Sexta, 19 Abril 2024

Os nomes

lorenzo_gandini_ales Ales
Ales

Depois de dois dias de pronunciamento no plenário virtual da Assembleia Legislativa apontando uma "quadrilha na Prefeitura de Vitória" para espalhar fake news, mas sem identificar seus "difamadores", uma decisão liminar favorável ao deputado estadual Lorenzo Pazolini (Republicanos) nesta quarta-feira (26), colocou no centro da questão o também deputado Fabrício Gandini (Cidadania), a empresária Tayana Dantas, do mesmo partido e integrante da equipe de campanha, e o servidor municipal Romenique Neres da Fonseca, alvos de ação judicial por danos morais (nº. 5003724-55.2020.8.08.0024). O caso se refere à notícia espalhada nas redes sociais que apontou Pazolini como investigado pelo vazamento de dados da menina de 10 anos estuprada pelo tio em São Mateus, norte do Estado, e que registrou forte repercussão local e nacional nos últimos dias, após a vítima ter direito ao aborto legal. A página identificada no processo como autora da postagem, Índex Político, é administrada por Tayana Dantas, que terá, como determinou a magistrada Maiza Silva Santos, do 8º Juizado Especial Cível, que conceder direito de resposta a Pazolini, mantido por 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 3 mil. Pedido nesse sentido havia sido feito pelo deputado, como ele afirma, porém sem êxito. A defesa de Pazolini ressalta, na peça, que a atitude foi movida por interesses políticos, para prejudicar sua pré-candidatura à prefeitura, cargo que também será disputado por Gandini, o sucessor do prefeito Luciano Rezende (Cidadania) no pleito de novembro deste ano. Pazolini, que é delegado, tornou a questão pública na Assembleia nessa segunda-feira (24), e também gravou vídeo em suas redes sociais, alimentando o assunto em "doses homeopáticas". Primeiro colocou carga no servidor, quem ressaltou ter cometido assalto à mão armada em 2019, recebendo "como prêmio" uma nomeação em cargo comissionado na prefeitura, "para operar uma estrutura organizada, com divisão de tarefas". Depois, sugeriu relações próximas dele com lideranças políticas do âmbito municipal e estadual. No terceiro dia, aí estão os nomes (tem mais?). A eleição, como se vê, começou quente-pelando.

Silêncio
As graves acusações de Pazolini têm sido, desde segunda, ignoradas pela gestão municipal, apesar de cobranças do próprio deputado e de Século Diário. Diante da decisão liminar, agora fica o aguardo também de Gandini.

Resposta
A empresária Tayana Dantas, em contato com a coluna, esclarece que não é a administradora, nem a editora, da página em questão e que vai entrar na Justiça com uma ação indenizatória contra o deputado estadual Lorenzo Pazolini.

Comitiva
Como já dito aqui, Pazolini esteve em São Mateus junto com assessores da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, logo que explodiu o caso da menina. Existe ação contra a extremista bolsonarista Sara Winter, ligada a Damares, e pedidos de investigação contra a própria ministra devido aos dados vazados. Mas em relação a Pazolini, não, como atestou o Ministério Público Estadual (MPES).

Palanque
O deputado-denunciante é o candidato do partido do presidente da Assembleia, Erick Musso, e toca o projeto chamado "Uma Ideia para Vitória". Já foi visto circulando nas ruas com o presidente da Câmara, Cleber Felix (DEM), que também se apresenta como pré-candidato, mas ainda não anunciou seu vice.

Palanque II
Já Gandini o fez nessa terça-feira (25), confirmando na chapa o vereador licenciado Nathan Medeiros, que migrou para o PSL após o partido se alinhar ao governo Renato Casagrande.

Equipe
Tayana Dantas, também atriz e filha do dono da Universidade de Vila Velha, Luiz Dantas, se filiou ao Cidadania em 2019, com pompa e circunstância, e logo foi anunciada como candidata à prefeitura de Vila Velha. Fundadora do Movimento Vila Nova, chegou a ter o nome confirmado em evento promovido na UVV com a participação do apresentador de TV Luciano Huck e o ex-governador Paulo Hartung, mas, pouco tempo depois, publicou nota recuando do projeto. Agora, integra a equipe de campanha de Gandini.

Perfil
A página do Índex Político no Facebook se apresenta como "movimento apartidário, que ajudará na fiscalização dos políticos do ES, além de informar de um jeito fácil e dinâmico sobre o que acontece na política estadual, combater privilégios, a corrupção e o desperdício de dinheiro público!". Tayana Dantas é identificada como conselheira do Índex.

Não localizada
A publicação referente a Pazolini, tudo indica, já foi deletada. No Facebook a página está desatualizada, parou em julho passado. Já no Instagram, se mantém ativa e atual. O deputado denunciou ser alvo de fake news há uma semana.

Próximos capítulos
A conferir...o direito de resposta, os novos desdobramentos, e a "torta de climão" na Assembleia Legislativa.

PENSAMENTO:
"Quem é temido, teme: não pode ficar tranquilo quem é objecto do medo alheio". Sêneca

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/