Quarta, 24 Abril 2024

Nada x nada

rafael_favatto_1_tatibeling_ales Tati Beling/Ales
Tati Beling/Ales

A primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa após os últimos movimentos de governadores na direção da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado e dos protestos 29M realizados nesse sábado em várias cidades do País, incluindo Vitória e municípios do interior do Estado, foi "devagar, quase parando". Terminou mais cedo nesta segunda-feira (31), sem grandes discursos, na contramão do que tem sido registrado no País nesses dias. Outro assunto que bomba em Brasília também ficou de fora: a filiação em tom impositivo do senador Flávio Bolsonaro (agora ex-Republicanos) ao Patriota, com anúncio de seguir no mesmo caminho o presidente Jair Bolsonaro. O processo já foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por integrantes da legenda, que apontam manobra do comando da Nacional. Por aqui, o partido é presidido pelo deputado estadual Rafael Favatto e abriga dois bolsonaristas do extremo: o também deputado Capitão Assumção e o vereador de Vitória, Gilvan da Federal. Ambos, aliás, desalinhados do perfil de Favatto.

Adversários
Mas caso seja esse, mesmo, o destino partidário do presidente, não causará embaraços à regional capixaba, ao contrário do que ocorreria no caso do PSL e do PP, que também chegaram a aparecer nas cotações e estão do outro lado do campo político: do governador Renato Casagrande.

Adversários II
O PSL, que tenta atrair novamente Bolsonaro, por aqui já esteve nas mãos de seus aliados, mas mudou após articulação feita pela Nacional, na época da briga com o presidente. Já o PP, que tem o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Evair de Melo, é comandado pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente.

Vai atrás
Quem está nesse aguardo da filiação de Bolsonaro, como já dito aqui, é o ex-presidente do PSL e ex-deputado federal, Carlos Manato (sem partido), que se declara candidato ao governo do Estado em 2022.

Em pauta
Sobre os governadores, incluindo Renato Casagrande, a ação foi protocolada na última sexta (28) no Supremo Tribunal Federal (STF), e visa impedir as convocações da CPI da Covid no Senado, o que, se acatado, atrapalha os planos dos aliados do presidente. Já os protestos mostraram uma reação contundente Bolsonaro, por aqui, a poucos dias da visita do dia 11.

'Armas'
Casagrande, em entrevista à CNN Brasil nesta segunda, apontou risco de abrir-se precedente de convocação no Congresso de governadores e prefeitos, e as CPIs se tornarem "armas de disputas políticas paroquiais".

Definição
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, será a relatora da ação conjunta, como decidido em sorteio nesta segunda. De sexta pra cá, aderiu ao grupo o governador do Acre, Gladson Camelli (PP).

E, aí?
Ainda sobre Casagrande, o anúncio dos governadores Rui Costa (PT-BA) e Fátima Bezerra (PT-RN) de que não haverá Copa América em seus estados, já iniciou movimento de cobrança ao socialista, para que decida o mesmo diante da negociação absurda fechada por Bolsonaro nesta segunda. Colômbia e Argentina desistiram de receber o evento, entre 10 de junho e 10 de julho, por motivos óbvios (menos para o presidente) de...pandemia!

E, aí II?
As notícias sobre o interesse de Bolsonaro e a recusa dos governadores colocaram no radar o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica. Só faltava essa, mesmo...

Nas redes
"A decisão de aceitar a realização da Copa América no Brasil ilustra bem o projeto de genocídio em curso no país. O mesmo governo que demorou 8 meses para responder os e-mails da Pfizer por vacinas, decide em uma manhã sediar um evento esportivo de grande porte. #NaoVaiterCopa". Camila Valadão, vereadora de Vitória pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Patriotas destoantes

No partido comandado por Rafael Favatto no Estado, as lideranças, definitivamente, não falam a mesma língua
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/patriotas-destoantes

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/