Sábado, 27 Abril 2024

O outro lado

ales_2022_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales
Ellen Campanharo/Ales

A polarização instalada no País também garantiu ao PT a delimitação de mais espaços no Espírito Santo e no País, efeito que vem depois de anos à míngua por aqui, galgando novas cadeiras a "conta-gotas". A reeleição do deputado federal Helder Salomão já era considerada garantida, mas não com tão expressivo aumento de votos e marca de campeão das urnas. Integrante do projeto prioritário do PT, ele saiu da casa dos 73 mil votos em 2018, para 120,3 mil nesse domingo (2). Junto com ele, "subiu" a presidente estadual da legenda, Jack Rocha, única mulher preta a chegar à Câmara Federal, com 51,3 mil votos, e também a única mulher da bancada capixaba na próxima legislatura. Na Assembleia Legislativa, o projeto petista também andou. A deputada Iriny Lopes garantiu sua reeleição, com 36,7 mil votos, e o ex-prefeito de Vitória João Coser atingiu 58,2 mil, retomando à cena política, de fato, após a derrota de 2020! Nos dois legislativos, o PT dobrou, assim, o número atual de cadeiras, engrossando a bancada de esquerda. Por outro lado, nas articulações deste ano, deixou de ter palanques majoritários ao Senado e governo, em nome da aliança nacional com o PSB, e no projeto prioritário de eleger Lula presidente, a campanha da militância não ameaçou a liderança de Jair Bolsonaro (PL) no Espírito Santo. O placar foi de 52,2% contra 40,4%, cenário que precisa ser revertido até dia 30, quando será o novo round da disputa. Com uma meta inesperada a mais: ajudar o governador Renato Casagrande (PSB) a barrar, também no segundo turno, o avanço bolsonarista da candidatura de Carlos Manato (PL). Veremos!

Duplas
Durante a campanha, Helder e Iriny, da mesma corrente do PT, formaram um casamento de candidaturas nas movimentações e andanças pelo Estado, e Jack e Coser, também aliados internos, outro. No final, "deu bom" para todo mundo.

Atuação urgente
Jack e Coser, inclusive, foram os únicos a caminhar ao lado de Casagrande depois das turbulências que envolveram a aliança PT-PSB no Espírito Santo. Agora, Helder já entrou no circuito para apoiar o governador contra o bolsonarismo, caminho que, espera-se, deve ser seguido por todo o partido e suas principais lideranças.

Raio-X
Na Câmara Federal, o PL de Jair Bolsonaro ganhou 23 deputados, nesse domingo, chegando a 99. É a maior bancada eleita na Casa nos últimos 24 anos. O PT também elevou sua bancada, mas ainda bem atrás: dos atuais 56 para 68.

Raio-X II
Na Assembleia Legislativa, a maior bancada também é do PL, com cinco deputados. O PT tem dois, mas a esquerda também será representada pela vereadora de Vitória Camila Valadão. O clima, sem dúvida, será de embate e polarização, seja quem for eleito ao governo e à Presidência.

Ressaca eleitoral
Por falar nisso, o plenário do legislativo estadual foi um muro de lamentações na sessão desta segunda-feira (3). Derrota mais sentida nos discursos foi a do deputado estadual Sergio Majeski (PSDB). Campeão da disputa em 2018 e com mandato atuante, ele obteve 40,1 mil votos, e não foi eleito à Câmara. É, sem dúvida, uma perda para o Estado.

Ressaca eleitoral II
Outro que leu uma carta de agradecimento, anunciando "voz embargada", foi Renzo Vasconcelos (PSC). Imagina, se não! Em seu primeiro mandato de deputado estadual, decidiu alçar voo e cravou nada menos que 82 mil votos à Câmara, mas não entrou. Puxado!

Ressaca eleitoral III
Também fizeram discursos o deputado Luciano Machado (PSB), que ficou pelo caminho na disputa à Câmara, com 13,5 mil votos, e Dr. Hércules (Patri), que depois de quatro mandatos seguidos, se despedirá da Assembleia no final deste ano. Ele recebeu 23,5 mil votos.

Mais
Também não tiveram êxito na reeleição à Assembleia: Bruno Lamas (PSC), Carlos Von (DC), Alexandre Quintino (PDT), Luiz Durão (PDT), Marcos Madureira (PP), Emílio Mameri (PSDB) e Marcos Mansur (PSDB).

Segue...
Os demais deputados que tentaram outros cargos e não "emplacaram" foram: Rafael Favatto (Patri), Freitas (PSB) e Marcos Garcia (PP), que disputaram a Câmara, e o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), derrotado ao Senado.

Nas redes
"De hoje até o dia 30 de outubro, nosso foco é eleger Lula presidente do Brasil! Não podemos permitir que o ódio vença. O amor há de renascer das cinzas. Agora é sobre vencer a barbárie". Camila Valadão, deputada estadual eleita pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Davi Angelo Vasconcelos em Sábado, 08 Outubro 2022 14:24

Lamentável a colocação da eleita Deputada Estadual Camila Valadão do Psol. Respeita-se o posicionamento, porém é criticável que pessoas instruídas defendam a eleição do ex-presidente Lula. Em um país sério e com boa base educacional Lula não seria candidato ou, se fosse, estaria em último lugar nas pesquisas e na apuração dos votos. Lamentável.

Lamentável a colocação da eleita Deputada Estadual Camila Valadão do Psol. Respeita-se o posicionamento, porém é criticável que pessoas instruídas defendam a eleição do ex-presidente Lula. Em um país sério e com boa base educacional Lula não seria candidato ou, se fosse, estaria em último lugar nas pesquisas e na apuração dos votos. Lamentável.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/