Sábado, 20 Abril 2024

Núcleos de poder

enivaldo_dos_anjos_tatibeling_ales Tati Beling/Ales
Tati Beling/Ales

Os debates que marcaram a aprovação do projeto de redução das mensalidades escolares na Assembleia Legislativa nessa terça-feira (26), foram acompanhados também de críticas a grandes grupos do setor do Estado, com pedido de investigação a "uma grande faculdade de medicina de Vila Velha", feito pelo deputado Hudson Leal (Republicanos) a Enivaldo dos Anjos (PSD), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sonegação de Tributos, que concordou e ainda sinalizou expor as "vísceras do colégio Leonardo da Vinci", de Vitória. No caso de Vila Velha, não entendi o motivo, nenhum dos dois citou o nome, embora tenham feito discursos duros apontando que a mesma tem imunidade tributária, deixando de pagar Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e, mesmo assim, se negou a dar descontos para alunos na atual pandemia. "Quem deu imunidade? É um problema que tem que ser debatido", apontou Leal, seguido de Enivaldo: "A Câmara de Vila Velha não tem coragem de revogar essa lei ou está deixando a isenção permanecer, dando prejuízo ao município". O presidente da CPI colocou carga ainda no Centro Educacional Leonardo da Vinci, "vendido por mais de R$ 400 milhões a um pessoal de fora, que sequer quis conversar com responsáveis de alunos". Enivaldo defende que é preciso desvendar como a empresa e as faculdades de medicina do Estado estão somando patrimônio e bens matérias com mensalidades, a ponto de "se abismar". E denunciou: "são planilhas superdimensionadas, para não dizer superfaturadas. Não justifica esse chororô". As convocações ainda não têm data para ocorrer, já que as atividades na Assembleia estão suspensas. Mas a bomba foi lançada. Resta saber se produzirá faíscas até lá.

Apostas...
A tal faculdade de Vila Velha é a mesma que Enivaldo disse, há pouco tempo, que fez ataques nas redes sociais aos deputados devido ao projeto de redução. Segundo ele, de autoria de uma das proprietárias, também sem nome. Uma instituição imediatamente me vem à cabeça. E na sua?

'Nem tão bravo'
Nos dois casos, grupos poderosos da área de ensino e empresarial do Estado, também com influência política. Mas se valer o aviso do presidente da CPI, podem ter trabalho caso a convocação vingue. "Nós temos condições de dominar o gigante, que não é tão feito nem tão bravo como parece". Quero só ver...

Mistério
O Leonardo da Vinci foi vendido em 2018 para o grupo carioca Kroton Educacional, a maior empresa de educação privada do País. O valor da negociação não foi revelado, o que Enivaldo considera "falta de transparência". Ele trabalha com esse total de "mais de R$ 400 milhões" considerando estimativas que circulam no mercado. Já pensou?

Com nomes
Outras faculdades de medicina citadas por Hudson Leal, desta vez com nomes, foram a Emescam e a Multivix, em Vitória. A primeira, diz ele, já sofreu revés na Justiça para fornecer o desconto de 30%. Já a Multivix se comprometeu a conceder 40% a partir de julho – ué, mas por que julho?

É o que se espera
Assim como já anunciado no Congresso Nacional, o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), decidiu suspender o recesso parlamentar que ocorreria de 17 a 31 de julho, em decorrência da pandemia do coronavírus. O ato será oficializado na próxima semana.

Sem prazo
Com a mudança, se atrasarem as discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), as sessões irão ultrapassar o limite do dia 17, quando teria início o recesso, e realizadas até a aprovação final da matéria. A lei, no entanto, não será votada em sessão virtual, como já anunciado por Erick. Somente no retorno das atividades, ainda sem qualquer prazo.

Na torcida!
A coluna se solidariza mais uma vez com o governador Renato Casagrande devido às internações da primeira-dama dona Maria Virgínia e de sua mãe Anna Venturim. O governador e dona Virgínia, como anunciado no início da semana, testaram positivo para a Covid-19. Ele cumpre isolamento, a primeira-dama foi internada primeiro e, agora, a mãe do governador, com sintomas. Que se recuperem logo e plenamente.

Em aberto
Enquanto "andam" as articulações do PT para as eleições deste ano em alguns municípios, Cariacica segue na incógnita. A previsão de definir o palanque nesta semana foi adiada. Por lá, a briga está entre o vereador André Lopes, presidente do diretório municipal que foi decisivo na disputa da executiva estadual, e a professora e ex-secretária municipal Célia Tavares, apoiada pelo deputado federal Helder Salomão.

Em aberto II
Há pouco tempo, os comentários de bastidores eram que André Lopes estaria em cenário mais favorável, já que a decisão será do diretório e até mesmo por sua atuação no pleito interno da legenda. Mas Helder segue levantando a campanha de Célia. Acordo, composição, mudanças de planos? É o que veremos!

PENSAMENTO:
"Enquanto houver matadouros, haverá campos de guerra". Leon Tolstói

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/