Denninho puxa Euclério para os holofotes das eleições comunitárias em…Vitória!

O deputado estadual Denninho Silva (União), que está focado nas eleições comunitárias de bairros da Capital, avisou no plenário da Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (26): “Se teve um prefeito que de fato nos ajudou, foi Euclério Sampaio [de Cariacica, pelo MDB], o único que vestiu a camisa e não ficou em cima do muro”. A declaração veio após a vitória da Chapa 2 em Jardim Camburi nesse domingo (25), mas segundo Denninho, se refere também às disputas anteriores, de Maria Ortiz e Bairro República. O deputado apoiou candidatos que saíram vitoriosos das três eleições, e puxou Euclério para os holofotes. “Ele tem palavra, não se esconde”, completou, rasgando mais elogios: “é um prefeito referência em todo o País”. O posicionamento foi “para deixar claro”, como destacou Denninho, e chama atenção porque remete a um aliado dele, Lorenzo Pazolini (Republicanos), o prefeito citado nessas movimentações e que também levou bônus pela chapa campeã em Jardim Camburi, encabeçada por Tercelino Leite, filho do vereador Maurício Leite (PRD), que faz parte da base. O grupo alcançou 1.184 votos, superando outro bloco conhecido – Chapa 4 -, que ficou com 956 e recebeu apoio de deputados estaduais que têm reduto no bairro, como Fabrício Gandini (PSD), e do ex-presidente da associação Bruno Malias, hoje vereador. Já candidatos ligados ao PL e ao PT e Psol ficaram “mal nas fotos”. Tratando-se do maior colégio eleitoral de Vitória, temos uma prévia para 2026? E Euclério investindo na Capital, hein…
Peças do jogo
O prefeito de Cariacica tem aspirações ao governo, como já manifestou publicamente, mas a lista palaciana é extensa, e o primeiro nome é o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Na semana passada, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se colocou de forma mais incisiva no processo e causou turbulências, pois foi flertar logo com o campo de oposição a Renato Casagrande (PSB).
Peças do jogo II
Euclério e Arnaldinho compõem o chamado “plano b” do governador, junto ainda com o ex-prefeito da Serra e secretário estadual de Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT). O próprio Casagrande já chegou a citar também como possibilidades os deputados federais Da Vitória (UP) e Gilson Daniel (Podemos). Mas…
Posições
…quem parece se movimentar nesse sentido, mesmo, é o trio lá de cima, nesta ordem: Ferraço e Arnaldinho na posição um, e Euclério depois, nesse esquema, ora faz um aceno mais forte, ora atua somente nas internas…
Posições II
Sobre Da Vitória, a prioridade atual é o Senado, numa composição com Casagrande na chapa de Ricardo, se assim fechar o atual palanque da sucessão de 2026. Se o quadro mudar, os personagens tendem a se alterar também. Já Gilson Daniel aparece nas cotações de reeleição mesmo.
Para todos os lados
Por falar em Arnaldinho, outro dia comentei aqui mais um discurso curioso de Denninho em plenário, quando distribuiu elogios a Arnaldinho, considerado o adversário ideal de Pazolini. “Indiscutivelmente, foi, é e será o melhor prefeito da história de Vila Velha”, ressaltou, emendando: “Deus tem grandes planos para sua vida, você vai avançar muito ainda do cargo de prefeito. Estaremos juntos”.
Cabos eleitorais
De volta a Jardim Camburi…a Chapa 2, além de Denninho e Pazolini, teve apoio do deputado estadual Bispo Alves (Republicanos). Já a Chapa 4, liderada por Enock Sampaio, recebeu apoio ainda de Mazinho dos Anjos (PSDB), Coronel Welinton (PRD), Capitão Assumção (PL), Dary Pagung (PSB) e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni.
Cabos eleitorais II
A atual presidente da associação, Arlete Pereira, candidata à reeleição, contou na campanha com parlamentares do PT e Psol, mas recebeu apenas 383 votos. No PT, perderam pontos no mesmo bolo os deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes, a deputada federal Jack Rocha, e os vereadores Karla Coser e Professor Jocelino, enquanto no Psol a deputada Camila Valadão e a vereadora Ana Paula Rocha.
Cabos eleitorais III
A maior derrota foi da Chapa 3, com o candidato Jomas Barbosa. Ao todo 175 votos, atingindo, por tabela, parlamentares do PL – deputados estaduais Callegari e Danilo Bahiense, e o vereador Darcio Bracarense.
Nas redes
“Hoje [segunda, 26] no final da tarde, estive reunido com o governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, tratando de assuntos importantes para Cariacica e o Espírito Santo”. Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica pelo MDB.