Ramalho está no Meio Ambiente de Vitória, mas não larga a pose de secretário de Segurança Pública

O Coronel Ramalho, ex-Partido Liberal (PL), está na Secretaria de Meio Ambiente de Vitória – a contragosto de ambientalistas e movimentos sociais –, mas não larga a pose de secretário de Segurança Pública. É tão avesso à área onde recebeu abrigo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que suas redes sociais, alimentadas quase que diariamente, mantém o mesmo foco de sua campanha eleitoral do ano passado à Prefeitura de Vila Velha: explora a todo tempo a área de segurança pública e direciona críticas ao Governo Casagrande – detalhe: de quem foi secretário de…Segurança! – e ao prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido), seu adversário no pleito. Casos de comoção popular, aí é que não passam batido, mesmo! Nesse domingo (10), Coronel Ramalho gravou, vestido de branco, vídeo no bairro Primeiro de Maio, na Grande Santa Rira, alvo do tiroteio que vitimou pessoas inocentes um dia antes. “Hoje, o retrato é de esgoto a céu aberto, abandono e dor. Segurança pública não se faz com politicagem ou bravata – se constrói entrando nessas áreas, sentindo a dor de quem vive ali e levando dignidade a um povo sofrido. É triste ver a ausência do município e do Estado”, criticou. Ele já tinha publicado outro no mesmo dia do crime, sábado (9), mas não no local, e mirando ainda nos totens de segurança que têm sido inaugurados pela gestão estadual, segundo ele, somente em “áreas nobres”. Ramalho foi para a administração de Pazolini após sua derrota eleitoral, para se manter com vitrine política de olho em 2026, quando deve disputar novamente a Câmara Federal. Embora, para isso, tenha sido obrigado a deixar o PL, se mantém também nos atos de rua do partido e com as mesmas bandeiras bolsonaristas. O seu destino partidário desta vez será, porém, o Republicanos, que avança em negociações com a legenda. Como se vê, nem secretário de Segurança Pública, nem de Meio Ambiente (e não adianta fazer esforço)…
Limites
A saída de Ramalho do PL, após pouco tempo de filiação, ocorreu por imposição do senador Magno Malta, que manda no PL capixaba. Ele não queria que quadros do partido integrassem a gestão de Pazolini. Na ocasião, as conversas entre as legendas ainda eram embrionárias, e seguem em negociação, com avanços mais recentes.
Eleição, apenas
Assim como Ramalho, outro quadro político que entrou em um cargo “nada a ver com nada”, tamanha a contradição em relação ao perfil e atuação política, foi a ex-deputada federal Soraya Manato (PP), atual secretária de Assistência Social da Capital. O plano foi o mesmo: ganhar visibilidade para a disputa do próximo ano à Câmara pelo Republicanos.
Reduto amigo
Por falar nisso, em suas rodadas pelo interior do Estado, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi ao reduto do presidente do seu partido e aliado, Erick Musso. Refiro-me a Aracruz, no norte do Estado, onde foi realizada a Expo Aracruz. Juntos com eles, para não fugir à regra, estava o deputado federal Evair de Melo (PP).
Verde e amarelo
A propósito, Erick Musso, depois de inaugurar seu slogan de campanha – “Onde o ES fala, o Erick escuta” -, já aparece em foto com painel da bandeira do Brasil atrás. Ele também é pré-candidato à Câmara Federal. Só aqui na coluna já são três…
Sem confete
O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), que está em absolutamente todas as inaugurações possíveis envolvendo o governo do Estado, não compareceu à festança em Vila Velha na última sexta-feira (8) para entrega de uma nova unidade básica de saúde no bairro Rio Marinho, em Vila Velha. Os confetes ficaram Casagrande e Arnaldinho Borgo.
Com confete
Outro dia, Casagrande, Ferraço e Arnaldinho dividiram os mesmos holofotes no município, com direito a elogios públicos. O registro foi depois da reunião que anunciou parceria do trio para 2026, na tentativa de afastar divisões no grupo. Arnaldinho e Ferraço, não é novidade, vinham disputando terreno para se consolidar como o candidato oficial da sucessão. Mas, até que se prove o contrário, ninguém desistiu, só pisou no freio.
Mira no interior
Nesta segunda-feira (11), aliás, coube a Ferraço fazer a entrega de 52 máquinas e equipamentos em 40 municípios, para reforçar a manutenção e conservação de estradas rurais e impulsionar a produção agrícola no Espírito Santo. Os investimentos anunciados são superiores a R$ 16 milhões, dos governos federal e estadual.
Lá vem ele, de novo…
O senador Marcos do Val (Podemos), que está com mandato na corda bamba, segue na imprensa nacional. Nesse domingo (10), divulgaram uma postagem dele nas redes sociais, apesar da proibição de uso, sobre o Dia dos Pais e com foto da tornozeleira eletrônica determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na linha de vítima, como de costume.
Nas redes
“Um dos principais suspeitos dos ataques a tiros que feriram inocentes e tiraram a vida de Sophia Vial e Andressa Conceição foi preso. A ação foi realizada pela Força Tática do 6º Batalhão da PM, com apoio do serviço de inteligência da PM e da Polícia Civil. As operações continuam até que todos sejam capturados e entregues à Justiça”. Renato Casagrande, governador pelo PSB, sobre o tiroteio registrado em Vila Velha.