao governo do Estado. Bruno herda todos os votos da marca Guerino? O teste promete.

Na cadeira
Em 2020, foram eleitos os então deputados Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória; Euclério Sampaio (União), em Cariacica; e Enivaldo dos Anjos (PSD) em Barra de São Francisco (noroeste do Estado). Todos candidatos à reeleição.

Previsões
Dos três, hoje, a empreitada mais dura deve ser a de Pazolini. Euclério está "livre, leve e solto" em Cariacica, na direção de formar uma frente ampla, e Enivaldo, do que se sabe, não tem sofrido grandes abalos – ele venceu a eleição com 69% dos votos.

Repeteco
Da atual legislatura, saíram derrotados do último pleito municipal Assumção e Gandini, em Vitória; Alexandre Xambinho (PSC) e Vandinho, na Serra; e Hudson Leal (Republicanos), em Vila Velha. Alguns, como se vê, vão para o "vale a pena ver de novo".

Homenagem
Alvo recentemente de ataques pesados de deputados estaduais e, tempos atrás, até de operação da PM na igreja que atua, o padre Kelder Brandão receberá, neste domingo (24), a Comenda Padre Afonso Pastore, da vereadora de Vitória Karla Coser (PT). Será às 8h, na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Itararé. A comenda destaca as ações do padre pela promoção da paz na Capital, em especial, no Território do Bem.

Debate
O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no segundo Governo Lula, o jornalista e escritor Franklin Martins, está em Vitória. Ele participa, neste sábado (23), do Encontro Capixaba de Blogueiros e Ativistas Digitais, que será realizado entre 8h30 e 13h20, na Universidade Federal do Estado (Ufes).

Educação
A bancada capixaba apresentou duas demandas ao ministro da Educação, Camilo Santana, nessa quarta-feira (20): solicitação para aprovação do curso de Medicina no campus da Ufes em São Mateus, norte do Estado, e um novo Ifes em Muniz Freire, no sul. A informação foi divulgada pelo coordenador da bancada, deputado federal Da Vitória.

Nas redes
"É inaceitável que a gestão do prefeito Vidigal continue deixando nossa população sofrer. Estou levando todos esses casos à justiça e não vou deixar barato! Juntos, precisamos exigir melhores condições para as mães e seus filhos". Pablo Muribeca, deputado estadual, em mais uma denúncia na Saúde da Serra, agora sobre o Hospital Materno Infantil.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Pablo em Sexta, 22 Setembro 2023 17:10
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/