Sábado, 27 Abril 2024

Nova frente

pazolini_CDL_divulgacao Divulgação
Divulgação

Depois da evidente tentativa em curso de mudar sua imagem perante o eleitorado da Capital, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicamos) investe em mais uma estratégia eleitoral. Ele iniciou visitas e encontros com foco na área empresarial, sob o argumento de "prestação de contas de dois anos da gestão municipal". Nessa terça-feira (21), o prefeito esteve na Unimed, com direito a troca de elogios com o diretor-presidente, Fernando Ronchi, e exaltou ações na Saúde, Educação e Economia. O próximo encontro, que já tem convites espalhados por aí, será com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Vitória, dia 30, às 19h, exatamente com o mesmo tema. E outros certamente virão! Ao lado dele, na condução desse processo, o aliado que acaba de retornar à prefeitura, Aridelmo Teixeira (Novo), que é do ramo. Derrotado em mais uma disputa ao Palácio Anchieta em 2022, Arildelmo, que era da pasta da Fazenda, foi deslocado para assumir a de Governo, que é de articulação política, com a meta de atuar na delimitação de território até 2024. Os atuais movimentos de Pazolini, que até agora acumula desgastes e decisões questionáveis, não deixam dúvidas de que o projeto eleitoral está sob a mesa e de lá não saíra. Com tantos acertos para fazer e uma disputa que se desenha acirrada, a corrida é, de fato, contra o tempo.

Pra todo lado
Na semana passada, analisei aqui os esforços de Pazolini para emplacar um perfil leve, "paz e amor" e sem conflitos, somados aos anúncios de obras, algumas empacadas há anos, e programas sociais, área sensível de sua gestão. A reaproximação com o governador Renato Casagrande (PSB), quem ele queria liquidar e mantinha distância, também entra no pacote.

Para todo lado II
Citei ainda a mania do prefeito de fazer cantorias em eventos. A última delas virou meme, ao anunciar o programa Vix + Cidadania, voltado para famílias em vulnerabilidade social. Pois bem, o vereador André Moreira (Psol) acionou o Tribunal de Contas por atos semelhantes. A prática, aponta, é promoção pessoal com recursos públicos. A conferir!

Teoria e prática
Na contramão dessa propaganda "paz e amor", o prefeito e seus aliados não se cansam de investir contra ativistas. Não bastasse Pazolini processar a ativista Deborah Sabará, do Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), e o cartunista Mindu Zinek, agora é o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, que pede danos morais a Karlili Trindade, do Grito da Cultura. É inacreditável...

Ninguém tasca
Por falar em 2024, tudo dominado por Casagrande, mais uma vez, na Associação dos Municípios do Estado (Amunes), que tem papel importante na articulação com os gestores das 78 cidades capixabas. Sairá do comando o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), e entrará o de Ibatiba, Luciano Pingo (sem partido). Terá nem chapa concorrente. Pingo assume no próximo dia 31.

Tabuleiro
O partido de Casagrande tem 13 prefeituras no Estado, que estarão em jogo no próximo ano. Na cola, estava principalmente o Republicanos, com 10, número que caiu, mas inclui a segunda principal vitrine do Estado, com Pazolini. A meta é retornar aos 10, como tem dito o presidente da legenda, ex-deputado Erick Musso, em suas andanças eleitorais.

Confetes
Um dia depois de o "bicho pegar" na Assembleia, devido ao cenário caótico da Saúde na Serra, o deputado Alexandre Xambinho (PSC) subiu à tribuna logo no início da sessão terça-feira (21) e falou sobre...as "maravilhas" realizadas pelo presidente do legislativo, Marcelo Santos (Podemos). Cada uma...

Menor sentido
A campanha para vacinação da Bivalente começou no dia 27 e registra baixa adesão, como já alertado pela Secretaria Estadual de Saúde. A situação, que se repete no País, também antecipou a liberação do imunizante para todos os públicos prioritários. E, aí, de novo, o problema em Vitória: tem bairros onde que nem os idosos acamados, que pertencem ao primeiro grupo, acima de 70 anos, foram vacinados ainda.

Menor sentido II
Essa situação foi relatada aqui na coluna durante todo o processo de vacinação contra Covid-19 na Capital, efetivada sempre com muito atraso para os idosos acamados, público que mais agrava e, geralmente, acometido por comorbidades. Além de contraditório, é de uma incompetência inexplicável.

Nas redes
"(...) Depois de dois anos, prefeitura repassa emenda parlamentar a entidade que apoia pessoas com deficiência. Nossa luta, pressão, debates e discussões deram resultados (...)! A luta não pode parar, como essa ainda há muitas outras emendas que precisam ser liberadas (...). Vinícius Simões, vereador de Vitória pelo Cidadania, sobre a polêmica das emendas represadas por Pazolini.

FALE COM A COLUNA:

'Novo' Pazolini

Programa social e obras, cachimbo da paz com Casagrande, e até cantoria: prefeito de Vitória testa fórmula para 2024
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/novo-pazolini

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/