Quinta, 25 Abril 2024

Números na mesa

drhercules_ales Ales
Ales

Em meio a um clima mais adverso para o governo do Estado na Assembleia Legislativa e a sucessivos pedidos de explicações sobre gastos e ações, o que esperar da prestação de contas virtual do secretário de Saúde, Nésio Fernandes, nesta sexta-feira (14), às 9h, na comissão temática da Casa? Pelo visto, nada capaz de gerar abalos. Os integrantes do colegiado são da base governista, distantes dos perfis que têm disparado constantemente contra o secretário em plenário, alguns com cargas que até ultrapassam os limites das críticas. O presidente da comissão, Dr. Hércules (MDB), andou concordando com alguns duros discursos, como registrado recentemente com Theodorico Ferraço (DEM), quando se propôs a enviar ofício à Sesa e ressaltou: "exijo que dê respostas" e "quem cala, consente", mas, na prática, não tem atuação de embate. A questão, na ocasião, era sobre leitos, repasses federais, equipes médicas de hospitais, internações e óbitos de Covid-19, que Theodorico resumiu se tratar de um "verdadeiro genocídio" no Espírito Santo. Na última vez que Nésio prestou contas, em outubro do ano passado, o cenário era mais ameno na relação executivo versus legislativo e os dados ainda referentes ao período do começo de pandemia. O cenário político vem se alterando nas últimas semanas e, também inserido nos movimentos, o próprio presidente Erick Musso (Republicanos). Na comissão, no entanto, esses pontos agora pulverizados de ruídos não parecem, ainda, que serão traduzidos em qualquer "aperto" direto ao secretário. E depois, rende? Sigo de olho...

Questionamentos
Além de Dr. Hércules, a comissão é composta por Emílio Mameri (PSDB) na vice-presidência e Luciano Machado (PV) como membro. Os dois são só elogios ao governo em plenário. Dr. Hércules, pela lógica, precisa apresentar pelo menos os questionamentos já feitos em plenário. A conferir!

Em casa
No mais, na suplência, estão José Esmeraldo (sem partido), Freitas (PSB) e Janete de Sá (PMN), que também não são obstáculos para Nésio e a gestão estadual. Freitas, inclusive, muitas vezes é mais líder de governo do que o próprio líder, Dary Pagung (PSB).

Atraso
A prestação de contas se refere ao período de setembro a dezembro de 2020, antes do atual agravamento da pandemia e do novo período de quarentena, que colocou o governo novamente no "olho do furacão". Os assuntos, porém, são mais atuais do que nunca. Pela lei, Nésio deveria ter cumprido a obrigação em março, mas o prazo foi adiado em decorrência da situação da pandemia.

Tudo igual
A propósito, quem mais fala do secretário em plenário, Capitão Assumção (Patri), manteve o enredo na sessão ordinária desta segunda-feira (10). Todo dia é dia para o deputado bolsonarista.

Nem sinal
Falando em Saúde e governo do Estado, até agora, nem sinal de convocação do governador Renato Casagrande e de prefeitos capixabas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. Outros nomes, pelo contrário, já aparecem nos trabalhos desta semana.

Andou
O processo aberto pela vereadora de Vitória, Camila Valadão (Psol), contra Gilvan da Federal (Patri) na Corregedoria da Câmara, terá como relator Maurício Leite (Cidadania). O sorteio foi realizado em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (10). No alvo, a prática de atos incompatíveis com a ética e o decoro parlamentar. Gilvan, como já dito aqui várias vezes, investe contra a vereadora com agressões verbais e gritaria.

Andou II
Mauricio Leite terá dez dias, prorrogável por igual período, para se manifestar sobre a admissibilidade e a esfera de julgamento. As penalidades solicitadas na representação são advertência e suspensão das prerrogativas regimentais. Essa eu quero ver...

Nas redes
"2.000 de média móvel de óbitos não é parâmetro de controle da pandemia. Com as flexibilizações feitas, com vacinação lenta e poucos testes, lá vamos nós rumo à nova onda ou nova expansão de casos. Lembrando que os reflexos demoram de 2-3 semanas". Ethel Maciel, epidemiologista e professora da Ufes.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/